30/06/2016

  Cor para o mês de Julho - Preto  

- Fim de ciclo, começo de outro -


O preto é uma cor que reflete grandes incômodos advindos de sua associação simbólica com o mistério, a magia, o azar, a aversão, o medo, os sentimentos ocultos, a opressão, a dor, a angustia, o pessimismo, a inveja, a solidão e a morte física. Entretanto, esta nuance pode ser atraente quando vista pelo prisma que representa introspecção, sobriedade, ordem e encerramento, apontando para um final de ciclo que pode ter grande relevância quando bem aproveitado.


O mês de junho termina hoje e a cor preta carrega consigo a proposta do desprendimento e do desfecho positivo em vários níveis, desde a resignação quanto a necessidade de abandonar voluntariamente os velhos hábitos para que tão logo a renovação instaure boas e novas diretrizes. O preto anuncia o fim das aflições, dos pesares, das inseguranças e dos erros, restaurando a liberdade do livre pensar e agir. É tida como uma cor neutra ou como não-cor, mas que inspira frescas estruturações para quem deseja arrematar com otimismo um período que precisa ficar em seu lugar: no passado.      

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

29/06/2016

Cigana do Dia


A tela está assinada. 

28/06/2016

Amor Cigano


Desconheço autoria da imagem. 

27/06/2016

Dica da Cigana



Livre-se de todo sentimento de culpa por não alcançar seus objetivos caso esteja batalhando esforçadamente por eles, o remorso só é permitido atuar quando tem como finalidade reconhecer os erros e em seguida repará-los, caso contrário, é um peso que deverá desqualifica-lo por impotência sobre você. Canalize sua força mental para edificar outros anseios paralelos e superar os obstáculos que sempre surgem no caminho, assim tomará o pulso de sua vida sem perder a confiança por meio do autocontrole salutar. E se ainda assim a culpabilidade assombrar alguns de seus dias, seja indulgente para consigo mesmo e conscientize-se de que fez o seu melhor - atitude digna apenas dos fortes - uma vez que os fracos não têm coragem de enfrentar a si mesmo, que dirá de lutar com veemência em causa própria. 


Valéria Fernandes

26/06/2016

Sorte na Borra de Café


Pintura de Mahmud Feteeh 

25/06/2016

Gitana do Dia


Desconheço autoria da imagem.  

24/06/2016



23/06/2016

Cigana do Dia


20/06/2016

Carta para a semana: Velha Senhora



A ideia de independência na cultura dos dias atuais vulgarizou-se de tal forma que ficou explicitamente relacionada aos ganhos financeiros, à prosperidade material e à busca por segurança prática, deixando assim graves lacunas na alma que anseia bem além do suporte tangível. A carta Velha Senhora avisa que é momento de se desprender das normas, das regras, das rotinas, das hierarquias e de todo cativeiro que aprisiona o Eu e impede a evolução da essência íntima. É um sábio convite que a experiência da Velha Senhora faz para que se tome às rédeas da vida através da capacidade de desenvolvimento interno rumo à emancipação da psique. A autossuficiência moral, intelectual e espiritual em nada se conecta as finanças, ao contrário, esta autonomia do espírito impede de esmagar o livre pensamento que liberta o ser de qualquer clausura imposta por fatores externos e materiais. Para esta semana, a conquista por novos espaços e visões interiores são garantias de sensatez e equilíbrio.  

Valéria Fernandes

Carta Velha Senhora do Baralho Sibila da Antevisão 

19/06/2016

Cigana das Rosas


Desconheço autoria da imagem.

18/06/2016

Guias Espirituais Ciganos  


Uma grande quantidade de pessoas acredita ter Guias Espirituais Ciganos sem jamais ter tido contato com estes, na maioria das vezes busca os nomes de seus supostos Protetores na tentativa de conectá-los, e só depois conhecê-los. Em muitos casos, os crédulos em demasia são sugestionados por terceiros irresponsáveis que escrevem sobre o assunto sem o menor critério ou por quem se acha contemplado com a verdade do Universo Invisível.

A lógica mostra que, ao se identificar com a vida nômade ou com as danças, músicas, vestimentas, predições, rituais, magias e superstições de origem cigana não faz do indivíduo um ser que tenha Espíritos Ciganos por perto, significa simplesmente que este tem afinidade de gostos e predileções por alguns hábitos específicos da cultura cigana, o que o faz confundir crença com atração. 


O acompanhamento de Espíritos Ciganos ou de outra natureza é uma condição inerente aos Espíritos encarnados, é o auxílio enviado pelo Alto para sustentar os indivíduos em suas tarefas na Terra - todos têm assistência, muito embora grande parte dos encarnados não sente ou não sabe que tem um Espírito Protetor, sendo assim, ficam volúveis de enganações quanto à natureza do Espírito. Em contrapartida existem os médiuns que têm acesso ao plano espiritual, condição que facilita identificar quais as espécies de Espíritos que os rodeiam.

Diante dos fatos apresentados, outros tantos fatos devem ser observados para se chegar a uma conclusão sem indicação de outra pessoa, e o mais eficaz no caso é a “experiência própria”. Quando os Espíritos necessitam ou querem se fazer conhecer aos seus protegidos o fazem de diversas maneiras que devem ser consideradas, eis as mais comuns: pode ser por sonhos (revelam-se com certa frequência); mostram-se visualmente no estado de vigília dos médiuns (visões); falam diretamente quem são, seja por uma voz que sai do ambiente ou por uma voz interior que o médium sabe que não partiu dele a iniciativa (audição); através da incorporação (o Espírito se liga mentalmente ao médium de tal forma que pode falar e gesticular em seu lugar) e também pelas mensagens escritas (psicografia).  

