31/05/2016

Cigana do Dia


Tela assinada. 

30/05/2016

Dica da Cigana



Os teus fantasmas não são exteriores, eles são frutos do teu orgulho, das tuas mágoas, das tuas ambições e dos teus muitos anseios supérfluos. Os teus tormentos nada mais são do que as consequências fatais dos teus erros de consciência. Eleva o pensamento ao Alto e roga por auxílio para que tão logo purifiques o coração e sigas o caminho da paz.  

Valéria Fernandes
 Tela assinada. 

29/05/2016

Cigana do Leque


Desconheço autoria da imagem. 

28/05/2016

Gitanos do Dia


A tela está assinada. 

27/05/2016

Cigana Salomé


A tela está assinada. 

26/05/2016

Cigana do Dia


25/05/2016

25 de maio - Dia Santa Sara 


Oração à Santa Sara Kali


Amada Santa Sara Kali
Estrela norteadora do meu andar,
Rogo-te para que me abençoe
Por todas as estradas que eu passar.
E com os teus raios de amor celeste,
Peço-te que ilumine a minha tsara
Com o brilho esplendoroso de teu santo olhar.


Misericordiosa Santa Sara,
Clamo-te para que interceda ao Pai Celeste
Pelos espíritos encarnados e desencarnados
 De todo Universo com a mesma igualdade,
Benevolência e doçura
Que intervém pelos protegidos teus. 

Querida Sara kali,
Agradeço-te o sustento nas horas difíceis,
As inspirações que me afastam dos perigos e erros
Que poderiam me fazer enveredar pelas trilhas do mal.
Seja eu digna de me manter sob o manto teu. 

Valéria Fernandes
Pintura de Maria do Carmo da Hora

24/05/2016

24 de maio

Dia de Santa Sara kali 


Hoje é o primeiro dos dois dias dedicados ao louvor de Santa Sara Kali, a padroeira do povo cigano. Milhares de fieis, em sua maioria de origem cigana, costumam se reunir em festividades para glorificar a Santa por todo o mundo. Uma das celebrações mais tradicionais e antigas acontece na França, trata-se da peregrinação realizada em Saint-Marie-De-La-Mer.


Mesmo antes do ponto alto das comemorações que são nos dias 24 e 25 de maio, a pequena província francesa torna-se palco não só das homenagens religiosas, os manifestos de cunho cultural também se fazem presentes. Por volta de uma semana antes dos festejos a cidade francesa começa a receber os romeiros; acampamentos são armados, feiras artesanais, leituras de sorte e vendas de medalhas de Sara viram atração, e claro, a cultura cigana é expressa por meio de muita música e dança em meio a outras elucidações culturais. Todos estes festejos antecedem as missas e a procissão final na qual a imagem de Santa Sara Kali é finalmente carregada em direção ao mar por seus devotos.

No Brasil não há uma Igreja destinada a Santa Sara, e os ciganos que não têm acesso à França comemoram em seus acampamentos, nas cidades que vivem e vão para o mar fazer o mesmo ritual de ação de graças para sua Protetora.   

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

23/05/2016

Cigana do Dia


22/05/2016

Cigana do Jarro


21/05/2016

Estilo e Moda no Baralho Cigano


Cada pessoa tem um estilo de vestir, de andar, de olhar, e até a pretensão de não ter estilo próprio é ter um, é mostrar a identidade por meios externos. Seguir tendências e modismos faz parte da personalidade humana, ainda que se queira negar o consumo da aparência, o individuo tem a necessidade de se apresentar no meio social sob algum pretexto estético, o que faz dele um referencial de tendência e de estilo mesmo sem se dar conta.

Dentro do contexto das simbologias e das iconografias do Baralho Cigano, tendo a Escola Brasileira como referência nas interpretações das lâminas, portanto, desconsiderando os naipes, fiz um estudo do que pode dizer as 36 cartas sobre estilo e moda predominantes de quem consulta o baralho com essa intenção. Os resultados não atingem a margem de 100% de acertos com a tiragem de apenas uma carta, mas ajudam muitíssimo a traçar perfis com ótimos percentuais de correlações tendo em vista de que uma pessoa possa variar entre dois estilos.  



1) Carta Cavaleiro: Pessoa elegante, sofisticada, também fluida, esportiva. Prefere cores em tons pastel e escuras para trabalho e noite, desde que tenham flexibilidade no corte e na aderência. Valoriza os acessórios como forma de se destacar dos demais dentro de seu estilo refinado e funcional. Representa ainda pessoas de estilo country.

