24/10/2017

O Urso do Baralho Cigano

Simbolicamente o urso é um animal que morre para mundo no inverno quando hiberna e ressuscita na primavera com força e ferocidade. A caverna ou toca de hibernação remete ao útero materno, ao aspecto feminino, à maternidade, à nutrição e à proteção, refere-se à Mãe-Terra, à força telúrica. A carta Urso evidencia o ser quando está em isolamento ou em período de introspecção.


O Urso indica ainda o lugar interior em que o indivíduo esconde o seu lado negativo e sombrio tais como os complexos e todos os sentimentos nocivos a si e a outrem. Esta lâmina representa a preguiça, a má vontade, a falsidade, o egoísmo, o mau-olhado, o mau-caratismo, a opressão, a agressividade, a explosão física e verbal, a força bruta e o domínio através da demonstração de poder. Por outro lado, indica força interior, poder inconsciente, firmeza, coragem, garra, imposição de respeito, adversidades e/ou os adversários encarados de frente. No campo amoroso o Urso sugere sedução manipulativa, ardores passageiros, paixões violentas, instintos aflorados, sexualidade selvagem ou bruta, parceiro que em primeiro momento se mostra dócil e afável para depois mostrar as garras despóticas.

A lâmina 15 também mostra os aspectos rudimentares das ambições e projetos, ou seja, a ausência de elaboração, o rascunho que não ganhará aprimoramento, o não desenvolvimento, a falta de refinamento e de polidez.  

Valéria Fernandes
Cartas de variados baralhos ciganos.