13/05/2016

Carta Coruja do Baralho Cigano


A carta 12 do Baralho Cigano tem duas nomenclaturas e imagens de acordo com seus títulos. Nos decks que seguem a Escola Brasileira ela se chama Pássaros, já nos que se pautam pela Escola Europeia aparece com o nome de Coruja. Hoje o mercado nacional oferece vários baralhos que vêm com as duas lâminas para o interprete escolher, ainda que o naipe apareça e descaracterize de algum modo à brasilidade da carta.   


A lâmina Coruja não pode e não deve ser interpretada igualmente com a carta Pássaros, pois, uma vez que a iconografia é distinta, as simbologias sofrem alterações que dão outros vieses para interpretações.

A Coruja, bem diferente dos Pássaros que assinalam inquietações e confusões mentais, simboliza discernimento, razão, reflexão, bom senso, critério e uso da inteligência - a tão famosa “sabedoria” como a faz conhecida. O ruído que esta ave emite traz para a carta as nuanças de azar ou bom augúrio, assim como seu olhar fixo e penetrante aparece na lâmina para apontar ameaça e medo ou perspicácia e ampla visão.

Simbolicamente a carta Coruja representa também os pensadores, a filosofia, as pessoas letradas, a noite, o luar, o misticismo, a clarividência, a bruxaria, o mistério, a intuição. Por outro lado, indica superstição, escuridão espiritual, lugares sombrios, pavor, desgraça e morte.

Valéria Fernandes
Carta Coruja do Baralho Celtic Lenormand