2) Carta Trevo: Pessoa distraída, desordeira, insegura, frágil. Parece fazer o perfil despojado, mas na realidade é equivocada em sua diversificação de estilos.  Tem dificuldade para combinar cores, tons e texturas; costuma se exceder nos adornos e por vezes se mostra espalhafatosa.

3) Carta Navio: Pessoa exuberante, autêntica, original, excêntrica e de personalidade independente. Não se induz pelo modismo, ao contrário, faz moda pelo seu estilo singular e vanguardista. Sabe usar vestimentas, adereços, cabelos e maquiagem exóticos sem perder o bom senso estético. Compõe com maestria visual de estampas étnicas.    


4) Carta Casa: Pessoa tradicional, protetora, equilibrada, básica. Prima antes pelo conforto, comodidade e versatilidade do que pelo glamour; valoriza, sobretudo, o bem-estar. Desfruta do modismo com moderação e segurança, sabe bem em que peças pode ou deve investir para ser econômica, funcional e elegante.

5) Carta Árvore: Pessoa desprendida, despretensiosa, livre, aberta. Aprecia roupas leves, soltas e esvoaçantes. Valorizar cores, texturas e estampas, prezando pela naturalidade e pelo conforto; gosta de acessórios e tende a ser adepta da sustentabilidade. Costuma reutilizar as peças que tem em seu guarda-roupa dando-as cara nova.

6)Carta Nuvens: Pessoa insegura, instável, ansiosa, fantasiosa. Mesmo gostando de moda não tem identidade definida na maneira de vestir, usa de tudo um pouco sem muito critério. Tem dificuldade para mesclar tendências desde os cabelos aos acessórios, contudo, se movimenta em busca de estilo. 

7) Carta Serpente: Pessoa sensual, sedutora, confiante, provocativa. É antenada com o mundo da moda e renovadora por excelência, não cai na mesmice. Seu closet tem cores vibrantes, estampas animais print, brilho, transparências, decotes, roupas justas e joias vistosas; podendo chegar à vulgaridade.  

8) Carta Caixão: Pessoa rigorosa, austera, séria, inflexível. Tem preferência por tons sóbrios; costuma se vestir com cortes retos e mais fechados, fazendo valer o estilo clássico e discreto. Seus acessórios e maquiagem são comedidos, dificilmente ousa. O pretinho básico não sai de suas vistas. 

9) Carta Ramalhete: Pessoa sensível, de espírito jovial, vaidosa e eclética. Sabe se adaptar a qualquer tendência. Investe em cores, texturas e modelos em voga. Costuma agregar o novo sem se perder na modernidade; tem facilidade em escolher indumentárias admiráveis por ser detalhista.


10) Carta Foice: Pessoa rebelde, radical, afrontadora, ousada. Veste-se para externar seus protestos e anseios no meio social; faz muito uso do preto. Seu armário é repleto de jeans rasgados, camisetas com mensagens, jaquetas, tachas, metais, correntes, pulseiras e anéis. Tem atitude em seu estilo.

11) Carta Chicote: Pessoa enérgica, dominadora, segura, dinâmica. É versátil no vestir, desde que não aceite palpite de terceiros. Sabe compor um visual usando do couro a lingerie; aprecia tanto as vestimentas esportivas como as sensuais. Gosta cabelos soltos, maquiagem atraente e acessórios com função prática. 
    
12) Carta Pássaros: Pessoa independente, comunicativa, dinâmica, inquieta. Adora o que o mercado oferece de novo e tem prazer em criar figurinos e looks diferentes para não cair na rotina visual. Não segue um padrão em particular, agrega o que parece leve, ágil, flexível e marcante.

13) Carta Criança: Pessoa delicada, afetiva, alegre, curiosa. Sente atração tanto por cores vibrantes como por tons pastel, também aprecia estampas pequenas e graciosas. Suas predileções são os babados, rendas, laços e adornos fofos em geral. Encanta-se por sapatilhas e sandálias de saltos médios ou baixos.


14) Carta Raposa: Pessoa observadora, elegante, hábil, autocrítica. Nem precisa ser uma especialista em moda para ter um bom visual; absorve as mais diversas tendências com bom gosto e requinte. É prática, discreta e envolvente tanto no modo de vestir como na maneira de se portar.

