20/10/2014

Oráculos Ciganos


A cultura cigana é bastante rica, no entanto, a “buena dicha”, ou seja, a “leitura da sorte”, mostra sem contraditas que se sobressai entre os traços culturais mais difundidos pelo povo desta etnia. Afinal, não é a toa que em “mãos ciganas” muitos materiais palpáveis ou intangíveis podem se transformar em objeto de predição.  



A leitura da mão (Quiromancia), a leitura das cartas (Cartomancia), bem como a leitura através da bola de cristal (Cristalmancia), são os tipos oraculares mais conhecidos, propagados principalmente por imagens retratadas ao longo dos séculos. Mas há entre os ciganos outros meios de adivinhação que foge a catalogação trivial.

- Um método corriqueiro e que não é elucidado se chama “Onomancia” – a arte de prever baseada no significado do nome de uma pessoa e/ou na quantidade de letras que este tenha. Logo após o nascimento de uma criança o nome para lhe dar sorte é soprado ao seu ouvido.

- Os ciganos leem a sorte ao analisar o voo dos pássaros, assim, interpretando seus sinais, podem indicar um momento de mau augúrio ou uma ocasião auspiciosa.

- Fitas coloridas ou objetos multicores são intermediários para mostrar o que estar por vir, os ciganos o fazem de acordo com a concepção que têm das mais diversas tonalidades, trata-se do uso Oráculo das Cores.

- As sementes de frutas também são empregadas para prognosticar, averiguando em jogo as posições em que estas caem e as frutas correspondentes.

- Os ciganos se utilizam do movimento das águas em recipientes como bacias, tachos ou jarras para espiar o futuro, desta forma, tocam na água para averiguar o fluxo e ler seus sinais. Igualmente utilizam a água em um copo ou taça para se munir de clarividência.


O conhecimento oracular dos ciganos é vasto, existem outras maneiras de profetizar que valem ser relembradas e outras tantas que ficarão ausentes neste pequeno texto. O Povo Sem Fronteiras faz predições ao examinar a chama de uma fogueira ou de uma vela, também submete a minucioso exame o desenho da cera que restou de uma vela e os desenhos que se formam da fumaça emitida pelo fogo provocado. Os astros e o solo são potências oraculares entre os ciganos – Astrologia e Geomancia ao seu modo. Todavia, citar ciganos e predições sem evidenciar as patacas (moedas), as runas, a borra de café, os dados, os cristais e até mesmo os números para ler a “buena dicha”, seria criar um lacuna nesta rica cultura de adivinhações.  

Valéria Fernandes