30/06/2015



29/06/2015

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

28/06/2015

Cigana do Dia


A tela está assinada. Não identifiquei autoria. 

27/06/2015

Ego versus Busca Espiritual 

A busca do significado para a vida está cada vez mais acentuada, isso implica que mais e mais indivíduos estão dispostos a sair de sua zona de conforto para abafar os males do Ego.

O Ego, tal como o Egocentrismo, é responsável pela obscuridade do melhor que há em um ser. Quando ressaltado anula o amor pelo próximo, desativa a pureza interior, interfere na retidão de caráter, derrota o perdão que precisa ser doado, discrimina a humildade que iguala, instiga o apego destrutivo e subjuga à generosidade que apazígua dores. O Ego é um personalista implacável.


A busca espiritual traz consigo valores altruístas e benéficos tanto ao indivíduo como à coletividade. Aquele que almeja crescer espiritualmente não se envaidece diante da sabedoria, não se deixa iludir por um mundo momentâneo, não acende altares para si e não permite que a arrogância e a hipocrisia sejam fatores para negligenciar quem lhe rodeia. Ao contrário, neste aflora a solicitude, a reavaliação de seus atos, a reflexão, a ponderação, a prudência, o equilíbrio, a fé, o desapego e a compaixão.
  
Para combater o Ego e crescer Espiritualmente não é imprescindível estar em congregações ou templos, a religiosidade ajuda, porém o fator determinante para o êxito é a conduta interior que se exterioriza livremente com as mudanças internas.      

Valéria Fernandes

Desconheço autoria da imagem. 

26/06/2015



24/06/2015

Alma Cigana




Toda mulher tem uma cigana dentro de si, independente da cor da pele ou dos cabelos, da altura, do peso, da religião ou da etnia. O arquétipo da Cigana é de autoestima, de encantos, de sedução, de força, de luta e de coragem.  A alma cigana é zelosa, meiga, protetora, maternal, vaidosa e sedutora. Ainda sabe ser generosa, criativa, intuitiva, sensível e está sempre com o sexto sentido em alerta. A alma cigana de uma mulher tem no coração alegria, espontaneidade e magnetismo que atrai naturalmente magia, luz, admiração, estima e afeição. Opchá!


Valéria Fernandes

A imagem de fundo é de J.P. Rodrigues.
A da cigana desconheço autoria. 


Ao usar o texto coloque autoria!

23/06/2015

Ciganinha


A tela está assinada, mas não identifiquei autoria. 

22/06/2015

Carta da Semana – A Casa



A Casa simboliza o lar, a família, os fortes laços construídos ao longo dos tempos. Representa as tendas ciganas, moradas temporárias do Povo Cigano, porém com estrutura e ensinamentos sólidos que perduram de geração para geração. A lâmina 4 do Baralho Cigano favorece o aconchego, a segurança, a estabilidade, a confiança, bem como evidencia os relacionamentos domésticos e as decisões judiciais ligadas à herança. Boas perspectivas para quem cuida de casa, para quem gosta de desfrutar da vida familiar e para quem precisa adquirir  imóveis. Quando bem aproveitada, a energia desta lâmina leva o indivíduo a conhecer melhor a própria alma, pois a Casa representa o templo espiritual do ser humano. Ótimo período para propagação de valores tradicionais, seja no ambiente doméstico, no local de trabalho ou em congregações sociais e religiosas.

Valéria Fernandes

Carta do Gilded Reverie Lenormand

21/06/2015

Cigana do Dia


20/06/2015

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

19/06/2015


Cada Ciganinha tem um conselho para lhe dar através das cartas do Baralho Cigano. Escolha uma delas pelo número sem ler o texto. Após fazer sua opção leia a Dica da Cigana que escolheu e faça bom uso dos conselhos.



Conselho da Cigana 1 – Carta Coração: Ninguém escolhe a hora de se apaixonar. O amor chega como brasa que queima e vento que arrebata tudo que ver pela frente. Não tema a entrega, ainda que esta seja momentânea, viva com muita intensidade os momentos que lhes dão prazer. Para você que precisa vivificar o relacionamento seduza no olhar, com uma roupa ousada ou com uma declaração que precisa ser exteriorizada. O ardor da paixão precisa ser aflorado. 

Conselho da Cigana 2 – Carta Raposa: Toda cautela tem suas limitações, assim como todo descuido tem seu preço. Procure um meio termo para não atrapalhar os futuros acontecimentos que estão reservados para você no amor.  Fique de olhos abertos e com os instintos aguçados, o que é para ser e acontecer só o Criador poderá mudar. Momento de se fazer atraente aos olhos de quem deseja!  

Conselho da Cigana 3 – Carta Serpente: No amor o jogo de sedução é o que mais instiga os parceiros para a hora do bote fatal. Evite expor seus desejos de imediato, procure antes investir na sensualidade velada, nas meias-palavras, nos gestos sutis que acendem a paixão. Vista-se de forma provocante como se fosse um mero figurino do acaso, transmita sensualidade através voz delicada e atraente. Será difícil aquele alguém resistir a tantas provocações.  

Conselho da Cigana 4 – Carta Âncora: Para reconquistar aquela pessoa que não sai da sua mente e de seu coração, mostre-se mais segura e autoconfiante.  Não crie dificuldades que façam voltar aos mesmos entraves que os afastaram antes. A reconquista também se faz dentro de uma relação já em andamento ou com anos de vida. Cuidado com a teimosia!

