04/01/2017

Dourado - Cor Regente de 2017


Toda cor tem seus significados, embora estes atuem individualmente, seus efeitos impactantes são universais, uma vez que resultam de vivências comuns que se enraizaram dentro de contextos socioculturais e psicológicos. Com a capacidade de provocar reações físicas, de excitar ou desencorajar emoções, as cores revelam os traços da personalidade humana e vão além, são capazes de antever tendências e fatos por meio de seus simbolismos, dando orientação e direcionamento surpreendentes.

Com uma paleta de 32 nuances consultei o Oráculo Cigano das Cores para saber qual cor regerá o ano de 2017, ou seja, busquei conhecer qual a tendência cromática que irá imperar este ano e como se deve agir e reagir a ela. A cor obtida oracularmente foi o Dourado: uma cor solar, quente, associada à energia masculina e ativa, é a cor da extroversão, do positivismo e do triunfo, representa o conhecimento, a sabedoria, a iluminação, a felicidade, o sucesso, a abundância e a prosperidade.


Simbolicamente o dourado foi associado ao ouro, à riqueza, ao luxo, ao status, evidenciando que em 2017 há uma grande propensão para que se aposte acima da média em negócios que visão lucro como no magnetismo pessoal através do brilho que gera prestígio. Com 361 dias pela frente, o novo ano promete uma corrida atrás do ouro e da notoriedade, gerando assim influências, conquistas, destaques e premiações, contudo, a ganância, a cobiça, o apego, o egoísmo e os interesseiros de toda sorte terão igualmente influência dourada. 
   
A estética estará em alta neste ano, e a aparência será uma arma de poder de persuasão, mas há que se ter cuidado em não fazer da exuberância um contraponto negativo da extravagância ou mesmo cultuar o exterior sem dar a mesma atenção ao interior, visto que a fachada pode perder a luz cintilante com olhar mais atento. Para 2017 é favorável usar adornos dourados para atrair os aspectos positivos das vibrações cromáticas da cor do ouro: correntes, colares, pulseiras, anéis, detalhes em roupas, sandálias, bolsas, esmaltes e tantos outros acessórios ou mesmo vestimentas inteiras.   
     
Nas questões do amor, o dourado vibra na racionalidade, trazendo à tona os pontos fortes e fracos da relação por meio da sensatez. As pessoas tenderão a questionar mais os relacionamentos, ainda que o proveito do bom senso seja de acordo com as particularidades dos indivíduos. Nestes casos, a personalidade exuberante e carismática deve fazer grande diferença, promovendo sedução e encanto nas relações, sensações típicas de eflúvios dourados. 


O ponto forte da cor dourada é o intelecto, a sabedoria e os conhecimentos, que tendem a ser partilhados com generosidade e alegria para quem tiver a cor do ano influenciando de forma virtuosa e positiva. Embora o dourado seja uma cor aparentemente seletiva, não favorece somente aos mestres que dominam as ciências, atinge toda e qualquer pessoa que tenha algo a passar, algo a ensinar. Este tom gera tendências auspiciosas para aqueles que precisam ser práticos e que necessitam exercer lideranças, é a cor da concretização.

No âmbito espiritual o dourado é a cor da mais alta elevação, indica iluminação, conhecimento interior, pensamento no todo e alicerces bem estruturados. É a cor associada aos Espíritos Ciganos devido suas indumentárias exuberantes e acessórios reluzentes desta tonalidade. Ótimo período para oferendas de medalhas, punhais, ferraduras, lenços, bijuterias e velas douradas, seja nos momentos de gratidão seja na solicitação de amparo. Em 2017 os altares ciganos serão mais enfeitados com dourado, salientando para uns o saber, para outros o “ouro de tolo” em forma glamour.

Valéria Fernandes

Em caso de cópias, evite transtornos, coloque os créditos.