23/04/2019

Como fazer perguntas ao Bralho Cigano


Enquanto professora de tarô e de baralho cigano, procurei ao longo dos anos, seja em aulas e cursos, aqui no Vida Cigana ou no Blog Tarô & Tarô, direcionar meu trabalho principalmente para iniciantes, uma vez que vejo as dificuldades destes quando não têm orientações de mentores. A experiência também me mostrou que o maior embaraço para quem está começando a fazer interpretações das cartas é falta de método e de disciplina para realizar uma boa consulta ao oráculo. Sendo assim, separei uma única técnica para quem quiser treinar subindo um degrau por vez ou para quem tem um baralho e não usou por falta de orientação de como começar a fazer pequenas leituras.


Método de Tiragem - Tema e Revelação 

A técnica é simples, porém deixo uma ressalva: evitar tirar outras cartas, pois o baralho responde à pergunta sim, mas quando o consultante não tem paciência ou não entende imediatamente, tende a tirar mais e mais lâminas e se perde em meio ao caos, virando um ciclo vicioso sem respostas claras.


Como fazer a tiragem

Mentalize sua questão e tire a primeira carta na certeza de que ela irá responder sua pergunta, mesmo que a lâmina sorteada possa parecer estranha à primeira vista.  Neste momento o consultante vai se deparar com o Tema da tiragem, isto é, como o assunto central e esclarecedor que fornecerá grande parte da resposta.

Seguindo a linha de mentalização, basta tirar a segunda carta que tem como objetivo principal indicar o porquê, o que é Revelador, o motivo da resposta da primeira carta, então ambas se completarão para fornecer uma explicação.  Feito os dois passos é só interpretar em conjunto. 


Exemplos perguntas e interpretações

Questão 1: Vou passar no concurso que tanto me dediquei?

1 - Carta Tema: A Estrela
 2- Carta Reveladora: A Criança

1- A lâmina Estrela remete ao futuro, quase nunca fala de algo imediato, deixando a possibilidade de passar no concurso em aberto. Pode enganar na interpretação pelo brilho e os bons auspícios que caracterizam sua simbologia, melhor olhar a carta Reveladora para não correr o risco de falha na leitura.

2- A carta Criança, por sua vez, revela que o consulente foi negligente em alguma área do conteúdo estudado ou que está imaturo para o concurso em termos de saber, mesmo tendo se dedicado muito. No caso, a Criança explicou o porquê de não passar no concurso.     




Questão 2: Fulano (a) quer um relacionamento sério comigo?

1 - Carta Tema: Os Caminhos
 2- Carta Reveladora: A Âncora

1- A Lâmina Caminhos é a carta mais dúbia do Baralho Cigano, ressalta às dúvidas de qual caminho seguir, evidencia os dilemas íntimos quando o assunto é assumir uma determinada postura. A carta Caminhos mostra que neste momento da relação, fulano(a) preza por sua independência e não se dispõe a tomar uma resolução. 
       
2- A Âncora como carta Reveladora mostra que fulano(a) tem certa inquietude para solidificar o relacionamento por conta das dúvidas sugeridas pelo Tema. Indica o comodismo, a inércia, a falta de predisposição para assumir uma relação firme, com aspectos de entrega como o consulente desejaria. No máximo, o que pode acontecer de “positivo” é deixar as coisas como estão. 


Uma tiragem com apenas duas cartas pode parecer fácil em demasia ou simplória, mas na prática vê-se como esta fornece dados suficientes e significativos. 

Valéria Fernandes