31/10/2014



Em muitas datas comemorativas as ciganas são chamadas para armar suas tendas e ler a sorte dos que participam das festas. No Halloween, ou seja, no Dia das Bruxas, esse costume é mais comum do que se pode imaginar. Esta não é uma tradição tipicamente brasileira, no entanto, ao longo dos anos se faz presente neste país e encanta os participantes mais do que os doces e além das travessuras.   

Valéria Fernandes

30/10/2014

Cigana do Dia


Pintura de C. Franke

29/10/2014

Cigano Sandro – O Curandeiro



O Curandeirismo é uma das práticas mais comuns ao Povo Cigano, o fazem tanto por meio de rezas como através de materiais encontrados na natureza que tão bem conhecem em sua cultura andarilha. As benzeduras normalmente são feitas com plantas apropriadas para emanar a energia necessária para o enfermo, muito embora as ervas também sejam usadas em chás e em infusões com intuito de cura. Muitos dos feitiços ciganos têm seu teor curativo, seja para melhorar a matéria ou o espírito, e não é a toa que os Guias Espirituais Ciganos quando chegam em terra se utilizam dos conhecimentos adquiridos quando encarnados para auxiliar as mazelas humanas com suas experiências passadas e sabedoria.   


Valéria Fernandes

Pintura de Maria do Carmo da Hora

28/10/2014

Cigana Samira


Desconheço autoria da imagem.

27/10/2014

Dica da Cigana



Vibrações azuis podem harmonizar a sua alma, desenvolver serenamente suas as suas ideias, renovar a sua confiança interior e realçar a sua beneficência envolvendo-lhe em paz, quietude e fé. Esta cor retrata a devoção, estimula a inspiração espiritual, o relaxamento e a contemplação. Exprime tanto a fluidez da sabedoria diurna como o universo misterioso noturno. O azul quando bem aspectado revela liberdade, entendimento, paciência, humanidade, consciência alerta e ordem. Como é a cor que mais traduz a proteção celeste, pode e deve ser usada para afastar energias negativas, gerando sensação de conforto e amparo.   


Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem. 

26/10/2014

 Encantos de Cigana 



25/10/2014

Cigana do Cais


Caravana 

Corra não pare, não pense demais
Repare essas velas no cais
Que a vida é cigana
É caravana
É pedra de gelo ao sol
Degelou teus olhos tão sós
Num mar de água clara.


 Geraldo Azevedo

Pintura de Maria do Carmo da Hora 

24/10/2014

Dica da Cigana



Pensa na tua paz como uma flor que desabrocha todos os dias, contudo, para que este florescer aconteça, deves regar os bons sentimentos nas horas dóceis e nas horas árduas. Nos momentos de leveza agradeces ao Alto pelo que tens e pelo bom ânimo. E quando se manifestar as desventuras agradeces a Deus duplamente, pois Ele confiou a ti o poder do domínio e da sabedoria – dádivas destinadas aos fortes de espírito.  

   Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.


23/10/2014

Cigana Tainara


Pintura de Eileen Annest

22/10/2014

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

21/10/2014

Comunicação dos Espíritos


Em todos os tempos a humanidade obteve comunicações com os Espíritos, sejam estas boas, más, medianas, interesseiras, frívolas, curiosas, destrutivas, instrutivas, edificantes ou acalentadoras. De certo, sempre existiu Espíritos e médiuns por toda parte, o que faz pensar que as comunicações devam passar por crivo antes de ser aceita como verdade absoluta.


A solicitude do Espírito Cigano que se une ao médium com a sua permissão e chamado não deve ser o único critério para saber da qualidade deste Espírito, outro poderia tomar seu lugar e falar o que bem lhe aprouvesse. Para identificar a natureza de um Espírito é preciso averiguar com rigor a mensagem que este emite: há que ser uma linguagem benevolente e repleta de compaixão; embora expansiva e alegre, tem que ser respeitosa; um Espírito de Luz jamais falará mal de quem quer que seja ou usará palavra de baixo calão; não precisa ter linguagem culta, mas é essencial que seja construtiva; em hipótese alguma um Espírito sério e benévolo se faz presente em casas que matam animais, onde prevalece a maledicência e que utilizam a ingestão do álcool desregrada, excetuando se ali for para socorrer os desavisados, incluindo o médium que deu passagem a um Espírito enganador se não for sua culpa; a mensagem não pode fugir ao bom-senso e, todo e qualquer assunto banal ou de cunho egocêntrico e material não devem ser considerados; o Espírito que se apresenta como sendo bondoso não pode ter vícios quando encarnado e nem pode ser irônico; em tempo algum poderá ser arrogante ou se passar por sábio sem que seja comprovada pela razão e lógica a sua suposta sapiência.  

