21/10/2008

Romani Tarot





The Buckland Romani Tarot” é um baralho que trata da temática cigana de forma muito descontraída. Seu idealizador Raymond Buckland, inglês e com ancestralidade cigana (Gypsy), já publicou vários livros com o tema, além de tantos outros com motivos diversos e esotéricos.


O deck é ilustrado por Lissane Lake, que deu vida aos personagens de Buckland através de cores alegres e vibrantes, com cenas do cotidiano, bem adequado ao estilo do “povo sem fronteiras”.


---------- -------


------------------


Os arcanos maiores possuem apenas numerações, pois segundo o autor, quem manuseia o tarô não precisa ficar preso necessariamente aos títulos tradicionais, tendo assim maior liberdade no ato de interpretação. Com os arcanos menores, as alterações vão além; não foram conservados os naipes tradicionais e houve substituições dos símbolos correspondentes aos quatro elementos da natureza encontrados normalmente nos tarôs, ficando representados da seguinte forma: Boler ou Rodas para Ouros, Chiv ou Facas para Espadas, Kosh ou Pautas para Paus e Koros ou Cups para Copas. Ou seja, nos deparamos como elementos das habilidades, ofícios, práticas, arte e linguagem dos ciganos, a exemplo das rodas de vagões, caldeirões, bidões, facas, punhais, varas, chicotes,etc.





Mesmo com todas as inovações, é bom lembrar que a produção de Raymond Buckland é mais uma baseada no deck de Waite.

  • Valéria Fernandes

www.taroetaro.blogspot.com