31/10/2015

A Vassoura no Dia das Bruxas




Desde a antiguidade a Vassoura está presente nos rituais das Bruxas como um instrumento de purificação, quase sempre esse costume foi ou é utilizado para limpar energias negativas antes e após rituais. A carta Vassoura do Baralho da Vovó Cigana apresenta o simbolismo de limpeza no que diz respeito à faxina de fluidos indesejáveis, independente de ritos cerimoniais. Esta lâmina sugere ainda varrer situações poluídas pela má vontade, pela má fé, pelo egoísmo, pela inveja, pela mesquinhez, pela ganância e por todos os pensamentos que mancham a dignidade humana. E como hoje é o último dia do mês, nada melhor do que uma vassoura em mãos para repelir a poeira da casa interior, da mente impura e que precisa vez ou outra de uma varredura mais caprichada para que as boas influências tenham espaço de expansão e de fluência. É de grande importância limpar o ambiente físico, entretanto, espanar o campo das ideias e dos ideais é providencial para uma vida espiritual e moral mais salutar.  

Valéria Fernandes
Carta Vassoura do Baralho da Vovó Cigana 

30/10/2015

Gitana Carmencita 


Desconheço autoria da imagem.

29/10/2015

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

27/10/2015

Gitana do Dia


A tela está assinada.

26/10/2015



25/10/2015

O “Amigo” Cavaleiro



O Cavaleiro do Baralho Cigano quando aparece numa tiragem representando um amigo (a), normalmente retrata alguém que transmite muito alegria, vigor, entusiasmo, ideias contagiantes ou mesmo pioneirismo. É o tipo de amigo que não deixa a amizade cair na rotina e faz de tudo para proporcionar a quem está do seu lado momentos ímpares com entusiasmo, ousadia e fluidez das horas. Porém, aquele que deseja um porto seguro na figura de um fiel companheiro deve manter-se preparado para uma separação a qualquer ensejo, uma vez que a jornada do Cavaleiro é deveras individualista. O amigo regido por esta lâmina é sempre mais preocupado com suas aventuras e aprendizado pessoal, e quer a todo custo desbravar novos horizontes, não restando-lhe tempo para o apego, o afinco e os cuidados naturais que requerem às relações sólidas. O Cavaleiro gosta e vir quando lhe apraz, desde que mantenha as rédeas da situação.  


Valéria Fernandes
Cartas O Cavaleiro de diversos Baralhos Ciganos  

24/10/2015

Cigana do Dia



A tela está assinada. 

23/10/2015



22/10/2015

Dica da Cigana



Ocasionalmente você sente a impossibilidade de agir devido às barreiras e às limitações das adversidades interiores ou exteriores, deixando o abatimento, as hesitações e os desassossegos se sobressaírem. Em períodos como estes deve acreditar em sua capacidade de ultrapassar os obstáculos por mais imprevisíveis que estes lhes pareçam, evitando assim o derrotismo e fazendo valer a autonomia de seu corpo e de sua mente para não ficar inerte diante às rédeas da sua vida. Tome atitudes positivas, crie ou recrie pensamentos e ações positivas, use de sua força interna para que o Universo entenda o que precisa atrair de construtivo. Não tarda e estará seguro de que o abatimento é tão somente um revés da coragem lhe acordando para horizontes nunca vistos antes.


Valéria Fernandes 

21/10/2015

Cigana do Dia


A tela está assinada. 

20/10/2015

Gitana do Dia 


19/10/2015

Ciganos do Deserto



Seja qual for o deserto que atravesse nesse momento, o amparo Espiritual existe e tem a capacidade de transformar o ermo em um abundante e belo oásis. Acredite, ore, peça auxilio aos Ciganos de Luz e lhes será concedido. Não permita-se ficar refém das miragens que seduzem, e, não demoram, logo decepcionam por seu caráter ilusório.