Conselho da Cigana 5 – Carta Aliança: Os compromissos começaram desde a hora que se conheceram, quando trocaram o primeiro olhar. Não queira adiantar os fatos ao exigir solidez e seriedade, aproveite o seu tempo para criar vínculos e fazer com que mais na frente possa contar com um verdadeiro parceiro. Para quem já tem uma união estável é hora de sair da rotina circular que impede a beleza da relação. Crie ambientes e atmosferas românticas e sensuais. 

Conselho da Cigana 6 – Carta Árvore: O amor requer cuidados diários, não basta querer receber carinho afeto e atenção, tente ser mais amorosa e consensual para que sua relação cresça com bases sólidas. Quando se trata apenas de uma paquera, mostre sempre o seu jeitinho delicado como as mais belas flores. Certamente vai atrair por seu encanto natural.  


Valéria Fernandes 

Em caso de cópia, favor colocar autoria. 

17/06/2015

Gitanos a Bailar 


Desconheço autoria da imagem. 

16/06/2015

Cigana do Dia


 Ilustração de W. Sturrock

15/06/2015



Pintura de V. Pepinio

14/06/2015

Cigana do Dia 


Pintura de Eva

13/06/2015

 O Cavaleiro - Um percurso interior



Nem sempre a coragem, a determinação e as iniciativas autoconfiantes em prol do almejado são sinônimas de êxito para quem está representado pela carta O Cavaleiro. O indivíduo sob a energia desta lâmina deve procurar sem a pressa e a ansiedade que lhes são peculiares, contornar suas limitações e procurar atalhos dentro de si para descobrir quais os caminhos que o levarão ao destino íntimo mais sensato. O domínio interior aliado ao controle dos instintos é uma excelente dica para ultrapassar com segurança as pedras de tropeço que surgem sem aviso prévio, bem como o bom ânimo é fundamental para a melhor fluidez dos pensamentos.

Valéria Fernandes
Cartas do Tarô Cigano

12/06/2015

Cartomancia – Pluralidade de interpretações


Cada uma das cartas de um baralho possuem dezenas de significados, não há nelas um sim ou um não para interpretá-las de imediato como sendo uma ciência exata. A leitura das lâminas é complexa e de natureza não palpável, ou seja, é de cunho subjetivo de acordo com a questão, com a técnica usada para leitura, com o consulente e com o interprete (cartomante).


Ao solicitamos dez profissionais que façam a interpretação de um determinado jogo, estes o farão de acordo com suas vivências, com a maneira pelas quais absorveram a simbologia e significados das lâminas e seu grau de intimidade com as mesmas, ainda usarão a intuição e outros a conexão com Espíritos para obter resposta. Estão todos desejando ludibriar seus consulentes? Não! Estão colocando em prática suas linhas de trabalho de acordo com suas particularidades. Desta forma conclui-se que pareceres diferentes surgirão, no entanto, esta diferença só comprova a riqueza de significados das cartas de baralhos, sejam ciganos, comuns ou tarôs.

E os consulentes como ficam em meio à falta de consenso nas interpretações? Eles devem ser esclarecidos pelo interprete a repeito dessas variações para decidir se seguirá em frente com a consulta ou não. Com o consulente a par das amplitudes de uma interpretação, o cartomante deverá fazer seu trabalho com ética, respeito, delicadeza e com a sua bagagem individual, sem mascarar a interpretação, sem fatalismo e principalmente interagindo com o consultor para tonar a leitura mais clara e eficaz.

As cartas estão longe de ser meros objetos de adivinhação, são meios de adentrar em universos íntimos por intermédio de um conjunto de fatores que levam ao crescimento àqueles que bem sabem dispor de suas pluralidades e estão dispostos a orientar e a receber orientação.  

Valéria Fernandes

Os direitos autorias desta tela pertencem a artista plástica
Maria do Carmo da Hora.


10/06/2015

Cigana dos Ventos


A tela está assinada, porém ilegível. 

09/06/2015

Ciganos do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

08/06/2015

Dica da Cigana



Concentre-se no que te faz bem. Esquece os percalços dos caminhos e olha sempre em direção ao horizonte. O passado não é mais a tua realidade, e sim tua redenção de tempos nada aprazíveis que serviu como aprendizado. Foca no hoje, no agora... Constrói, encanta, embeleza que verás que teu momento atual é a fonte de sabores ou dissabores do futuro que queres para ti.

Valéria Fernandes

05/06/2015

Gitano Pablito


Ilustração de Autum

03/06/2015



02/06/2015

Cigana do Dia


01/06/2015

Dançando conforme a música


Chegamos ao meio do ano dançando conforme a melodia que nos foi designada pelo Alto e de acordo com aquelas que escolhemos para bailar. Por vezes dançamos músicas saudosas, melancólicas ou de tristes expressões, em outros momentos ouvimos composições aprazíveis e consoladoras, dessas que nos fazem movimentar em suaves compassos de amor, de harmonia e de união. Também rodopiamos ao som da alegria, do entusiasmo ou mesmo da euforia – horas com equilíbrio, horas com paixão.


A verdade é que não somos preparados para saber qual é o próximo ritmo estabelecido pela Providência Celeste, contudo, podemos nos próximos seis meses escolher as músicas que queremos dançar. “Dance bem, dance mal, dance sem parar”, é vida que segue com cadências diversas em um eterno bailar.  

Abençoado seja o último mês do primeiro semestre para fechamos os ouvidos às músicas que não permitem o leve fluir do corpo e da alma.


Valéria Fernandes