04/03/2008

Astrologia Cigana

Tal como outras práticas de adivinhação ciganas, a astrologia cigana foi proibida durante o período de perseguições movidas a este povo. Nesse período, e por alegadas questões de segurança, muitos dos registros escritos existentes foram destruídos, herdando assim grande parte de um conhecimento antigo e precioso. Amedrontados com as perseguições, os ciganos foram gradualmente deixando de lado os seus estudos e práticas, e as suas artes divinatórias ficaram praticamente reduzidas à quiromancia e cartomancia. Só em meados do século XX esses estudos foram retomados e hoje em dia ninguém ousa contestar os conhecimentos por eles reunidos. As ciências antigas voltaram a serem analisadas, e a tradição cigana foi alvo de um revivalismo que se manteve até aos nossos dias. Tal como na astrologia ocidental, os ciganos dividem a roda zodiacal em doze signos, tendo cada um deles uma personalidade muito característica, um santo padroeiro, um cigano protetor, uma flor, uma vela, um perfume e um dia de sorte.



Parte I (Punhal, Coroa e Candeias)

  • Na Astrologia Cigana é Punhal nascidos de 21 de Março à 20 de Abril.
O punhal é símbolo de luta e poder. Representa honra, êxitos e vitória. Os ciganos utilizavam este objeto para abrir matas, sendo por isso sinônimo de pioneirismo e superação. As pessoas nascidas sob este signo são de temperamento instintivo, colérico e não controlam os sentimentos. São guerreiros por natureza. Têm um elevado sentido de responsabilidade e gosto pela aventura. A sua inquietação natural encontra-se aliada a um espírito dinâmico e ativo. Estão permanentemente com os olhos voltados para o futuro, tentando descobrir o que está para lá de cada montanha e de cada colina. Para estes nativos de Punhal o impossível é algo que não existe, pois vivem movidos pela crença inabalável nas suas próprias capacidades. São indivíduos protetores, muito populares em sociedade, e a sua presença é sempre disputada, suscitando grande admiração pela forma corajosa como enfrentam os desafios. O santo padroeiro é São Nicolau, o cigano protetor é o Wladimir do Oriente, a flor o lótus, a vela é a vermelha, o perfume a lavanda e o dia de sorte a terça-feira.
  • Na Astrologia Cigana é Coroa nascidos de 21 de Abril à 20 de Maio.
A coroa está relacionada com o ouro e a nobreza. Simboliza poder, amor puro, força e elegância. Para quem nasceu sob este signo a estabilidade financeira é fundamental. São pessoas melancólicas por natureza, calmas e obstinadas. Perseverante e reflexivas, inspiram confiança, mas revelam por vezes uma certa ingenuidade. A sua sensualidade está em permanente ebulição, valoriza a sinceridade e tem um modo carinhoso de lidar com as outras pessoas. Por outro lado, quando desconfiam de alguém, estão sempre atentas às intenções ocultas e às possíveis traições. A sua capacidade para o trabalho é admirável e aplica-se diligentemente de forma a atingir todos os seus objetivos, mesmo quando todos os outros já desistiram. A sua teimosia pode ser interpretada como orgulho próprio, pois caminhará sempre de cabeça erguida, ostentando a sua “coroa” de glória. Oscilando entre as idéias conservadoras e o vanguardismo. Estes nativos não suportam que brinquem com os seus sentimentos. O santo padroeiro é São Jorge, o cigano protetor é Ramiro, a flor o cardo, a vela a amarela, o perfume a rosa e o dia de sorte é a sexta-feira.


  • Na Astrologia Cigana é Candeia nascidos de 21 de Maio à 20 de Junho.
A candeia representa a luz e a verdade, a clareza de idéias e a sabedoria. Nos acampamentos ciganos, as candeias eram usadas para iluminar a noite, para que pudessem dedicar-se à música e às suas artes de adivinhação. Por isso, a estas pessoas que nascem sob esta influência é atribuída uma inteligência brilhante, poder de comunicação e gosto pelos estudos e pela pesquisa. São pessoas românticas que nunca desistem de uma conquista. No entanto, não se dão bem com as grandes responsabilidades, porque abominam a rotina e o tédio. São versáteis, imprevisíveis, mas também altamente independentes. Estão sempre à vontade em ambientes estranhos, que aguçam a sua curiosidade e os incentivam a obter novos conhecimentos. Pessoas nascidas nesta época são consideradas volúveis, misteriosas e de caráter indecifrável. Em tudo o que fazem os que nascem iluminados pela Candeia colocam s suas marcas. Buscam no dia-a-dia os prazeres subtis, e os seus sentidos são excitados por todo o tipo de fantasias. A santa padroeira é Santa Catarina, a cigana protetora é a Clarita, flor é a rosa vermelha, a vela de cor cinza, o perfume o floral, o dia de sorte a quarta-feira.

Desconheço autoria do texto