11/03/2008

Cartomancia Cigana


A Cartomancia é um dos costumes mais conhecidos do povo cigano, e não é por acaso que nos sentimos bem melhor quando fazemos uma consulta de baralho com uma “verdadeira cigana”, e ficamos ressabiados com o não-cigano que também aprendeu esta arte oracular via estudo, que é o meu caso em matéria de aprendizado. As tradições ciganas são passadas de geração a geração, e a leitura de cartas não poderia ser diferente, não é mesmo?



Pois bem, entre os ciganos, somente as mulheres podem deitar cartas, visto acreditarem que carregam consigo a energia lunar, a energia oculta que revela a vidência, e são convictas que têm o dom de pressentir para interpretar.

Ao contrário do que se pensa, não existe um “Baralho Cigano”, ou seja, criado por este povo, falo de registros que possam confirmar tal hipótese. Os mesmo usavam o baralho comum para ler a sorte, e devido a uma cartomante que se tornou famosa na França do século XVIII (Madame Lenormand), que criou um baralho próprio já adaptando aos que existiam, os ciganos passaram a fazer uso dele também e tornou-se conhecido como sendo cigano.

Existem inúmeras versões de baralhos ditos ciganos e, a grande maioria, é composta por 36 cartas, que têm variações tanto nos títulos das cartas, como nas imagens!
  • Tela de Maria do Carmo