Valéria Fernandes 
Pintura de Morgana Farah

18/10/2015


17/10/2015

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

16/10/2015

Mulher com as mãos cruzadas




A postura de cruzar os braços é o uma forma consciente ou inconsciente de negação. Você pode está fechando-se para um incômodo que não quer ou não consegue resolver, pode dar sinais de que está na defensiva ou poderá ainda afirmar sua desistência perante uma batalha. Nos casos apontados, trata-se de uma barreira que, por vontade própria, ergue à sua frente, seja para não ter o trabalho de lutar, seja para por medo de sofrer decepções e frustrações ou por conta de suas inseguranças íntimas. É válido lembrar que, quem cruza os braços deixa sua vida ser regida pelo acaso. Não seria melhor escrever a sua própria história ainda que a incerteza seja uma certeza? Lute pelo que estima e sentira-se vitorioso antes mesmo do final da batalha!      

Valéria Fernandes

Carta Mulher com as mãos cruzadas do Baralho da Vovó Cigana

15/10/2015

Cigana do Dia


14/10/2015

Cigano do Dia 


13/10/2015



12/10/2015

A Raposa e sua sagacidade


Algumas vezes temos a necessidade de nos desvencilhar de pessoas que nos cercam e de ocasiões inoportunas, a carta A Raposa pode surgir para fornecer tais indicações.



Embora tenha ganhado fama de má carta, esta lâmina traz bons avisos de que o confronto deve ser evitado, e, que agir com diplomacia ou sair e retirada será a melhor solução estratégica para evitar exposições desnecessárias em situações que aja enganos, tramoias ou o oportunismo por parte de terceiros. Por outro lado, a Raposa também nos faz lembrar que os problemas devem ser encarados prontamente, sem subterfúgios e com responsabilidade para não cairmos nas armadilhas da dissimulação, da autossabotagem ou da covardia.

Valéria Fernandes
Cartas do Tarô Cigano 

11/10/2015

Cigana Espanhola


Desconheço autoria da imagem.

10/10/2015

Cigana do Dia


A tela está assinada

09/10/2015

O Coração - Baralho Cigano



Com a carta “O Coração” em mãos, o Cigano à beira-mar vislumbra em seu jogo quase intimista a oportunidade de encontrar o verdadeiro júbilo interior. O Coração do baralho cigano designa o amor, a sensibilidade, o afeto, o carinho, a dedicação e a doação.

Esta lâmina realça a oportunidade de expressar o calor humano, a generosidade e a entrega, bem como evidencia os sentimentos de harmonia e de sensibilidade. E como morada de todas as emoções, o Coração pode hospedar paixões salutares, desejos recíprocos e motivações para bem viver, mas também antipatias, ressentimentos, dores morais e desilusões amorosas. 

Para fugir do negativo desta carta é preciso que o equilíbrio emocional se faça presente e que a conexão com o Universo Espiritual Luminoso seja uma constante, do contrário, a cegueira das paixões carnais irão se sobressair.


Valéria Fernandes
Pintura de Maria do Carmo da Hora

08/10/2015

Cigana Yasmim 



07/10/2015



06/10/2015

Dica da Cigana



Seu melhor e fiel amigo é seu Guia Espiritual, seja um Cigano, uma Cigana ou outro Mentor de Luz. Nele poderá se apoiar nos dissabores, receber consolo na dor, orientação nas tribulações, cintilação na obscuridade e confiar seus mais íntimos segredos sem a preocupação com os julgamentos alheios. Nas alegrias e colheitas frutíferas, lá estão Eles celebrando em júbilo com seu protegido, ensinando à humildade e à partilha. O Guia Espiritual ou Anjo de Guarda atende ao menor chamado de seu tutelado desde que este clamor seja de coração, seja para corrigir, fortalecer e edificar. Nenhuma criatura pode viver bem sem o sustento que vem do Criador por intermédio dos Seres de Luz, uma vez que ficaria sob os caprichos de sua própria sorte, e, certamente que a desorientação o faria se perder nas infindas trilhas do Universo.   

Valéria Fernandes
Pintura de Maria do Carmo da Hora 

05/10/2015



Imagem do livro  Santa Sara - A  Rainha Dos Ciganos

04/10/2015

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem.

03/10/2015

Dança do Ventre  por Gene Rivas 


02/10/2015

Cigana do Dia


A assinatura da tela está ilegível.