17/06/2019

O Tempo no Baralho Cigano

Uma das coisas que mais desejamos é controlar o tempo, porém é uma tarefa árdua devido a imprecisão dos baralhos ou estudos aprofundados sobre o tema. Quanto aos Baralhos Ciganos  algumas cartas oferecem diagnósticos muito bons para nos dar norteamento.  


Carta Cavaleiro: na cartomancia usual o Cavaleiro é uma carta de velocidade, apresenta imediatismo ou prazo curto. Entretanto, a iconografia do baralho em uso é quem vai definir o período. Quando o cavalo se apresenta veloz mostra um tempo curto, quase imediato. Quando o cavalo está cavalgando lentamente, indica a lentidão do tempo. Quando o Cavaleiro puxa às rédeas do cavalo, dá indícios de que vai retroceder, revelando atraso.

Carta Trevo: indica atraso. Remete aos percalços do caminho e a lâmina por si só não fornece estimativa de tempo. Na cartomancia usual o Trevo tem fama de empecilhos passageiros, na realidade os bloqueios podem nunca serem ultrapassados. É preciso uma carta complementar para entender o tempo do Trevo.    

Carta Navio: há controvérsias na carta Navio. Por ser um meio de transporte lento, a lentidão de tempo é óbvia, por outro lado está quase sempre inserido em mar revolto, que simboliza agilidade. Particularmente me oriento pelas águas e sempre dá resultados específicos.

Carta Casa e Carta Árvore: tempo longo. Uma árvore enraizada ou uma casa alicerçada não tem como ofertar brevidade nem meio-prazo. Pode durar meses ou anos.   


Carta Nuvens: fala das viradas de tempo. De uma semana para outra, de um mês para outro, de um ano para outro, de uma estação para outra. Não revela de um dia para o outro.

Carta Caixão: tempo nulo. Não há futuro na questão. O que tinha de acontecer já ocorreu ou é algo que jamais acontecerá.  

Carta Criança: indica o passado. A infância simboliza o passado, remete às memórias de um tempo que ficou para trás. 


Carta Estrela: sugere futuro. Essa lâmina indica adiamentos, tempo indeterminado ou mesmo um futuro que pode não se concretizar. Meses, anos ou nunca.  

Carta Sol: aponta o dia seguinte. “Amanhã é o momento", diz essa carta”. Remete também ao dia, ao horário diurno.

Carta Lua: indica passado e presente imediato. A Lua é uma lâmina de saudades e quimeras, simboliza o indivíduo ligado ao passado. Indica também acontecimentos na mesma noite da consulta se feita anterior ao anoitecer.   



  
Os exemplos que demostrei são baseados em experiência de anos, cada carta foi se revelando no decorrer do tempo. Não é um manual, apenas uma partilha.

Valéria Fernandes

Cartas de diversos Baralhos Ciganos