30/09/2016

O Tempo no Baralho Vovó Cigana



Um dos baralhos que mais apresenta cartas relacionadas ao tempo, aos prazos e às velocidades de acontecimentos é o da Vovó Cigana, embora fuja quase que completamente ao que se habituou a chamar de Baralho Cigano. Este deck conta com 48 lâminas, e mesmo contendo cartas em comum, é bem diferente dos demais costumeiros de 36 cartas inspirados no Petit Lenormand.
   
Aparentemente simples, o Baralho Vovó Cigana mostra um leque de variedades não contidas em outro jogo de cartas, possibilitando assim interpretações de grande valia. A lâmina que logo chama atenção para o tempo é o Relógio por ser o objeto exato de medição de tempo, entretanto, a prática nas tiragens desvenda mais perspectivas.

As Cartas

Carta Cadeira: avisa para esperar, seja por que não é momento ou porque o que se pretende logo irá acontecer, talvez no mesmo dia. Outro contexto importante na interpretação é estipulação de tempo, a carta Cadeira avisa que o almejado só acontecerá após o prazo previamente estipulado.

Carta Galo: avisa sobre acontecimentos imediatos ao que se pergunta. Esta carta fala dos riscos de uma ação precipitada ou conclusões apressadas; hora ou época prematura e/ou inoportuna.  

Carta Lua: avisa acontecimentos noturnos, seja no mesmo dia, no dia seguinte à noite ou direciona o consulente a uma noite de acordo com a questão em pauta.

Carta Sol: avisa que no dia seguinte o que se espera vai ocorrer. Passa a mensagem de “amanhã é a hora”. Também avisa acontecimentos pela manhã. 

Carta Relógio: avisa sobre acontecimentos já em marcha, bem como chama atenção de que “é chegado a hora”, não se deve mais adiar”. Avisa também que “passou da hora”. Em determinados contextos, a carta Relógio indica que “o momento certo vai chegar” e o almejado não está perdido. Muito abrangente, a carta Relógio deve ser aproveitada para muitas sinalizações de acordo com a tiragem e outras lâminas correlacionadas.


Carta Escada: avisa que não se deve almejar para o já ou apressar os rumos, ao contrário, fornece dicas de que às coisas precisam acontecer gradativamente, portanto, a questão é progressiva.  

Carta Mercúrio: avisa sobre o futuro, ou seja, que o acontecimento não é para este momento. Porém, quando a situação está em andamento, indica rapidez na resolução. Outro fator relevante da carta Mercúrio é a estipulação de prazo na hora da consulta, como resposta informa que o acontecimento ocorrerá antes do tempo delimitado, seja horas, dias, semanas, etc.      

Carta Locomotiva: avisa que a ação ou o anseio ocorrerá, embora seja um pouco mais adiante ou posteriormente. Esta carta indica igualmente ações sucessivas de tempo e de continuidade.  


Carta Mar: avisa sobre virada de tempo, tais como de uma semana para outra, de um mês para o outro ou de um ano para outro. Também refere-se a qualquer situação de mudança de fases bem como de estações.

Carta Mulher com as mãos cruzadas: avisa a ausência de acontecimentos em qualquer prazo que se estabeleça, uma vez que a falta de ação no passado é o fator que entrava qualquer progresso. Não raro, a ação perseverante do consulente pode reverter a situação à médio ou a longo prazo.

Carta Poço: avisa ao consulente de um contexto que está diretamente ligado ao passado, podendo retroceder até a infância, sendo então preciso resgatá-lo ou esquecê-lo, conforme a orientação das outras cartas.   

Valéria Fernandes
Cartas do Baralho Vovó Cigana