21/05/2016

Estilo e Moda no Baralho Cigano


Cada pessoa tem um estilo de vestir, de andar, de olhar, e até a pretensão de não ter estilo próprio é ter um, é mostrar a identidade por meios externos. Seguir tendências e modismos faz parte da personalidade humana, ainda que se queira negar o consumo da aparência, o individuo tem a necessidade de se apresentar no meio social sob algum pretexto estético, o que faz dele um referencial de tendência e de estilo mesmo sem se dar conta.

Dentro do contexto das simbologias e das iconografias do Baralho Cigano, tendo a Escola Brasileira como referência nas interpretações das lâminas, portanto, desconsiderando os naipes, fiz um estudo do que pode dizer as 36 cartas sobre estilo e moda predominantes de quem consulta o baralho com essa intenção. Os resultados não atingem a margem de 100% de acertos com a tiragem de apenas uma carta, mas ajudam muitíssimo a traçar perfis com ótimos percentuais de correlações tendo em vista de que uma pessoa possa variar entre dois estilos.  



1) Carta Cavaleiro: Pessoa elegante, sofisticada, também fluida, esportiva. Prefere cores em tons pastel e escuras para trabalho e noite, desde que tenham flexibilidade no corte e na aderência. Valoriza os acessórios como forma de se destacar dos demais dentro de seu estilo refinado e funcional. Representa ainda pessoas de estilo country.

2) Carta Trevo: Pessoa distraída, desordeira, insegura, frágil. Parece fazer o perfil despojado, mas na realidade é equivocada em sua diversificação de estilos.  Tem dificuldade para combinar cores, tons e texturas; costuma se exceder nos adornos e por vezes se mostra espalhafatosa.

3) Carta Navio: Pessoa exuberante, autêntica, original, excêntrica e de personalidade independente. Não se induz pelo modismo, ao contrário, faz moda pelo seu estilo singular e vanguardista. Sabe usar vestimentas, adereços, cabelos e maquiagem exóticos sem perder o bom senso estético. Compõe com maestria visual de estampas étnicas.    


4) Carta Casa: Pessoa tradicional, protetora, equilibrada, básica. Prima antes pelo conforto, comodidade e versatilidade do que pelo glamour; valoriza, sobretudo, o bem-estar. Desfruta do modismo com moderação e segurança, sabe bem em que peças pode ou deve investir para ser econômica, funcional e elegante.

5) Carta Árvore: Pessoa desprendida, despretensiosa, livre, aberta. Aprecia roupas leves, soltas e esvoaçantes. Valorizar cores, texturas e estampas, prezando pela naturalidade e pelo conforto; gosta de acessórios e tende a ser adepta da sustentabilidade. Costuma reutilizar as peças que tem em seu guarda-roupa dando-as cara nova.

6)Carta Nuvens: Pessoa insegura, instável, ansiosa, fantasiosa. Mesmo gostando de moda não tem identidade definida na maneira de vestir, usa de tudo um pouco sem muito critério. Tem dificuldade para mesclar tendências desde os cabelos aos acessórios, contudo, se movimenta em busca de estilo. 

7) Carta Serpente: Pessoa sensual, sedutora, confiante, provocativa. É antenada com o mundo da moda e renovadora por excelência, não cai na mesmice. Seu closet tem cores vibrantes, estampas animais print, brilho, transparências, decotes, roupas justas e joias vistosas; podendo chegar à vulgaridade.  

8) Carta Caixão: Pessoa rigorosa, austera, séria, inflexível. Tem preferência por tons sóbrios; costuma se vestir com cortes retos e mais fechados, fazendo valer o estilo clássico e discreto. Seus acessórios e maquiagem são comedidos, dificilmente ousa. O pretinho básico não sai de suas vistas. 

9) Carta Ramalhete: Pessoa sensível, de espírito jovial, vaidosa e eclética. Sabe se adaptar a qualquer tendência. Investe em cores, texturas e modelos em voga. Costuma agregar o novo sem se perder na modernidade; tem facilidade em escolher indumentárias admiráveis por ser detalhista.


10) Carta Foice: Pessoa rebelde, radical, afrontadora, ousada. Veste-se para externar seus protestos e anseios no meio social; faz muito uso do preto. Seu armário é repleto de jeans rasgados, camisetas com mensagens, jaquetas, tachas, metais, correntes, pulseiras e anéis. Tem atitude em seu estilo.

