
- Valéria Fernandes
Material e Preparação
- 21 dentes de cravo
- 3 punhados de erva-doce
- 3 pauzinhos de canela
Dentro de 1 litro e meio de água, coloque os 21 dentes de cravo sem seu pequeno “caule”, acrescente os 3 punhados de erva-doce e os 3 paus de canela. Deixe-os ferver e mantenha a infusão abafada por algumas horas até que o banho seja devidamente magnetizado após a fervura. Passado o tempo necessário é só tomá-lo. Mas antes, é preciso tomar um banho normal para abrir passagem para o encantamento.
Atenção: os resíduos do banho não devem ser jogados ao lixo, e sim deixados perto de uma árvore ou planta, seja de seu quintal, de seu jardim ou de algum lugar fora de casa arborizado.
Ninguém precisa da ajuda de um tradutor para entender uma imagem como desta jovem envolta pelos tons lilás ao tocar apaixonadamente seu violino. Ao olhar a gravura à música toca a alma e desperta os sons da delicadeza, da tranquilidade e da vida; isto em quem se dispõe a interpretar através dos sentidos. Então, eis o Idioma Cigano para que não conhece o romanês! Aquele que se revela em seus variados dialetos na medida que buscamos imagens, músicas e escritos diferentes para senti-lo e apreciá-lo. Horas ardentes, cheios de desejos, encantos e magias, e, horas suaves, doces e sensíveis; tais como os mistérios ciganos.
Santa Sara, minha protetora,
Cubra-me com teu manto celestial.
Afasta as negatividades que por ventura
estejam querendo me atingir.
Santa Sara, protetora dos ciganos,
sempre que estivermos nas estradas do mundo,
proteja-nos e ilumine nossa caminhada.
Santa Sara, pela força das águas,
pela força da Mãe-Natureza,
esteja sempre ao nosso lado em seus mistérios.
Nós, filhos dos ventos,das estrelas, da Lua Cheia e do Pai-Sol,
pedimos a sua proteção contra os inimigos.
Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial,
para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes,
como são os brilhos dos cristais.
Santa Sara, ajude os necessitados,
dê luz para os que vivem na escuridão,
saúde para os que estão enfermos,
arrependimento para os culpados e paz para os intranqüilos.Santa Sara, que seu raio de paz,
de saúde e de amor possa entrar em cada lar neste momento.
Santa Sara, dê esperança e dias melhores
para essa humanidade tão sofrida.
Santa Sara milagrosa,
protetora do povo cigano,
abençoe a todos nós,
que somos filhos do mesmo Deus!
Os dias 24 e 25 de maio são destinados à Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano. São dias de reafirmar a fé, a devoção e os agradecimentos pelas graças alcançadas durante todo o ano. Desde o começo do mês os ciganos começam a festejá-la e rendê-la as mais diversas homenagens. As mulheres ciganas agitam seus pandeiros com fitas coloridas e tocam suas castanholas, cantam e dançam, girando ainda mais fortemente sua saias rodadas de cores marcantes; sempre em louvor à Santa Sara. Os homens ciganos badalam seus violões, violinos e acordeons, soltando suas vozes para aclamar a Santa; acendendo a fogueira íntima em suas almas. Nestas datas festivas os problemas são esquecidos, as mágoas são perdoadas e o amor fraterno prevalece em cada um dos corações ciganos sinceramente aquecidos. As fagulhas de paz e de irmandade se espalham, entrelaçando assim de harmonia os membros do grupo. Diante da fidelidade cigana, Santa Sara Kali recebe as honrarias de todos agrupamentos e lugares da Terra, e, dos Céus, abençoa o Povo Cigano com prosperidade, saúde e boa ventura espiritual, de acordo com a necessidade e merecimento de seus devotos.
Áries (Punhal)
Dia: Segunda-Feira
Cigana: Íris
Material: uma vela vermelha, uma maça vermelha, 1 rosa vermelha.
Touro (Coroa)
Dia: Quinta-Feira
Cigano: Tarim
Material: 1 vela verde, 1 abacate, 1 galho de arruda.
