13/01/2009

Cartas Ciganas, Ética e Indignação


Por algum tempo usei na internet uma imagem no qual há uma fotografia minha inserida, pois trata-se de uma montagem que fiz com Cartas de Tarô para uma publicidade. Nela existem alguns simbolismos que só eu sei o que representam, incluindo uma pequena inscrição no alto com as letras AC e o símbolo do infinito, muito visto nos arcanos de Tarô “O Mago e A Força” e o mestre ascencionado Saint Germain.
Meses atrás, encontrei no site de uma jovem senhora que se anuncia como leitora de Cartas de Ciganas a minha imagem; digo “minha” por ter um retrato meu. Fato é que escrevei a esta pessoa pedindo gentilmente que retirasse a tal foto e trocasse por outra, ainda sugeri que usasse a dela, que me pareceu ser o mais lógico! Para encontrar uma solução rápida, usei o mesmo pano de fundo e apliquei respeitosamente as Cartas Ciganas e a presenteie. A tal senhora recebeu meu presentinho, respondeu que não faria mais uso indevido de minha imagem, reconhecendo estar sendo antiética, e prontificou-se a substituir imediatamente... mas e até agora nada; já escrevi a ela várias vezes e não tenho resposta. Guardo nossos emails até hoje para eventuais necessidades.

Fica aqui o registro de minha imagem que está sendo indevidamente usada, a que fiz para esta pessoa (retirei apenas o título do site dela que eu mesma apliquei, e coloquei o deste blog), e minha fotografia estilizada que utilizei na montagem.



Em meio a todo este transtorno, o que mais me chamou atenção, foi o fato de uma “profissional” se anunciar como leitora de Cartas Ciganas e não reparar que só tem Cartas de Tarô dentro da imagem. É demais!!!


Qualquer pessoa que me procure, basta que eu tenha um tempinho extra, faço com muito prazer montagens, sejam de Cartas Ciganas ou de Tarô. O que causa indignação é a forma como esta senhora conduz o ocorrido, ou seja, desrespeita a mim como profissional seria e ética!


Taróloga Valéria Fernandes