Os Espíritos Superiores são dotados de virtudes, não constrangem, não pedem dinheiro para os médiuns e consulente, não se vangloriam pelos seus feitos, e nunca incorporam sem uma devida solicitação, uma vez que o livre-arbítrio do médium é respeitado em todos os sentidos.

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

20/10/2014

Oráculos Ciganos


A cultura cigana é bastante rica, no entanto, a “buena dicha”, ou seja, a “leitura da sorte”, mostra sem contraditas que se sobressai entre os traços culturais mais difundidos pelo povo desta etnia. Afinal, não é a toa que em “mãos ciganas” muitos materiais palpáveis ou intangíveis podem se transformar em objeto de predição.  



A leitura da mão (Quiromancia), a leitura das cartas (Cartomancia), bem como a leitura através da bola de cristal (Cristalmancia), são os tipos oraculares mais conhecidos, propagados principalmente por imagens retratadas ao longo dos séculos. Mas há entre os ciganos outros meios de adivinhação que foge a catalogação trivial.

- Um método corriqueiro e que não é elucidado se chama “Onomancia” – a arte de prever baseada no significado do nome de uma pessoa e/ou na quantidade de letras que este tenha. Logo após o nascimento de uma criança o nome para lhe dar sorte é soprado ao seu ouvido.

- Os ciganos leem a sorte ao analisar o voo dos pássaros, assim, interpretando seus sinais, podem indicar um momento de mau augúrio ou uma ocasião auspiciosa.

- Fitas coloridas ou objetos multicores são intermediários para mostrar o que estar por vir, os ciganos o fazem de acordo com a concepção que têm das mais diversas tonalidades, trata-se do uso Oráculo das Cores.

- As sementes de frutas também são empregadas para prognosticar, averiguando em jogo as posições em que estas caem e as frutas correspondentes.

- Os ciganos se utilizam do movimento das águas em recipientes como bacias, tachos ou jarras para espiar o futuro, desta forma, tocam na água para averiguar o fluxo e ler seus sinais. Igualmente utilizam a água em um copo ou taça para se munir de clarividência.


O conhecimento oracular dos ciganos é vasto, existem outras maneiras de profetizar que valem ser relembradas e outras tantas que ficarão ausentes neste pequeno texto. O Povo Sem Fronteiras faz predições ao examinar a chama de uma fogueira ou de uma vela, também submete a minucioso exame o desenho da cera que restou de uma vela e os desenhos que se formam da fumaça emitida pelo fogo provocado. Os astros e o solo são potências oraculares entre os ciganos – Astrologia e Geomancia ao seu modo. Todavia, citar ciganos e predições sem evidenciar as patacas (moedas), as runas, a borra de café, os dados, os cristais e até mesmo os números para ler a “buena dicha”, seria criar um lacuna nesta rica cultura de adivinhações.  

Valéria Fernandes

19/10/2014

Cigana do Dia




“Não é o que possuímos, 
mas o que gozamos, 
que constitui nossa abundância.


Provérbio Árabe
Pintura de Morgana Farah

18/10/2014



17/10/2014

Dica da Ciganinha



A gentileza é uma virtude das almas qualificadas, traduz elegância, distinção e emana amabilidade. Não raro, mostra a essência Divina no cerne de quem a utiliza para com o próximo, seja este um conhecido ou um alguém que se esbarra por “mera casualidade”, em situação de simpatia ou de antipatia. Logo, se pretendes deixar tua força interior ser refletida nos que te rodeiam, sejas gentil desde os pequenos atos e a pratique com a maior frequência que puderes. Agindo assim mostrará a tua nobreza de caráter, servirá de exemplo para quem ainda não faz seu uso, e, principalmente, irradiará suaves fluidos de ternura e de fraternidade.

Valéria Fernandes
A tela está assinada, porém ilegível. 