15) Carta Urso: Pessoa introspectiva, rústica, acomodada, resistente. Não é do tipo que segue padrões ou modismos, é avessa às tendências socioculturais. Prefere um estilo despojado sem grandes preocupações com elegância, e sim com o conforto. Tons sóbrios são seus prediletos.

16) Carta Estrela: Pessoa vaidosa, criativa, caprichosa, intuitiva. Faz de tudo para manter a boa aparência em quaisquer ocasiões. Gosta do universo artístico e vê a moda uma como arte inspiradora para seu modo de se vestir, pentear, maquiar, etc. É versátil e tem estilo próprio; valoriza brilho e joias. 

17) Carta Cegonha: Pessoa inovadora, inquieta, desenvolta, ativa. No âmbito da moda aprecia o estilo vanguardista, uma vez que busca ansiosamente pelo novo. Aproveita as tendências passadas para tecer estilos originais, inusitados e que quebrem paradigmas. 

18) Carta Cão: Pessoa amável, fiel, protetora, alerta. Preocupa-se com o conforto e se adéqua bem ao estilo esportivo que valoriza a liberdade de movimento sem formalidades. No entanto, tende a escolher acertadamente suas vestimentas e indumentárias de acordo com a ocasião devido à perceptividade apurada.

19) Carta Torre: Pessoa tímida, introspectiva, madura, resistente às mudanças. Escolhe em seu dia a dia peças simples e clássicas, fazendo visível sua imagem conservadora e de credibilidade. Estima cores neutras, maquiagem sóbria, acessórios discretos. É minimalista por natureza.  

20) Carta Jardim: Pessoa sociável, comunicativa, festiva e apreciadora do belo. Seu traje mais marcante é o casual por ser maleável a horários e lugares. Sabe ser versátil e elegante sem perder o senso crítico. Consegue compor bonitos visuais com jeans como também com tecidos finos, estampados, lisos ou rendados.


21) Carta Montanha: Pessoa autossuficiente, formal, rígida, conservadora. Não se prende em tendências. Como seu estilo é tradicional, as peça clássicas não faltam em seu armário. Gosta de tons discretos, modelagens simples; calçados bolsas, carteiras neutros, prezando pela qualidade e boa aparência estética. 

22) Carta Caminhos: Pessoa indecisa, dispersa, suscetível, insegura. Sente grande dificuldade para ter estilo próprio, e como consequência, adere aos modismos sem muito discernimento. Falta-lhe maturidade para lidar com o dinamismo das motivações psicológicas e socioculturais advindos da moda. É do tipo “Maria vai com as outras”.  

23) Carta Rato: Pessoa hábil, antenada, compulsiva, acumuladora. Capta para si de tudo um pouco das tendências oferecidas e faz bom proveito de suas escolhas. Tem dificuldade de abrir mão da rotatividade do consumismo, acarretando acúmulos e prejuízos tanto financeiros como psicológicos. Tende a ser fashionista

24) Carta Coração: Pessoa amorosa, sedutora, charmosa, romântica. É vaidosa e gosta de chamar atenção sem provocar explicitamente. Está sempre com uma peça de roupa ou acessório em destaque para encantar por onde passe; tem fascínio por correntes e pingentes. Fazer bom uso do nude ao escarlate. 

25) Carta Aliança: Pessoa gentil, cordata, sociável, por vezes formal.  Vê nos estilos inspirações para compor um seus visuais. Uma vez que entende que a moda é cíclica, reinterpreta tendências, utiliza as que estão em alta ou mesmo cria um estilo singular. Aprecia adereços, joias e pedrarias.


26) Carta Livro: Pessoa reservada, misteriosa, analítica, perceptiva. Aposta nos looks tradicionais e elegantes, não segue moda, portanto, o estilo clássico com ares de modernidade é seu preferido. Valoriza modelagens com linhas curvas, mix de cores sóbrias, cabelos alinhados, maquiagem e acessórios discretos.

27) Carta Carta: Pessoa comunicativa, popular, moderna, descolada. Sabe como ninguém misturar peças caras e mais acessíveis, bem como é capaz de fazer belas combinações de cores, estampas, texturas e cortes. Tem sempre um coelho na cartola para incorporar ao seu visual e ficar contemporânea.

