30/12/2015

Cigana Luna


Ilustração de Lelis

29/12/2015

Carta Cigana Regente de 2016 – O Buquê


Um novo ano já estar por vir, e com ele novas esperanças e novos sonhos embalam os corações.  As Cartas Ciganas, o Tarô e tantos outros Oráculos – cada um à sua maneira – têm a capacidade de assinalar em aspectos gerais as tendências e as energias que movimentarão o novo ano. Conforme a redução numérica de 2016 (2 + 0 + 1 +6 = 9) vê-se que o Baralho Cigano aponta para carta de número 9, a lâmina Buquê/Ramalhete como Carta Regente do ano 2016

A simbologia do buquê está diretamente associada às noivas. Os antigos acreditavam que era uma espécie de proteção contra o mau-olhado e amuleto de sorte, mas principalmente que trazia fertilidade à mulher. Criam também que as pétalas das rosas fariam a noiva ser carinhosa e doce com o seu esposo. Houve um tempo em que os homens não podiam falar abertamente sobre seus sentimentos e sobre as suas intenções, então começaram a fazê-lo pela “linguagem dos ramalhetes”, ou seja, pelos tipos de flores que enviam para as damas e pelas cores escolhidas para assinalar seus recados. A carta Buquê simboliza sorte, conquista, reconciliação, gestos de carinho, fertilidade, generosidade, amor universal, recompensas e bênçãos recebidas.


O Buquê como Carta Regente de 2016 aponta um período de muita sedução, de paqueras, de romances e de casamento para quem já está comprometido. Para os casados, é uma época dúbia e requer estudo mais aprofundando, uma vez que a carta promete da renovação dos laços matrimoniais aos casos amorosos clandestinos. Em geral, tanto homens como mulheres tenderão a cuidar mais do corpo e da estética, a beleza física estará em alta aliada à autoestima ou a necessidade dela.  No âmbito da moda não serão apenas as estampas florais que dominaram o mercado, e sim a diversidade de impressões: a junção de gravuras, cores e formas. O ano do Ramalhete favorece a jovialidade íntima, a quem trabalha no meio de jovens ou precisa lidar com eles, igualmente é oportuno para as artes e para as atividades que se ocupam com adereços, ornamentos, paramentos, cenários, decoração e ainda feitura de balangandãs (amuletos). 

A carta Ramalhete representa união, fraternidade, altruísmo e compreensão, evidenciando uma temporada em que os indivíduos precisarão agir mais pelo grupo, em busca de consenso para obter bons resultados no que se propuserem. A força atuante coletiva estará presente não só no seio familiar, também nas pelejas por ideais entre pessoas que não se conhecem, mas que almejam o mesmo fim. O Buquê representa prova de amor e de amizade, apontando mais uma vez para ações benfazejas se feitas em grupo, e, neste âmbito, a lâmina 9 dá boas dicas de evolução espiritual e respeito pela diversidade religiosa, mas não isenta das armadilhas de escolher o caminho mais cômodo e omisso, tal como num vistoso arranjo de flores cujas suas farpas se escondem entre as fitas e os laços.   

O agradável visual e aroma dos buquês pressagia dias harmoniosos para 2016, entretanto, marca um ciclo de reconhecimento pelos próprios feitos, pressupondo que é preciso fazer por merecer. Alegrias e surpresas tendem ser uma constante durante todo o ano novo, mesmo diante às adversidades. O Buquê do Baralho Cigano significa afabilidade, desvelo e presentes/mimos, ressaltando desta maneira a natureza cortês e afetuosa nas relações, todavia, alerta sobre os cuidados que se deve tomar em não ceder espaço à superproteção. Nas finanças esta carta adverte cautela para os consumidores, visto que o belo estará em destaque e pode acarretar em aquisições de supérfluos, para os investidores é momento de tornar ainda mais atrativos seus produtos ou serviços.

A gratidão é uma característica marcante da carta Ramalhete, contudo, independente de presságios, todos podem colocá-la logo em prática nos mais distintos universos em que estão inseridos. E aproveitando que 2016 é um ano bissexto, a Carta Cigana Regente oferece a oportunidade de um dia a mais para dar graças na saúde e na doença, no ensino e no aprendizado, na doação e na troca, na abundância e na escassez, na labuta e na impotência, lembrando que nada é por acaso, nem a beleza perfumada das rosas e nem os seus agudos espinhos. 


