01/03/2015

Cigana Maria Dolores 
- Senhora da Buena Dicha -

Há alguns anos a Cigana Maria Dolores, que já me acompanhava sem que eu soubesse, se apresentou a mim no ato de incorporação em plena roda cigana, foi um momento mágico e gratificante que jamais esquecerei. Mais uma bênção da minha caravana astral.

Quando Dolores aporta em terra ela pega meus longos cabelos e faz uma trança do esquerdo, procura um xale e coloca nos ombros, então dança com leveza para limpar os campos energéticos antes de atender aos consulentes. Não é um Espírito Cigano de roupagem fluídica jovem, quem se digna a ouvi-la ou a vê-la, logo compreende ou enxerga que Maria Dolores tem a aparência de uns quarenta anos. Ainda assim mostra-se elegante, encantadora e com juventude ao falar. É uma Cigana sábia, carismática e capaz de entender todo e qualquer problema que chega a ela. Dolores tem um forte poder de acalmar as pessoas com suas palavras mágicas de prudência, sensatez, reflexão e passes magnéticos.


A chegada de Maria Dolores em minha vida teve um porquê diferenciado dos outros Guias Ciganos com quem trabalho. Dolores veio me revelar segredos da cartomancia de seu tempo para que, por meio do meu livre-arbítrio, escolhesse que rumo seguir: o novo caminho que me oferecera ou meu trajeto de longos anos de estudo e pesquisa enquanto taróloga. Ensinou-me vários métodos para usar as cartas, pediu que eu acoplasse um terço por baixo da minha mesa de atendimento como proteção, disse para eu usar sempre um pingente em forma de trevo de quatro folhas na nuca preso a uma corrente dourada para dissipar inveja e mau olhado. Por algum tempo, até que eu me resolvesse, Dolores ficou comigo nas horas de consultas acrescentando os mistérios que só quem habita o mundo espiritual conhece.  

Alguns meses passaram e fiz minha escolha, quis a Cigana Maria Dolores próxima a mim para todo o sempre, mas pedi que não intervisse diretamente nas minhas consultas, só se fosse imprescindível. Ela abençoou minha opção e continua me protegendo e intuindo em meu trabalho enquanto taróloga. Dolores é uma das Ciganas com quem trabalho e que guardo um apreço particular, uma vez que ela é especial em doçura e aconchego.

Cartomante inata, senhora da buena dicha de outras vidas e do cosmo, Maria Dolores gosta de receber em oferenda baralhos, incensos de ervas (defumadores), velas cor-de-rosa e brancas para serem acesas juntas. E como toda Cigana, ela gosta de anéis, colares, brincos e tem preferência por xale, não por lenço. O anel que uso somente para ela é dourado com a pedra rosa, sua cor de trabalhos magísticos.

Em minha tenda, Maria Dolores honra os Guardiões Ramirez e Esmeralda, mas tem certa independência que os demais Guias não têm. Opchá minha amada Cigana!

Valéria Fernandes
A pintura está assinada, mas não identifiquei autoria.