17/09/2016

A Raposa do Baralho Cigano


Na Roma antiga a raposa era considerada o “demônio do fogo” por conta de seu pelo avermelhado. Pegavam-na pelo rabo e faziam-na de tocha viva para esconjurar os incêndios nas plantações de cereais. Para o povo germânico, ainda na antiguidade, a raposa era o símbolo de Loki - o deus enganador.


A carta Raposa representa o mal, a perfídia, a astúcia, o truque, a esperteza, o subterfúgio, a engenhosidade, a fraude, a camuflagem, as armadilhas, os golpes, a mentira, a deslealdade e a falsidade. Aponta o ludibriador, o oportunista, o sedutor que engana com falsos galanteios, indivíduo de coração frio e a pessoa ardilosa com segundas intenções. A Raposa remete ao estelionato, à perda financeira, aos prejuízos morais, aos falsos amigos, a situações complicadas cuja dissimulação e/ou a covardia estão presentes bem como a autossabotagem.

De forma positiva esta lâmina designa rapidez, flexibilidade, sagacidade, planejamento, observação, estratégia, audácia, inteligência. Há baralhos em que a carta Raposa aparece como nome de “As Armadilhas”, ressaltando o modo sinuoso e velado de lidar com terceiros. Esta carta descreve a pessoa observadora, discreta, autocrítica, com mente e retórica bem articuladas. No sentido físico identifica-se através desta lâmina indivíduos loiros, ruivos, de cabelos longos, com tendência a ter muitos pelos pelo corpo, principalmente quando é do sexo masculino. A Raposa mostra ainda pessoas elegantes, finas, discretas e de bom gosto.   

Valéria Fernandes
Carta Raposa de diversos Baralhos Ciganos