11) Carta Chicote: Pessoa enérgica, dominadora, segura, dinâmica. É versátil no vestir, desde que não aceite palpite de terceiros. Sabe compor um visual usando do couro a lingerie; aprecia tanto as vestimentas esportivas como as sensuais. Gosta cabelos soltos, maquiagem atraente e acessórios com função prática. 
    
12) Carta Pássaros: Pessoa independente, comunicativa, dinâmica, inquieta. Adora o que o mercado oferece de novo e tem prazer em criar figurinos e looks diferentes para não cair na rotina visual. Não segue um padrão em particular, agrega o que parece leve, ágil, flexível e marcante.

13) Carta Criança: Pessoa delicada, afetiva, alegre, curiosa. Sente atração tanto por cores vibrantes como por tons pastel, também aprecia estampas pequenas e graciosas. Suas predileções são os babados, rendas, laços e adornos fofos em geral. Encanta-se por sapatilhas e sandálias de saltos médios ou baixos.


14) Carta Raposa: Pessoa observadora, elegante, hábil, autocrítica. Nem precisa ser uma especialista em moda para ter um bom visual; absorve as mais diversas tendências com bom gosto e requinte. É prática, discreta e envolvente tanto no modo de vestir como na maneira de se portar.

15) Carta Urso: Pessoa introspectiva, rústica, acomodada, resistente. Não é do tipo que segue padrões ou modismos, é avessa às tendências socioculturais. Prefere um estilo despojado sem grandes preocupações com elegância, e sim com o conforto. Tons sóbrios são seus prediletos.

16) Carta Estrela: Pessoa vaidosa, criativa, caprichosa, intuitiva. Faz de tudo para manter a boa aparência em quaisquer ocasiões. Gosta do universo artístico e vê a moda uma como arte inspiradora para seu modo de se vestir, pentear, maquiar, etc. É versátil e tem estilo próprio; valoriza brilho e joias. 

17) Carta Cegonha: Pessoa inovadora, inquieta, desenvolta, ativa. No âmbito da moda aprecia o estilo vanguardista, uma vez que busca ansiosamente pelo novo. Aproveita as tendências passadas para tecer estilos originais, inusitados e que quebrem paradigmas. 

18) Carta Cão: Pessoa amável, fiel, protetora, alerta. Preocupa-se com o conforto e se adéqua bem ao estilo esportivo que valoriza a liberdade de movimento sem formalidades. No entanto, tende a escolher acertadamente suas vestimentas e indumentárias de acordo com a ocasião devido à perceptividade apurada.

19) Carta Torre: Pessoa tímida, introspectiva, madura, resistente às mudanças. Escolhe em seu dia a dia peças simples e clássicas, fazendo visível sua imagem conservadora e de credibilidade. Estima cores neutras, maquiagem sóbria, acessórios discretos. É minimalista por natureza.  

20) Carta Jardim: Pessoa sociável, comunicativa, festiva e apreciadora do belo. Seu traje mais marcante é o casual por ser maleável a horários e lugares. Sabe ser versátil e elegante sem perder o senso crítico. Consegue compor bonitos visuais com jeans como também com tecidos finos, estampados, lisos ou rendados.


21) Carta Montanha: Pessoa autossuficiente, formal, rígida, conservadora. Não se prende em tendências. Como seu estilo é tradicional, as peça clássicas não faltam em seu armário. Gosta de tons discretos, modelagens simples; calçados bolsas, carteiras neutros, prezando pela qualidade e boa aparência estética. 

22) Carta Caminhos: Pessoa indecisa, dispersa, suscetível, insegura. Sente grande dificuldade para ter estilo próprio, e como consequência, adere aos modismos sem muito discernimento. Falta-lhe maturidade para lidar com o dinamismo das motivações psicológicas e socioculturais advindos da moda. É do tipo “Maria vai com as outras”.  

23) Carta Rato: Pessoa hábil, antenada, compulsiva, acumuladora. Capta para si de tudo um pouco das tendências oferecidas e faz bom proveito de suas escolhas. Tem dificuldade de abrir mão da rotatividade do consumismo, acarretando acúmulos e prejuízos tanto financeiros como psicológicos. Tende a ser fashionista

24) Carta Coração: Pessoa amorosa, sedutora, charmosa, romântica. É vaidosa e gosta de chamar atenção sem provocar explicitamente. Está sempre com uma peça de roupa ou acessório em destaque para encantar por onde passe; tem fascínio por correntes e pingentes. Fazer bom uso do nude ao escarlate. 