Valéria Fernandes 
Montagem feita com cartas diversas dos Baralhos Ciganos e dos Tarôs Ciganos

27/12/2015



26/12/2015

Vermelho - Cor Regente para 2016

As cores influenciam positiva ou negativamente, transmitem sensações diversas, pois dentro do contexto cultural em que vivemos seus valores simbólicos mostram padrões comportamentais comuns a todos, ainda que individualmente causem reações distintas.

A tela está assinada.

2016 está se aproximando e o anseio para saber a Cor Regente para o novo ano não é menor. Com uma paleta de 32 cores fiz consulta ao Oráculo Cigano das Cores com a intenção de preparar quem acompanha o Blog Vida Cigana a se orientar e reagir perante a vibração cromática que estar por chegar. No sorteio oracular saiu a cor Vermelha.    

O Vermelho é a primeira cor do arco-íris, é uma cor pura (primária), foi a primeira cor que ganhou denominação cromática e, em meio ao colorido, é a primeira cor que é vista entre as demais. Portanto, a vibração de para 2016 demostra, antes de tudo, tendências de destaque, notabilidade e liderança. Um ano bom para apresentar projetos, para se tornar conhecido ou se fazer notar em alguma área especifica. Como cor estimulante, instiga a tomar inciativas, a sair na frente, a puxar o comando para si. É uma cor pede ímpeto, dinamismo, intensidade e ardor no que se propõe a fazer.

No campo afetivo a cor vermelha promete muita paixão, entrega, encontros fogosos, desejos carnais, sensualidade e erotismo; o alerta de tanta energia fica para aqueles que sonham com o romantismo repleto de delicadezas; uma vez que o vermelho predomina, as fantasias ternas, os pequenos gestos de delicadezas e as doçuras dos relacionamentos perdem forças. Investir na cor do ano ou encontrar um meio-tom é o caminho mais viável para as conquistas amorosas. 


As forças dominantes da cor vermelha são a garra, a motivação, a vivacidade, a coragem, a determinação e a energia física, favorecendo a busca por vivências diferenciadas que saem completamente da rotina, levando o indivíduo a acreditar em si mesmo e correr atrás do que acredita. 2016 tende a ser um ano ativo, com significância peculiar na autoestima e no poder de persuasão. O aspecto negativo fica por conta dos triângulos amorosos, dos excessos, da agressividade, das transgressões, da urgência que as coisas aconteçam e da impulsividade. Moderação nas relações pessoais e no trato com o coletivo são orientações que esse matiz oferece para não deixar que situações ocasionais saiam do controle.

Na esfera espiritual a cor vermelha favorece o contato com à Espiritualidade Cigana, pois de todas as cores esta é quase um consenso de representatividade da vibração dos Ciganos de Luz. Oferendas de rosas, anéis, brincos, fitas, faixas, lenços e velas da cor vermelha podem ser oferecidas para pedidos ou agradecimentos, independente do Cigano (a) em questão trabalhar ou não com esta nuance.    

Vermelho é a cor do fogo, do sangue e do coração, portanto 2016 estará na regência da ousadia, das motivações intensas e do calor do momento, deixando em segundo plano as questões racionais e ponderadas. Com certeza um ano para lá de apimentado.

Valéria Fernandes

24/12/2015

Feliz Natal!




Hoje é dia de render graças e louvores ao Mestre amado Jesus, de lembrar que Ele veio com a missão de ensinar a cada irmão seu o verdadeiro sentido do amor, da paz, da fé e da caridade. Jesus não apenas apregoou às boas novas enquanto encarnado, bem além das palavras, Cristo vivenciou seus ensinamentos, mostrando na pratica que é possível um mundo melhor e mais justo. Reflitamos sobre os nossos atos, distribuamos rosas sem espinhos, espalhemos o inebriante perfume da fraternidade hoje e sempre...

Valéria Fernandes
Pintura de Morgana Farah

23/12/2015

Cigana do Dia


A tela está assinada. 

