31/12/2014

Saudade e Renovação

Que venha 2015 com novos sonhos e esperanças renovadas, mas que todos nós possamos, de cabeça erguida, relembrar de antigos amores, de erros reparados e de feridas saradas que 2014 nos proporcionou. Possamos também honrar aqueles que partiram com doces e afetuosas recordações, sem lamentos, com a certeza que nos reencontraremos em breve.


Um ano que passa é sempre uma saudade, o que chega é uma nova ventura. Vamos vivê-lo um dia de cada vez buscando saúde, paz, luz, dignidade, prosperidade, sucesso e muito amor.  O que o tempo traz de bom são os ciclos que se abrem e se fecham, que movimentam nossas vidas, que nos faz pensar e repensar. Chorar e sorrir, sofrer e crescer. Que venha 2015 para colorirmos suas páginas em branco com as nuanças que o destino indicar.   

Bênçãos dos Ciganos de Luz!


Valéria Fernandes
Pintura de Maria do Carmo da Hora

30/12/2014

Ciganos do Dia 


Desconheço autoria da imagem.

29/12/2014

Dica da Cigana




Tenha consciência de que você sempre merece mais... Mais lealdade, mais verdade, mais entrega, mais atenção, mais amor, mais luz, mais paz, mais beleza e colorido em sua vida. Jamais esqueça de conscientizar-se: Seja Mais!   


Valéria Fernandes

28/12/2014

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

27/12/2014

Cigana Estrela do Oriente


Desconheço autoria da imagem. 

26/12/2014

Cigana do Leque


24/12/2014



Adaptação da pintura de Maria do Carmo da Hora

23/12/2014

Luz Reluzente

Descobri cedo que eu não sei viver sem Jesus. Sem seus ensinamentos de fé, de caridade, de esperança e de amor ao próximo. Sem seus exemplos de humildade e indulgência, sem o seu perdão constante para que eu também possa ser perdoada.


Sem essa Luz nada sou, ficaria sem rumo, vagaria a ermo na escuridão de mim mesma... Sou grata a Deus que deu seu Filho imaculado e resplandecente como Guia de todas as virtudes e negação de todos os males. Jesus é modelo vivo de benevolência, de abnegação e de compaixão. Como viver sem espelhar-se Nele? Que pessoa seria eu sem os Seus preceitos de evolução moral para um dia eu ver a face radiante do Pai Celeste? Ele é Guia, é norte, é cor, silêncio e afago. Ele é voz que sussurra, grito que alerta; consolo na dor e bonança na desventura. É vida com retidão. Jesus é amor para toda eternidade...

Desejo que neste Natal Jesus reluza em sua alma e que você faça perdurar esta luz cintilante de beleza interior por todos os seus dias!  

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem. 

22/12/2014

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

21/12/2014

Povo Nômade




Bendito seja o coração cigano que faz da essência Divina sua nutrição carnal e espiritual. Bendito seja o povo nômade que sabe usufruir da natureza como morada provisória, pois sabe que a Terra é só um pouso, uma passagem. Sagrado seja o solo fértil que alimenta com seus frutos os sábios filhos andarilhos. Opchá!


Valéria Fernandes

Detalhe de uma pintura de Maria do Carmo da Hora

19/12/2014

Bela Gitana


Pintura de Harvie Brown

18/12/2014

Espírito Natalino




“Há mais, muito mais para o Natal do que luz de vela e alegria. É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para paz, para entendimento e para benevolência dos homens.


Desconheço autoria da imagem e do texto. 

17/12/2014

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem.

16/12/2014

Esperança



“A Esperança não murcha, ela não cansa,
Também como ela não sucumbe à crença.
Vão-se os sonhos nas asas da descrença,
Voltam os sonhos nas asas da Esperança.”


Augusto dos Anjos
A tela está assinada, mas não identifiquei autoria. 