28) Carta Cigano/Homem: Pessoa ativa, firme, racional, prática. Só se importa com os modismos quando aprecia uma peça ou tendência em particular. Prefere roupas práticas, duradouras e confortáveis; seu curinga é se vestir de maneira que evidencie o seu tipo físico. 

29) Carta Cigana/Mulher: Pessoa vaidosa, atraente, criativa, zelosa. É do tipo versátil que acompanha a moda sem depender dela; enaltece a beleza das peças, não suas grifes. Usa do estilo sedutor ao chique, também aprecia as indumentárias simples e as glamourosas. É caprichosa e pensa no conforto.


30) Carta Lírios: Pessoa virtuosa, moderada, harmoniosa, simples. Veste-se com sobriedade, entretanto, não é nebulosa. Gosta de tons claros sem excluir os escuros. Arrisca-se bastante nos forais delicados e nas peças com fluidez. Seus acessórios são delicados, finos e coerentes com a escolha do vestuário.

31) Carta Sol: Pessoa expressiva, autoconfiante, intensa, expansiva. Tem luz própria, ainda que jamais dispense refletores. Aprecia luxo e glamour, o que a faz optar por cores e combinações notáveis, joias vultosas e brilho em geral. Seu senso estético peculiar dificulta que caia nas armadilhas dos excessos.

32) Carta Lua: Pessoa romântica, nostálgica, intuitiva, mística. Prefere os tecidos delicados, leves e flutuantes ao vento, bem como gosta de transparências, foscos, rendas, babados, plissados, florais, poás e laços. Suas composições visuais são na maioria atemporais; costuma usar pérolas e pedrarias delicadas.  

33) Carta Chave: Pessoa independente, prática, extrovertida, conectada. Conhece as tendências vigentes, sabe como usá-las e assim o faz. Quando um estilo está na moda, decodifica-o a seu favor encaixando-o nas roupas e adornos que já possui. É eclética, moderna e charmosa.


34) Carta Peixes: Pessoa produtiva, dinâmica, flexível, ostentadora. Independente de ter ou não bom poder aquisitivo gosta de joias, de brilho e de luxo. Pode pecar pelo excesso de adornos; costuma usar texturas e cores sem se preocupar com padrões pré-estabelecidos. Moda é o seu gosto íntimo.      

35) Carta Âncora: Pessoa fervorosa, calma, conformista, estagnada. Dificilmente investe fundo em seu visual; preza pelo conforto e se veste de maneira básica.  Não é do tipo que acompanha as mudanças, seja por falta de bom gosto seja por seu comodismo com a aparência.   

36) Carta Cruz: Pessoa batalhadora, independente, confiante, vaidosa. Gosta de se apresentar bem em qualquer ocasião, portanto, faz uso do estilo casual ao clássico sem se prender às ditaduras do modismo. É elegante, tem bom gosto e sabe dosar nas mesclas de cores, cortes e adornos.  

Valéria Fernandes

Evite processo. Não reproduza o texto sem a autorização da autora.
Cartas do Tarô Cigano 

20/05/2016

Dança das Cores 


A tela está assinada. 

19/05/2016

Louvor à Santa Sara Kali


Nos dias 24 e 25 de maio por toda a Terra celebra-se o dia de Santa Sara Kali, a padroeira do povo cigano. Que possamos enaltecê-la, homenageá-la e agradecê-la antes de fazer uma lista infinda de rogativas muitas vezes não merecidas. Os Mensageiros Divinos devem ser reverenciados pelo sacrifício que fizerem em vida em prol de um bem maior e pela assistência que prestam do plano espiritual aos que estão no mundo caótico material. Santa Sara Kali deve ser lembrada e venerada pelo legado de benevolência, de compaixão e de amor incondicional por suas sinceras motivações de servir.



Louvor 

Glorificada seja a Padroeira dos Ciganos que guia a todos com seu facho de luz cintilante pelas sendas do bem. Bendita seja Santa Sara Kali que da tragédia dos mares ressurgiu no céu em cores de amor e de benignidade. Louvada seja Sara Kali que foi escrava, sofreu dores e perseguições, e hoje resplandece no Alto em humildade para servir a Deus com seu coração puro e maternal. Honrada seja a Santa dos Filhos do Vento que derrama bálsamos de consolações, inspirando ternura, piedade e devoção àqueles que têm fé ou necessitam crer no que os olhos não alcançam. Louvada seja Santa Sara!