22/12/2015



21/12/2015

Cigano Wladimir



20/12/2015

Carta Escada



A escada é um meio para atingir um fim, ou seja, uma forma de fazê-lo chegar a algum lugar. Todavia, não se pode esquecer de que a escada também tem movimento descendente, por isso a importância de subir degrau por degrau com muita prudência sob o risco de recomeçar o percurso. Faça valer a sua vontade de crescer, de elevar-se, movimente-se em favor do que almeja, mas não deixe que a soberba, o orgulho e a vaidade de quem alcançou o ápice o façam sentir-se melhor do que aqueles que ainda não galgaram até o seu patamar. E quando estiver lá no alto, lembre-se de estender a mão para quem tem dificuldade de ascender, e, sempre que possível, desça pela mesma escada que subiu para valorizar ainda mais a sua ascensão e observar que o poço também faz parte da roda da vida.

Valéria Fernandes
Carta Escada do Baralho da Vovó Cigana

19/12/2015



18/12/2015

Cigana do Dia




16/12/2015

Cigana Aurora



A tela está assinada. 

15/12/2015

Cigana do Dia


14/12/2015

Carta A Cigana




A beleza, o charme e o magnetismo contidos nesta carta são bastante atraentes, pressupõe, no mínimo, encanto, conquista e sedução. Entretanto faz lembrar o doce canto de uma sereia, capaz de atrair alguém para o fundo do mar se julgada somente pelas aparências. A carta A Cigana ainda que carregue consigo características passivas, emotivas e lunares, exalta a força da mulher, seu bom senso, sua determinação e coragem para lutar, mostra bem além das aparências. A lâmina 29 do Baralho Cigano indica também intuição, sensibilidade e instinto para proteger a si e aos seus. Remete à mulher quando alcança sua independência em algum aspecto, aponta a autonomia e a emancipação. A carta A Cigana ainda indica zelo, generosidade, tolerância, paciência, discrição e lealdade - capacidades e virtudes femininas que ultrapassam o âmbito da fachada.

Valéria Fernandes
Carta A Cigana do Tarô Cigano 

13/12/2015

Cigana da Estrada


12/12/2015



09/12/2015

Baila, Gitana! 


08/12/2015

Cigana do Dia


07/12/2015

Características dos bons Médiuns


A mediunidade é uma faculdade inerente ao ser humano para intercambiar dois universos: o espiritual e o corpóreo. Para exercê-la se faz necessária a presença de um médium e de um Espírito desencarnado. Mas como confiar moralmente em um médium em meio a tantos “falsos profetas” que se revelam dia após dia? Conhecendo a índole e a postura do intermediador!   


Os bons médiuns servem com fé, simplicidade, verdade, modéstia e humildade. Jamais cobram por um trabalho quando mediunizados, pois sabem que não foi feito por ele, e sim pelo Espírito. O bom médium em tempo algum promete resultados positivos ou negativos, visto ter consciência de que nada pode garantir do serviço feito por outrem, no caso por um ou mais Espíritos que se apresentaram espontaneamente ou foram invocados. O médium em plena capacidade de exercer suas faculdades mediúnicas com dignidade não as ostenta, não as explora em proveito próprio e se faz aprendiz em cada comunicação que transmite. Sabe, sobretudo, que servir de intermediário é um dever sagrado, portanto, não espera ou aceita qualquer tipo de paga ou favores por sua tarefa, caso contrário excluiria quem não pode pagar ou lhe favorecer de alguma forma faltando desta maneira com a caridade. O bom médium não é aquele que dar mais comunicações, e sim aquele que sabe controlar sua mente e seu corpo, que tem a moral elevada devido sua boa conduta no cotidiano e não aparenta ser o que não é. O médium digno e de credibilidade é sincero, não falseia os gestos, a fala, a escrita ou outras manifestações inerentes aos Espíritos. O médium honrado está sempre em vigilância por saber que é humano e falho, assim corrige logo seus erros caso estes aconteçam, e com tal comportamento, um médium digno atrai para si naturalmente o amparo dos Espíritos Iluminados, Benfeitores e Sábios, consequentemente afasta de sua aura os Espíritos impuros e maus.