16/10/2014

Cigana do Dia



“O sorriso é elegante. 
E, também, tudo o que o acompanha: o bom-humor, a alegria, a paz interior.
 O sorriso é a melhor coisa que podemos oferecer aos que estão ao nosso lado.”


Miguel Angel Martí 

15/10/2014

Acampamento Cigano e seus Fascínios





14/10/2014

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem.

13/10/2014

Cigana dos Ventos 


Pintura de Gina Barrentu

12/10/2014

Cigana Guardiã




De noite ou de dia, sob a energia do sol ou da lua,
 giro meu pandeiro para tua estrela cintilar. 
Enfeitiço com cores, aromas e sabores... 
Faço de teus dias um livre caminhar. 
Sou a Cigana do punhal de ouro, 
guardiã da boa sorte 
e não deixo o inimigo chegar. 
Rogo a Deus e a Santa Sara Kali para 
te proteger em qualquer estrada, 
pois tua sina é brilhar.

Valéria Fernandes
A tela está assinada, porém ilegível.

11/10/2014

Cigana do Dia

10/10/2014

 Vestimentas Espirituais – Categoria dos Espíritos


Por vezes é difícil entender um Espírito Cigano apresenta-se ornado de joias e adereços que em nada lhes são uteis no universo imaterial e avançado de sua existência etérea, cuja sua evolução dispensaria trajes suntuosos. Como interpretar essa aparente disparidade?



A explicação é simples, desde que se perceba qual a natureza de sua aparição. Todo e qualquer Espírito, cigano ou não-cigano, bom ou mau, pode criar para si uma aspecto de acordo com suas intenções. Na maioria dos casos, este quer uma forma de aproximação com a pessoa encarnada com a qual deseja comunicar-se ou com um grupo delas, então, para ser reconhecido como pretende, para sensibilizar e comover o médium vidente ou mais de um, o faz para transpor barreiras. Um Espírito pode assumir a aparência que teve em uma vida passada, pode manifestar atributos que lembrem suas raízes culturais, suas ocupações na vida terrena quando encarnados e assim por diante.  Também lhe é possível mostrar-se de forma branda e agradável, como de forma pavorosa e grosseira. A importância destes fatos consiste em atribuir à categoria que cada Espírito pertence, não na vestimenta em si.   

Estranho e duvidoso seria se um Espírito Cigano demonstrar-se apego ao brilho, às pulseiras, aos anéis, às tiaras, aos lenços coloridos e a todos os vestígios de uma vida material. No mais, vê-se que é perfeitamente compreensível seus adornos e suas vestimentas elaboradas ricamente em detalhes.     

Valéria Fernandes

Pinturas de Yaskára

09/10/2014



Desconheço autoria da imagem. 

08/10/2014

Cigana do Dia



Desconheço autoria da imagem. 

07/10/2014




Fiz a montagem com a pintura de Maria do Carmo da Hora, 
no entanto, o quadro original pertence ao Templo A Caminho da Paz
 e tem seus símbolos.

06/10/2014

 Prata- Cor Regente para 2015

Estamos perto de 2015, e como oraculista sempre quero antecipar no Blog Vida Cigana os tipos de energias e de vibrações que teremos pela frente. Consultei o Oráculo Cigano da Cores para saber a cor que regerá o novo ano utilizando uma paleta de 32 cores, saiu a cor Prata para dar o direcionamento solicitado.

Há décadas que a cor prata está associada ao futuro, ao progresso e à avançada tecnologia em geral. Na televisão e no cinema essa agregação ficou comum nas roupas dos astronautas, nas espaçonaves, nas galáxias, enfim, na relação do homem com o cosmo e em tudo que transcende o pensamento estático. Deve-se esse feito a perspicácia de entender as características, os efeitos e os reflexos do prateado.


A cor prata, devido ao seu efeito metálico, traduz a sensação de rapidez e de velocidade, e por não ser uma cor sólida, ou seja, por modificar-se de acordo com a incidência da luz, mostra-se como um espelho o que está adiante através de suas oscilações cromáticas. No entanto, é um matiz que representa adaptação, estabilidade e nitidez. 
      
