31/01/2015

Beleza e Encantos do Oriente


Pinturas de Frank Wagtmans

30/01/2015

Cigana Sumaya




"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."

Gandhi
Pintura de Maria do Carmo da Hora

29/01/2015

Cigana do Dia


28/01/2015



27/01/2015

Sonho Colorido




Quem busca o suficiente sonha em preto e branco.
Eu quero sonhar colorido, viajar no impossível,
caminhar nas estrelas.

Renata Fagundes


26/01/2015

O que é ser cigano?

Definir a identidade cigana é bem mais difícil do que parece. Subdivididos em 3 principais etnias 9rom, calon e sinti), eles não constituem um povo homogêneo. Nem todos são nômades. Nem todos falam romani. Nem todos dançam ao redor de fogueiras ou usam roupas coloridas. Podem ser pobres ou ricos. Podem ser cristãos, muçulmanos, judeus. O que faz deles um povo é uma sensação comum de não serem gadgés – como eles chamam os não-ciganos – e de se identificarem com rom, calon ou sinti. “O termo ‘cigano’ só funciona nessa oposição”, diz o pesquisador Frans Moonen, autor do livro Anticiganismo – Os Ciganos na Europa e no Brasil.


Mas, apesar de todas as divergências, algumas características permitem traçar um perfil comum a esses grupos. A primeira delas é o espírito viajante. Ainda que nem todos sejam nômades, os ciganos não se sentem pertencentes a um único lugar. Não criam raízes, não têm uma noção concreta de propriedade – estão sempre fazendo negócios com seus pertences, preferencialmente em ouro, que não perde valor e é aceito em qualquer nação (por isso a imagem cigana é vinculada ao uso do ouro como adereço, especialmente nos dentes das mulheres). Eles não gostam de se submeter a leis e as regras que não sejam deles. Prezam, acima de tudo, a liberdade.  Assim, podem até se estabelecer por muito tempo em um mesmo lugar (como é comum entre os sinti). Mas, nesse caso, procuram morar em uma mesma rua ou, de preferência, em acampamentos onde possam preservar sua autonomia e manter a unidade familiar – outro aspecto primordial na vida cigana.  

É em torno da família que uma comunidade cigana se organiza. Há um líder, sempre um homem, nomeado por mérito e não por herança. Ele é escolhido levando em conta vários aspectos. Um deles, importantíssimo para conseguir alugar um terreno, montar um circo ou participar de férias, é ter documento de identidade, o que se tornou um verdadeiro desafio – o cigano não consegue registrar o nascimento dos filhos porque não possui documentos próprios, em um processo sem fim.  Também deve ser um bom interlocutor entre o público e seu grupo, além de ter habilidade para resolver problemas internos do acampamento. É ele quem dita as regras, divide as tarefas, cria as leis do grupo.


Trecho de uma matéria da revista Super Interessante
assinada por Luciano Marsiglia.

25/01/2015

Reflexão



“Tudo está fluindo. O homem está em permanente reconstrução; por isto é livre: liberdade é o direito de transforma-se.”

Lauro de Oliveira Lima

24/01/2015

Cigana do Dia


23/01/2015

Dica da Cigana



Ninguém veio ao mundo para satisfazer as expectativas alheias, e sim para honrar a Deus e aos seus Guias Espirituais. Faz-se isso através da boa fé, da fraternização e da benignidade – da mão que se estende aqueles que, em desânimo ou desespero, não vislumbram melhorias e necessitam de um impulso ativo para vivificar a alma. Mas a roda da vida por vezes parece cruel, principalmente quando quem auxilia recebe a indiferença, o abandono e o desamparo em contrapartida pelo que fez com boa vontade e pureza de coração. Para os benfeitores é preciso fazer lembrar: melhor ser enganado do que enganar, melhor ser apunhalado que apunhalar, melhor ser alvo da decepção do que decepcionar, pois aí reside a ascendência espiritual. Para os espíritos fracos pede-se com fervor a misericórdia do Alto, já sabendo que o Pai Maior é testemunha onipresente de todos os atos e omissões e que a Sua justiça cedo ou tarde prevalecerá.

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem. 

22/01/2015

Cigana do Dia


Pintura de Coper

21/01/2015

Leitura da Sorte



20/01/2015

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem.

19/01/2015

Festa Cigana


Desconheço autoria da imagem.

18/01/2015

Sou Cigano


Sou Cigano, sou errante... Meu nome é Liberdade;
Nada nem ninguém jamais tirarão meu livre-arbítrio.
Sou força a de um furação, passos firmes no chão.
Para quem merece sou leveza da água,
Uma palavra amiga sempre sairá da minha boca.


Batam palmas meus amigos, os Ciganos sempre estão em festa!
União, luz, verdade... Onde tem bondade sempre estarei.
Quer saber o meu nome?
Soprarei ao seu ouvido...
Ao grande público eu darei minha mensagem.

Sete passos para frente
Nem um passo para trás;
Aqui ou em qualquer lugar.

Oriô!
Cigano Pablo

Canalização de Oscar dos Ciganos

17/01/2015

Cigana do Dia


Pintura de P. Kafft

16/01/2015



Montagem feita por mim. Desconheço a autoria da imagem original.