O médium guiado pela ética e pelo bom senso garante a segurança de bons intercâmbios independente dos propósitos no momento das manifestações mediúnicas, sejam estas de cunho consoladora, doutrinária, educativa, literária, etc. O médium eficiente é desinteressado, benévolo, paciente, perseverante e pleno de amor.   

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem. 

05/12/2015



04/12/2015

O Amor...




“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como metal que soa ou como sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”  


1 coríntios 13:1,2.
Desconheço autoria da imagem. 

01/12/2015

Conexão Espiritual




Os Ciganos de Luz anseiam por fazer do seu último mês do ano um período de nobreza interior e repleto de bênçãos. Pratique a benevolência e estará em conexão com o Povo das Estrelas. Seja tolerante e indulgente para com o seu próximo e logo perceberá a presença resplandecente em sua volta. Espalhe afeto, ternura, harmonia e deixe seu coração contemplar a luminosidade destinada a sua alma. Mantenha-se no bem e cultive a fé!

Valéria Fernandes
Pintura de Maria do Carmo da Hora 

04/11/2015

Gitana do Dia


03/11/2015

Cigana Guerreira



Há sempre uma Cigana guerreira lutando pela tua causa quando esta é solicitada, não importa se atende pelo nome de Esmeralda, Wlanasha, Samara, Zaira, Sarita, Carmem ou Madalena. Ela abre os teus caminhos, te defende e te esconde dos inimigos ocultos e das negras emboscadas. Nas pelejas diárias a Cigana toma a tua mão e peregrina contigo, escampa a tua estrada e te protege com energias cintilantes, fazendo assim resplandecer as luzes benéficas da tua alma.


Valéria Fernandes

02/11/2015



31/10/2015

A Vassoura no Dia das Bruxas




Desde a antiguidade a Vassoura está presente nos rituais das Bruxas como um instrumento de purificação, quase sempre esse costume foi ou é utilizado para limpar energias negativas antes e após rituais. A carta Vassoura do Baralho da Vovó Cigana apresenta o simbolismo de limpeza no que diz respeito à faxina de fluidos indesejáveis, independente de ritos cerimoniais. Esta lâmina sugere ainda varrer situações poluídas pela má vontade, pela má fé, pelo egoísmo, pela inveja, pela mesquinhez, pela ganância e por todos os pensamentos que mancham a dignidade humana. E como hoje é o último dia do mês, nada melhor do que uma vassoura em mãos para repelir a poeira da casa interior, da mente impura e que precisa vez ou outra de uma varredura mais caprichada para que as boas influências tenham espaço de expansão e de fluência. É de grande importância limpar o ambiente físico, entretanto, espanar o campo das ideias e dos ideais é providencial para uma vida espiritual e moral mais salutar.  

Valéria Fernandes
Carta Vassoura do Baralho da Vovó Cigana 

30/10/2015

Gitana Carmencita 


Desconheço autoria da imagem.

29/10/2015

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

27/10/2015

Gitana do Dia


A tela está assinada.

26/10/2015



25/10/2015

O “Amigo” Cavaleiro



O Cavaleiro do Baralho Cigano quando aparece numa tiragem representando um amigo (a), normalmente retrata alguém que transmite muito alegria, vigor, entusiasmo, ideias contagiantes ou mesmo pioneirismo. É o tipo de amigo que não deixa a amizade cair na rotina e faz de tudo para proporcionar a quem está do seu lado momentos ímpares com entusiasmo, ousadia e fluidez das horas. Porém, aquele que deseja um porto seguro na figura de um fiel companheiro deve manter-se preparado para uma separação a qualquer ensejo, uma vez que a jornada do Cavaleiro é deveras individualista. O amigo regido por esta lâmina é sempre mais preocupado com suas aventuras e aprendizado pessoal, e quer a todo custo desbravar novos horizontes, não restando-lhe tempo para o apego, o afinco e os cuidados naturais que requerem às relações sólidas. O Cavaleiro gosta e vir quando lhe apraz, desde que mantenha as rédeas da situação.  


Valéria Fernandes
Cartas O Cavaleiro de diversos Baralhos Ciganos  

24/10/2015

Cigana do Dia



A tela está assinada. 

