24/05/2019

Dia de Santa Sara Kali

Opchá!

Hoje, 24 de maio e amanhã 25, são os dois dias do ano dedicados ao louvor de Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano. Milhares de fiéis, sendo a maioria de origem cigana, costuma se reunir em festividades para glorificar o nome da santa por todo o mundo. Uma das festas mais tradicionais e antigas acontece na França, trata-se da peregrinação realizada em Saint-Marie-de-La-Mer. Mesmo antes do ponto alto das comemorações, a pequena província francesa torna-se palco não só das manifestações religiosas, mas também de manifestos culturais.Por volta de uma semana antes dos festejos, a pequena cidade da França começa a receber seus visitantes: acampamentos são armados, feiras artesanais viram atração, música e muita dança em meio a outras expressões culturais antecedem as missas e a procissão final na qual a imagem de Santa Sara Kali é finalmente carregada em direção ao mar por seus devotos. 


No Dia de Santa Sara Kali, além dos pedidos e novenas que lhes são destinadas como agradecimento ou renovação de pedidos, é comum ofertá-la lenços coloridos, incensos purificadores, velas azuis ou brancas que representam a cor do manto protetor e da emblemática vestimenta casta de Santa Sara.

Ainda que Santa Sara kali seja conhecida como protetora da maternidade, das mulheres que querem engravidar, outros tipos de rogativas não deixam de ser atendidas pela Padroeira do Ciganos.

- Oferenda de frutas: para pedidos de abundância e fertilidade.
- Oferendas de moedas douradas (sempre em número ímpar): para súplicas de prosperidade material.
- Oferendas de joias: para rogativas de autoestima, desenvoltura, brilho e ascensão pessoal.
- Oferendas de fitas coloridas: para solicitações diversas. Quando se trata de fitas coloridas os pedidos devem ser feitos de acordo com o significado da cor que está relacionada à rogativa.  
   
É importante ressaltar que a relação de amor, adoração, gratidão, louvor e súplica não tem receituário, cada um deve fazer o que o coração almejar.
     
Valéria Fernandes
Pintura de Claudia Krindges