Nada mais seguro para saber a origem de uma Entidade Espiritual do que ter paciência, moderação, equilíbrio, discernimento, e em tempo algum se deslumbrar com as impressões de familiaridade com os gostos das Entidades, por mais verídicas que pareçam ser. O Espírito Cigano que deseja ser conhecido por seu tutelado sabe como se identificar sem a intervenção de outrem, pois são prudentes, sábios e evoluídos.


Valéria Fernandes 

17/06/2016

Cigana do Jarro


15/06/2016

Ciganos do Dia


14/06/2016

Gitana do Dia


A tela está assinada.

13/06/2016



Pintura de Maria do Carmo da Hora

12/06/2016

Amor Cigano



O verdadeiro amor resiste quando há o encontro de almas predestinadas, caso contrário, é paixão que arde, queima e incendeia, e não demora em virar cinzas de uma única existência corpórea.

Valéria Fernandes
A tela está assinada. 

11/06/2016

Dica da Cigana


A tela está assinada.

10/06/2016

Cigana do Oriente


07/06/2016

Cigana do Dia


06/06/2016

Ciganas de Amarelo


Esta impecável obra de Maria do Carmo da Hora me fez associar de imediato à cigana Wlanasha, gêmea do cigano Wladimir. Pela nuança amarela predominante, lembrei ainda da “Rainha das Patacas”, a iluminada cigana Sunakana. Para minha surpresa, a retratação é da cigana Nacyra.


Rogo que as Ciganas Solares que vibram na cor amarela tragam-nos otimismo, alegria, bom ânimo, sabedoria, discernimento, prosperidade e luminosidade, retirando-nos das trevas da ignorância, do egoísmo, da inveja, da ansiedade, da covardia e dos perigos com suas emanações benfazejas.  

Valéria Fernandes

05/06/2016

Cigana do Dia


A tela está assinada. 

04/06/2016

Cigana do Dia



Desconheço autoria da imagem. 

03/06/2016

Tiragem de 5 cartas – Passo a Passo


Nem só de Mesa Real sobrevivem às interpretações com Baralho Cigano, a redução de cartas faz com que se chegue mais rápido e até com mais precisão a determinados resultados.

A tiragem de 5 cartas que há anos tenho ensinado aos meus alunos são de grande valia quando seguidas pelas orientações corretas: Atenção às questões propostas e fidelidade da leitura de acordo com as indicações do que as cartas representam no jogo por meio de suas posições.     

- As 5 questões -

1) O que é positivo na questão
2) O que é negativo na questão
3) O momento da questão
4) O que vai acontecer ou a síntese da questão
5) Carta reveladora que ajuda a ver o que está por trás da questão 




- O que representa cada posição das lâminas - 

Posição 1) O que é positivo na questão (Mesmo que a carta seja tida como negativa, faz-se a interpretação só do aspecto positivo);

Posição 2)  O que é negativo na questão (Mesmo que a carta seja tida como positiva, faz-se a interpretação só do aspecto negativo);

Posição 3) O momento da questão (O momento atual do consulente ou assunto em questão);

Posição 4) O que vai acontecer ou a síntese da questão (A síntese ou rumo que irá tomar do consulente ou assunto em questão);

Posição 5) Carta reveladora que ajuda a ver o que está por trás da questão (Mostra algo a mais que ajuda a esclarecer a leitura ou explica o que de mais significativo existe por detrás da questão).   

Para melhor aprendizado segue um exemplo real de questionamento com sua respectiva interpretação.

- Questão de Alice -

"Vale a pena voltar o namoro com o Leandro?"

1) O que é positivo na questão: Cigana
2) O que é negativo na questão: Coração
3) O momento da questão: Montanha
4) O que vai acontecer ou a síntese da questão: Raposa
5) Carta reveladora que ajuda a ver o que está por trás da questão: Rato 


Interpretação

O positivo da questão é Alice se sentir bem como mulher, se sentir desejada por Leandro e ter consciência que exerce no ex-namorado uma forte influência de magnetismo e sensualidade como aponta a lâmina Cigana. O negativo da questão é a falta de paixão, o amor que não é mais o que a consulente já sentiu um dia, restou ressentimentos das desilusões em relação a Leandro mostrados pela carta Coração. O momento indicado pela Montanha mostra Alice na defensiva, criando barreiras, sendo fria e distante com o rapaz - ela já não se doa mais. A síntese assinala a consulente se sentindo enganada, retraída e com muito receio de dar outra chance ao relacionamento como designa a lâmina Raposa. O Rato revela que Leandro fez a jovem passar por uma situação muito nociva, no caso foi apropriação indevida do dinheiro dela, dando-a prejuízo sem nenhum sinal de remorso ou retratação, podendo causar outros danos caso reatem o namoro.  

Valéria Fernandes
Cartas do Tarô Cigano

02/06/2016

Carta para o mês: Parceria




Para melhor se desenvolver esse mês deve buscar apoio, se integrar em grupos novos, renovar contatos ou mesmo criar vínculos que antes não cogitava - isso sem deixar de estar com aqueles que se sente bem e já lhe apoiam. É um período para se harmonizar em um ambiente que a princípio pode não achar o ideal, mas que poderá colaborar e também ser favorecido. Fique atento aos elos, pois podem tirá-lo de um estágio lento para uma etapa mais dinâmica e produtiva. Será um mês de fortalecimento e também de crescimento mútuo para os mais variados tipos de relacionamentosInteraja com sabedoria.

Valéria Fernandes
Carta Parceria do Oráculo Do Código Do Graal 

01/06/2016