23/10/2015



22/10/2015

Dica da Cigana



Ocasionalmente você sente a impossibilidade de agir devido às barreiras e às limitações das adversidades interiores ou exteriores, deixando o abatimento, as hesitações e os desassossegos se sobressaírem. Em períodos como estes deve acreditar em sua capacidade de ultrapassar os obstáculos por mais imprevisíveis que estes lhes pareçam, evitando assim o derrotismo e fazendo valer a autonomia de seu corpo e de sua mente para não ficar inerte diante às rédeas da sua vida. Tome atitudes positivas, crie ou recrie pensamentos e ações positivas, use de sua força interna para que o Universo entenda o que precisa atrair de construtivo. Não tarda e estará seguro de que o abatimento é tão somente um revés da coragem lhe acordando para horizontes nunca vistos antes.


Valéria Fernandes 

21/10/2015

Cigana do Dia


A tela está assinada. 

20/10/2015

Gitana do Dia 


19/10/2015

Ciganos do Deserto



Seja qual for o deserto que atravesse nesse momento, o amparo Espiritual existe e tem a capacidade de transformar o ermo em um abundante e belo oásis. Acredite, ore, peça auxilio aos Ciganos de Luz e lhes será concedido. Não permita-se ficar refém das miragens que seduzem, e, não demoram, logo decepcionam por seu caráter ilusório.

Valéria Fernandes 
Pintura de Morgana Farah

18/10/2015


17/10/2015

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

16/10/2015

Mulher com as mãos cruzadas




A postura de cruzar os braços é o uma forma consciente ou inconsciente de negação. Você pode está fechando-se para um incômodo que não quer ou não consegue resolver, pode dar sinais de que está na defensiva ou poderá ainda afirmar sua desistência perante uma batalha. Nos casos apontados, trata-se de uma barreira que, por vontade própria, ergue à sua frente, seja para não ter o trabalho de lutar, seja para por medo de sofrer decepções e frustrações ou por conta de suas inseguranças íntimas. É válido lembrar que, quem cruza os braços deixa sua vida ser regida pelo acaso. Não seria melhor escrever a sua própria história ainda que a incerteza seja uma certeza? Lute pelo que estima e sentira-se vitorioso antes mesmo do final da batalha!      

Valéria Fernandes

Carta Mulher com as mãos cruzadas do Baralho da Vovó Cigana

15/10/2015

Cigana do Dia


14/10/2015

Cigano do Dia 


13/10/2015



12/10/2015

A Raposa e sua sagacidade


Algumas vezes temos a necessidade de nos desvencilhar de pessoas que nos cercam e de ocasiões inoportunas, a carta A Raposa pode surgir para fornecer tais indicações.



Embora tenha ganhado fama de má carta, esta lâmina traz bons avisos de que o confronto deve ser evitado, e, que agir com diplomacia ou sair e retirada será a melhor solução estratégica para evitar exposições desnecessárias em situações que aja enganos, tramoias ou o oportunismo por parte de terceiros. Por outro lado, a Raposa também nos faz lembrar que os problemas devem ser encarados prontamente, sem subterfúgios e com responsabilidade para não cairmos nas armadilhas da dissimulação, da autossabotagem ou da covardia.

Valéria Fernandes
Cartas do Tarô Cigano 

11/10/2015

Cigana Espanhola


Desconheço autoria da imagem.

10/10/2015

Cigana do Dia


A tela está assinada

09/10/2015

O Coração - Baralho Cigano



Com a carta “O Coração” em mãos, o Cigano à beira-mar vislumbra em seu jogo quase intimista a oportunidade de encontrar o verdadeiro júbilo interior. O Coração do baralho cigano designa o amor, a sensibilidade, o afeto, o carinho, a dedicação e a doação.

Esta lâmina realça a oportunidade de expressar o calor humano, a generosidade e a entrega, bem como evidencia os sentimentos de harmonia e de sensibilidade. E como morada de todas as emoções, o Coração pode hospedar paixões salutares, desejos recíprocos e motivações para bem viver, mas também antipatias, ressentimentos, dores morais e desilusões amorosas. 

Para fugir do negativo desta carta é preciso que o equilíbrio emocional se faça presente e que a conexão com o Universo Espiritual Luminoso seja uma constante, do contrário, a cegueira das paixões carnais irão se sobressair.


Valéria Fernandes
Pintura de Maria do Carmo da Hora