Valéria Fernandes
Pintura de Claudia Krindges

18/05/2016

Cigana Carmencita 


16/05/2016

Carta Alianças – Anseios por Amor


As primeiras impressões que se captam com a aparição da carta Alianças em um jogo cujo tema tratado é a vida amorosa do consulente são os fortes laços afetivos, o compromisso, a cumplicidade, a troca, a concórdia, o apoio e as afinidades. Embora as interpretações positivas estejam dentro do contexto simbólico desta lâmina há outro aspecto que deve ser considerado: o anseio por amor.


Muitas vezes as Alianças indicam um indivíduo com ânsia de encontrar um companheiro, buscando vínculos sérios, carinho mútuo, entrega verdadeira e aconchego nos braços de outrem. Esta lâmina retrata o perfil de carência que circunda o consulente, a solidão que lhe angustia e consequentemente as suas privações afetivo-amorosas. Nestes casos, a carta reproduz os anseios de amor de quem consulta o Baralho Cigano para então o interprete (cartomante) orientar o consultante como melhor agir em fases de desejos e de esperas simultâneas.

Valéria Fernandes

Carta Alianças do Baralho Cigano de Santa Sara

15/05/2016

Buena-Dicha


A tela está assinada. 

14/05/2016

Indiana do Dia


13/05/2016

Carta Coruja do Baralho Cigano


A carta 12 do Baralho Cigano tem duas nomenclaturas e imagens de acordo com seus títulos. Nos decks que seguem a Escola Brasileira ela se chama Pássaros, já nos que se pautam pela Escola Europeia aparece com o nome de Coruja. Hoje o mercado nacional oferece vários baralhos que vêm com as duas lâminas para o interprete escolher, ainda que o naipe apareça e descaracterize de algum modo à brasilidade da carta.   


A lâmina Coruja não pode e não deve ser interpretada igualmente com a carta Pássaros, pois, uma vez que a iconografia é distinta, as simbologias sofrem alterações que dão outros vieses para interpretações.

A Coruja, bem diferente dos Pássaros que assinalam inquietações e confusões mentais, simboliza discernimento, razão, reflexão, bom senso, critério e uso da inteligência - a tão famosa “sabedoria” como a faz conhecida. O ruído que esta ave emite traz para a carta as nuanças de azar ou bom augúrio, assim como seu olhar fixo e penetrante aparece na lâmina para apontar ameaça e medo ou perspicácia e ampla visão.

Simbolicamente a carta Coruja representa também os pensadores, a filosofia, as pessoas letradas, a noite, o luar, o misticismo, a clarividência, a bruxaria, o mistério, a intuição. Por outro lado, indica superstição, escuridão espiritual, lugares sombrios, pavor, desgraça e morte.

Valéria Fernandes
Carta Coruja do Baralho Celtic Lenormand 

12/05/2016

Gitana do Dia


11/05/2016

Cigano Ramiro Curandeiro


Pintura de Maria do Carmo da Hora

10/05/2016

Ciganos Circenses 


A tela está assinada. 

08/05/2016



07/05/2016

De Cigana para Cigana


Um bom dia para deixar a intuição ser sua guia, o uso da racionalidade pode atrapalhar das pequenas às grandes decisões. Siga o coração, seja amável, acolha quem precisar de seu carinho dê atenção ao que tem negligenciado. O magnetismo pessoal deve ficar em alta se confiar em você e não se submeter a vontade dos outros se esta não for a sua, uma vez que a concórdia de sentimentos precisa ser equilibrada. Cuide do corpo, da aparência em geral e brilhe, mas lembre-se de fazer igual com a alma. Opchá!

Valéria Fernandes

06/05/2016

Cigana do Dia


05/05/2016

Cigana do Dia


Desconheço autoria das imagens originais. 

04/05/2016

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem.

03/05/2016

Maio mês da Mulher “Cigana”



A mulher cigana é cheia de magias e artimanhas em seu dia a dia. É festiva e alegre mesmo quando tem o coração partido, é sedutora e encantadora para acarinhar seu marido ou pretendente, é batalhadora e faz suas predições de maneira que possa ajudar no sustento da família. Sua maior magia? Ser ao mesmo tempo mulher guerreira, mãe e esposa dedicada, exímia curandeira, sustentáculo espiritual de seu clã e fascinante bailarina, tudo sem perder a identidade de suas raízes e tradições ainda tão discriminadas por preconceitos nos dias atuais.

Valéria Fernandes
A tela está assinada.