No âmbito espiritual o prateado é associado à lua e os seus mistérios, ao elemento água, aos aspectos feminino e passivo. Representa a pureza da alma, a intuição, a premunição, a clarividência, a telepatia e os sonhos reveladores. A nuança prata é usada com eficácia para combater e cortar energias negativas advindas de magia ou feitiço de cunho destrutivo ou desonesto, pois como espelho, o reflexo da cor pode ser redirecionado evitando prejuízos. Vale lembrar da simbologia do guerreiro com seu escudo prata, uma vez que a placa protetora era imprescindível em um combate. Enquanto cor fluida, brilhante e suave, a prata é aconselhável para purificar, acalmar, buscar interiorização, adquirir paciência e fazer meditação - é uma cor-ponte de contato com as forças cósmicas -. A Doutrina Kardecista afirma categoricamente que, quando um espírito se desprende da matéria para um desdobramento intencional ou não, o faz por meio de um Cordão Prata que interliga o corpo físico ao corpo astral em um cerco energético para ir e voltar.

A prata representa legitimamente o vil metal, a moeda corrente, não obstante, as expressões “prata” e “dinheiro” são sinônimas. O prateado simboliza a riqueza sem a ostentação da coloração dourada. Este matiz metálico revela elegância, sofisticação, requinte, solenidade, distinção, atualização, avanço e modernidade, como contraponto, exprime romance e sensibilidade. Usado em ornamentações dar um ar de glamour e leveza. Dicas para serem aproveitadas em 2015.


Quem encontra-se sob a influência da cor prata seja por uma semana, mês ou ano tem seus dias em ritmo acelerado. Os acontecimentos, sejam estes no campo amoroso, espiritual, material ou emocional acontecem em cadeia sucessiva e simultânea. O bom e ruim ocorrem sem que dê muito tempo para reações lentas, tudo se move, o dinheiro aumenta, a sensibilidade aflora, o grau de experimentos espirituais redobra e aprofunda-se, as premunições são mais ocorrentes, o dia de amanhã, quer dizer, o futuro, praticamente fica no presente devido à aceleração energética da vibração prateada. 


Oferendas Ciganas

Aqueles que desejam se conectar ainda mais com seus Guias Ciganos não terão grandes dificuldades, a cor prata vem como soma. A principal oferenda, além de velas, lenços, fitas, medalhas e joias prateadas são os oráculos, uma vez que prata é a cor que simboliza todos os oráculos por predizerem o futuro. Os pedidos de vidência/intuição na leitura das cartas tendem a ser mais atendidos no ano de 2015.          

Valéria Fernandes

05/10/2014

Encantados do Oriente

(Pintura de Maratha)

(Desconheço autoria da imagem)

04/10/2014



03/10/2014

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

02/10/2014

Quem são os Ciganos com Jarros?


Muitas são as imagens espalhadas de ciganos e de ciganos carregando um jarro, sejam estas apresentadas por meio de desenhos, de pinturas rebuscadas ou de estatuetas. Mas porque isso acontece?    

Primeiramente há que se lembrar da iluminada existência de Entidades Espirituais conhecidas como a Cigana do Jarro e o Cigano do Pote, motivos mais que suficientes para propagação de figuras assim. Todavia, nem todas as reproduções com jarro ou pote estão relacionadas com estes dois Espíritos Ciganos em específico, na realidade vão bem além.  


Os cântaros são recipientes próprios para armazenar líquido, no caso das retratações em que os ciganos seguram tais objetos ou fazem menção a eles, trata-se de homenagens à essência do povo nômade, andarilho, que precisa ir em busca da água para sobrevivência diária, descartando assim a hipótese única de referência à Cigana do Jarro ou ao Cigano do Pote. Além de que, tais imagens também revelam algumas entidades astrais que trabalham prioritariamente com o Elemento Água que simboliza o universo das emoções.

Assim sendo, quando um Cigano Espiritual é identificado com este utensílio, vê-se a representação simbólica de uma Entidade que ajuda e protege no campo afetivo/amoroso. Igualmente, incentiva a sensibilidade mediúnica, a intuição, o misticismo e as criações artísticas; ainda acolhe e aconselha o consulente ou o médium através de palavras suaves, sábias e profundas. No que diz respeito ao lado negativo da vibração do Elemento Água, o Espírito Cigano conhecedor da magia deste Elemento, cuida de afastar a instabilidade, as ilusões, as paixões desordenadas e as confusões mentais que um indivíduo possa vir a ter, isto entre outros excessos causados pela emanação obscura da energia aquática.


Valéria Fernandes

01/10/2014

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem.