24/05/2016

24 de maio

Dia de Santa Sara kali 


Hoje é o primeiro dos dois dias dedicados ao louvor de Santa Sara Kali, a padroeira do povo cigano. Milhares de fieis, em sua maioria de origem cigana, costumam se reunir em festividades para glorificar a Santa por todo o mundo. Uma das celebrações mais tradicionais e antigas acontece na França, trata-se da peregrinação realizada em Saint-Marie-De-La-Mer.


Mesmo antes do ponto alto das comemorações que são nos dias 24 e 25 de maio, a pequena província francesa torna-se palco não só das homenagens religiosas, os manifestos de cunho cultural também se fazem presentes. Por volta de uma semana antes dos festejos a cidade francesa começa a receber os romeiros; acampamentos são armados, feiras artesanais, leituras de sorte e vendas de medalhas de Sara viram atração, e claro, a cultura cigana é expressa por meio de muita música e dança em meio a outras elucidações culturais. Todos estes festejos antecedem as missas e a procissão final na qual a imagem de Santa Sara Kali é finalmente carregada em direção ao mar por seus devotos.

No Brasil não há uma Igreja destinada a Santa Sara, e os ciganos que não têm acesso à França comemoram em seus acampamentos, nas cidades que vivem e vão para o mar fazer o mesmo ritual de ação de graças para sua Protetora.   

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.