25) Carta Aliança: Pessoa gentil, cordata, sociável, por vezes formal.  Vê nos estilos inspirações para compor um seus visuais. Uma vez que entende que a moda é cíclica, reinterpreta tendências, utiliza as que estão em alta ou mesmo cria um estilo singular. Aprecia adereços, joias e pedrarias.


26) Carta Livro: Pessoa reservada, misteriosa, analítica, perceptiva. Aposta nos looks tradicionais e elegantes, não segue moda, portanto, o estilo clássico com ares de modernidade é seu preferido. Valoriza modelagens com linhas curvas, mix de cores sóbrias, cabelos alinhados, maquiagem e acessórios discretos.

27) Carta Carta: Pessoa comunicativa, popular, moderna, descolada. Sabe como ninguém misturar peças caras e mais acessíveis, bem como é capaz de fazer belas combinações de cores, estampas, texturas e cortes. Tem sempre um coelho na cartola para incorporar ao seu visual e ficar contemporânea.

28) Carta Cigano/Homem: Pessoa ativa, firme, racional, prática. Só se importa com os modismos quando aprecia uma peça ou tendência em particular. Prefere roupas práticas, duradouras e confortáveis; seu curinga é se vestir de maneira que evidencie o seu tipo físico. 

29) Carta Cigana/Mulher: Pessoa vaidosa, atraente, criativa, zelosa. É do tipo versátil que acompanha a moda sem depender dela; enaltece a beleza das peças, não suas grifes. Usa do estilo sedutor ao chique, também aprecia as indumentárias simples e as glamourosas. É caprichosa e pensa no conforto.


30) Carta Lírios: Pessoa virtuosa, moderada, harmoniosa, simples. Veste-se com sobriedade, entretanto, não é nebulosa. Gosta de tons claros sem excluir os escuros. Arrisca-se bastante nos forais delicados e nas peças com fluidez. Seus acessórios são delicados, finos e coerentes com a escolha do vestuário.

31) Carta Sol: Pessoa expressiva, autoconfiante, intensa, expansiva. Tem luz própria, ainda que jamais dispense refletores. Aprecia luxo e glamour, o que a faz optar por cores e combinações notáveis, joias vultosas e brilho em geral. Seu senso estético peculiar dificulta que caia nas armadilhas dos excessos.

32) Carta Lua: Pessoa romântica, nostálgica, intuitiva, mística. Prefere os tecidos delicados, leves e flutuantes ao vento, bem como gosta de transparências, foscos, rendas, babados, plissados, florais, poás e laços. Suas composições visuais são na maioria atemporais; costuma usar pérolas e pedrarias delicadas.  

33) Carta Chave: Pessoa independente, prática, extrovertida, conectada. Conhece as tendências vigentes, sabe como usá-las e assim o faz. Quando um estilo está na moda, decodifica-o a seu favor encaixando-o nas roupas e adornos que já possui. É eclética, moderna e charmosa.


34) Carta Peixes: Pessoa produtiva, dinâmica, flexível, ostentadora. Independente de ter ou não bom poder aquisitivo gosta de joias, de brilho e de luxo. Pode pecar pelo excesso de adornos; costuma usar texturas e cores sem se preocupar com padrões pré-estabelecidos. Moda é o seu gosto íntimo.      

35) Carta Âncora: Pessoa fervorosa, calma, conformista, estagnada. Dificilmente investe fundo em seu visual; preza pelo conforto e se veste de maneira básica.  Não é do tipo que acompanha as mudanças, seja por falta de bom gosto seja por seu comodismo com a aparência.   

36) Carta Cruz: Pessoa batalhadora, independente, confiante, vaidosa. Gosta de se apresentar bem em qualquer ocasião, portanto, faz uso do estilo casual ao clássico sem se prender às ditaduras do modismo. É elegante, tem bom gosto e sabe dosar nas mesclas de cores, cortes e adornos.  

Valéria Fernandes

Evite processo. Não reproduza o texto sem a autorização da autora.
Cartas do Tarô Cigano