Gêmeos (Candeias)
Dia: Terça-Feira
Cigano: Ramires
Material: 1 vela azul, 1 melão, um galho de amoeira.
Câncer (Roda)
Dia: Quarta-Feira
Cigana: Wlanira
Material: 1 vela verde-clara, 1 pêra, 1 rosa branca.
Leão (Estrela)
Dia: Domingo
Cigana: Sulamita
Material: 1 vela amarela, 1 pêra, 1 rosa amarela.
Virgem (Sino)
Dia: Quinta-Feira
Cigano: Kapistiano
Material: 1 vela verde, 1 mamão, 1 galho de manjericão.
Libra (Moeda)
Dia: Quarta-Feira
Cigana: Katiana
Material: 1 vela cor-de-rosa, 1 pêssego, 1 rosa cor-de-rosa.
Escorpião (Adaga)
Dia: Terça-Feira
Cigano: Pablo
Material: 1 vela azul, 1 melão, 1 cravo branco.
Sagitário (Machado)
Dia: Sexta-Feira
Cigano: Nicolas
Material: 1 vela branca, 1 cacho de uvas verdes, 1 lírio branco.
Capricórnio (Ferradura)
Dia: Terça-Feira
Cigano: Pedrovik
Material: 1 vela azul-escura, 1 manga, 1 galho de abre-caminho.
Aquário (Taça)
Dia: Sábado
Cigana: Iasmim
Material: 1 velas azul-clara, 1 cacho de uva moscatel, 1 rosa branca.
Peixes (Capela)
Dia: Segunda-Feira
Cigana: Zingra
Material: 1 vela lilás, 1 maracujá, 1 violeta lilás.
Do livro: Como Descobrir e Cuidar dos Ciganos dos seus Caminhos – De Ana da Cigana Natasha.
Assim como esta linda Cigana adormecida com suas cartas ao lado, confesso que o Blog Vida Cigana e eu ficamos em estágio de sonolência por muito tempo. Andei fechando os olhos para a realidade espiritual que me circundava, e passei anos deixando o Baralho Cigano em segundo plano por conta da forte influência do Tarô em minha caminhada. Hoje, já arrebatada pela vibração cigana que há tempos vinha me chamando, estou sendo amparada e cuidada espiritualmente para trabalhar com ambas energias. Sinto-me radiante por ter sido escolhida pelos Ciganos, e grata por ter acordado para uma vida que me deixa ainda mais feliz. Desejo que eu possa contribuir de alguma forma com todos que por aqui passam e nos prestigiam; falo “nós” por ter consciência que os lampejos de claridade do Vida Cigana, estão longe de sair de mim. São os Ciganos de Luz que brilham como estrelas cintilantes e fazem resplandecer aqui as bênçãos do bem.
Salve os Ciganos de Luz que proclamam por justiça, paz e harmonia!
Caso pudéssemos, quem garante que não a trancafiaríamos num poderoso cofre,onde nenhum maçarico pudesse ameaçá-la. Só, que a vida não nos pertence, não somos donos da sorte e do destino de ninguém, nem mesmo daqueles a quem tanto amamos.
Então, sem alternativa, vemos a nossa grande jóia ser levada pelo Joalheiro do Universo, que cada vez mais rico, vai conduzindo mais uma importante e valiosa peça à sua rara coleção de jóias exposta na galeria dos Céus, enquanto na Terra ficamos mais empobrecidos.
Uma semana reluzente para todos!
Tela de Rita Andrade
A Bandeira Cigana é feita de duas listras, sendo uma azul e outra verde; e uma roda vermelha no centro. A faixa azul, além de representar “o teto de liberdade”, simboliza também a busca por Deus. A faixa verde significa "a terra coberta de grama", pois para o cigano a terra por onde ele anda e pisa é a sua pátria. A Roda é o símbolo tradicional da vida nômade, do ir e vir, e das diversas encarnações. O vermelho lembra o sangue derramado no passado, mas também ressalta a alegria de viver deste povo. A Roda, que toca o azul e o verde simultaneamente, faz alusão aos caminhos que os ciganos percorrem: da Alma e da Terra.
A fase da Lua de sua preferência era a cheia.
Cigano, muita luz e sorte na nova jornada!