15/01/2015

Cigana Rubia


Montagem feita por mim.
A pintura original é de Deborah Bauer. 

14/01/2015

Gitanas do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

13/01/2015

Cigana da Praia



Nas ondas de Yemanjá
A Cigana da Praia vai te abençoar!  

12/01/2015

Desenvolvimento Espiritual
&
 Desenvolvimento Mediúnico


Aquele que almeja crescer espiritualmente, antes de qualquer ato religioso, deve saber diferenciar o crescimento interior do desenvolvimento mediúnico. Crescer espiritualmente é uma prática diária a começar em casa, no trabalho, entre amigos, em sociedade; exige amor a Deus, respeito ao próximo, distanciamento do egoísmo, humildade para reconhecer os próprios erros, humanidade, desinteresse, desprendimento e tantas outras virtudes de difícil cumprimento dado às seduções diárias que o mundo oferece.


Quanto ao desenvolvimento mediúnico, este não requer em princípio tanta força moral, dar-se com a prática dos ensinamentos adequados, com a dedicação e não depende unicamente do médium desenvolvente. Faz-se necessário esperar o tempo das Entidades, uma vez que os Espíritos que se aproximam também dependem dos tipos de fluídos que o médium emite. Através dos fluidos individuais de cada médium os Espíritos se aproximam por afinidades, e é por esta razão que as variedades de faculdades mediúnicas não são comuns a todos. Algumas pessoas são médiuns psicofônicos (de incorporação), outras videntes, outras clarividentes, de efeito físico, audientes, intuitivos, também mecânicos, de cura ou clariaudientes entre outros. Muitas têm mediunidades diversas simultaneamente.

O desenvolvimento espiritual é a chave para que estirpe de Espíritos os médiuns darão passagem, ouvirão, enxergarão, etc. Quando a conduta moral do médium deixa a desejar, este logo será ludibriado por Espíritos que se dizem Benfeitores, mas na verdade não passam de Levianos, Perturbadores, Mistificadores e Charlatões. Dificilmente um médium vaidoso, orgulhoso, com interesses pessoais saberá ou admitirá que está sendo enganado.

Valéria Fernandes

Pintura de Sapan 

11/01/2015

Cigana do Dia


Ilustração de Samantha Jordan

10/01/2015



Montagem feita por mim. Desconheço autoria da imagem original.

09/01/2015

Cigana do Dia


A paz no coração é, sem dúvida, a mais sublime alegria da alma.

Valéria Fernandes

08/01/2015

Magia do Amor

 Desconheço autoria da imagem

07/01/2015


06/01/2015

Leitura da Sorte




Sobre a mesa bola de cristal, runas, borra de café, cartas e ainda a leitura da mão para muitas consulentes ansiosas. Será que é assim a vida de uma Cigana, atendendo com tantos oráculos à sua disposição? Só uma Cigana sabe seus mistérios! 

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

05/01/2015

Dica da Cigana




Jamais penses que tua sorte já está traçada por conta dos dissabores que passas, estes existem, mas a vida mostra-se mutável tanto quanto às estações do ano. Lembra-te que os alicerces são construídos dia após dia, seja pelas tuas metas, pela perseverança, pela luta incessante de bem-aventurança das tuas estações internas. Entregar-se ao desgosto, deixar que a contrariedade ou a mágoa se instale é perder espaço para fé, é desacreditar no Deus justo, bondoso e misericordioso. Coloca-te em prece, conversa com o Altíssimo e verás que podes mudar tua trajetória por hora insuprível. Os Ciganos de Luz estarão em teu auxílio!


Valéria Fernandes

04/01/2015

Gitana do Dia


Pintura de Carmen Gomila

03/01/2015

Ciganos do Dia


Não identifiquei o autor da pintura.

02/01/2015

Irradiação Colorida



Deus criou o arco-íris como promessa de dias melhores após a grande inundação na Terra – um elo entre Ele e a humanidade. Mas nem sempre conseguimos ver as cores celestes após nossas tempestades interiores ou com estas em curso. A Cigana deseja que hoje seja diferente, e que as cores divinas alegrem seu dia ainda que murais internos tentem obstruir sua visão.  

Valéria Fernandes
A tela está assinada, porem ilegível.

01/01/2015

Oração ao Povo Cigano


Luz Cigana que me guia, peço-lhe paz e proteção. Que na estrada da vida das pedras eu faça flores, da dor eu faça minha força e com esta força, eu lute e chegue à vitória.  Luz Cigana que me conduz, não permita que as trevas me alcancem. Traga-me amor e união, saúde e prosperidade. Ajude-me a encontrar a felicidade em todos os meus dias.



Que a amada Sara Kali interceda por mim diante do Pai Celeste para que a minha vida seja sempre abençoada. Meu Povo Cigano, Luz que vem do Oriente, me ajude a caminhar sem com alegria na alma. Que eu seja luz por onde eu passar, e que da minha boca jamais sejam proferidas palavras de ódio ou desamor, mas sim de fraternidade.  

Que assim seja e assim se faça.
Salve Santa Sara Kali!
Salve meu Povo Cigano!

Adriana Rodrigues
Pintura de Debopriya Banerjee