15/12/2014

Dica da Cigana



Uma nova semana se inicia e com ela virão novos desafios e inesperadas provações. É hora de erguer a espada da fé, da coragem e da ousadia para combater toda força contrária que, por ventura, cruze os desertos escarpados de teus caminhos. Segue na paz que uma Cigana guerreira estará à tua frente, abrindo teus horizontes e iluminando teus passos para que o inimigo rastejante não te faça de presa.

Valéria Fernandes

Pintura de André Luiz Ferreira

14/12/2014

Amor...



“É errado pensar que o amor vem do companheirismo de longo tempo ou do cortejo perseverante. O amor é filho da afinidade espiritual e a menos que esta afinidade seja criada em um instante, ela não será criada em anos, ou mesmo em gerações.”

Khalil Gibran

Pintura de Morgana Farah 

13/12/2014

Cigana Pogiana


Desconheço autoria da imagem.

12/12/2014

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem.

11/12/2014



10/12/2014

Estilo Cigano




Diz-se que o jeito de cigana é inconfundível, tanto pela sensualidade que exala como pelo olhar enigmático que lança. Entretanto, estas pinturas de singelas jovens adornadas por rosas, lenços florais, lantejoulas, pedras e medalhas – muitas medalhas – forma para mim o mais puro estilo cigano.


Valéria Fernandes

Pinturas de M. Ileva

09/12/2014

Gitana Soledad


Desconheço autoria da imagem.

08/12/2014



07/12/2014

2014 – Ano da Cigana Sete Saias

Durante o ano de 2014 a Cigana Sete Saias esteve presente neste blog nos dias 7 de todos os meses, não só para ser homenageada, mas para abençoar cada visitante assíduo ou não do Vida Cigana com seus Sete Mistérios. Fato relevante: a incredulidade ou a falta de simpatia com esta Cigana não intervém em seus trabalhos benfeitores e amorosos, pois como Espírito de Luz auxilia a seu modo quem dela necessita sem distinção. 


Sete Saias é a Cigana protetora dos caminhos e do amor. E hoje, no último dia 7 do ano, rogo para que ela afaste com seus sete babados coloridos todas as tristezas, decepções, desamor, solidão, fraquezas morais, falsidades e inimigos encarnados e desencarnados, para assim revigorar a alma de quem almeja sua assistência e fortalecer, ainda que sem reconhecimento, aqueles que nem mesmo sentem sua presença.

Pela redução numérica do ano de 2014 (2 + 0 + 1 + 4 = 7) chega-se ao número da Cigana Sete Saias. Número sagrado que ecoa por esta Entidade como sendo de amor e proteção. Portanto, vê-se que ainda é tempo de aproveitar “seu ano”, fazê-la pedidos e agradecê-la por sua presença constante e benfeitora.  

Para quem deseja conecta-se mais veementemente com a Sete Saias pode fazê-lo por meio de preces e oferendas, escolhendo uma das sete dicas que seguem.   

- Fazer uma prece de coração 7 vezes neste dia destinada ao próprio crescimento espiritual;
- Ofertá-la 7 velas coloridas;
- Presenteá-la com 7 fitas coloridas;
- Oferecê-la 7 frutas distintas;
- Acender 7 incensos com 7 fragrâncias florais diferentes;
- Dar-lhe 7 anéis de cores diversas;
- Entregá-la uma saia com 7 babados.

Ressalto ainda para quem aspira fazê-la súplicas devocionais mais específicas para 2015 que o faça nos sete primeiros dias do ano que se aproxima usando 7 velas nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo ou rosa e violeta - entregando nesta ordem uma por dia. É um período de força magnetizadora para receber às graças da Cigana Sete Saias.


Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

06/12/2014

Cigana Luna


Desconheço autoria da imagem.

05/12/2014

Ciganos no Acampamento




Eis duas telas de Maria do Carmo da Hora que eu não havia mostrado na íntegra. A primeira, no acampamento, trata-se da cigana Rosita bailando ao luar ao redor da fogueira. Já a segunda, retrata a cigana Esmeralda nos braços do cigano Yago em passeio romântico. Duas belas pinturas que não poderia deixar de ser apreciadas como merecem.


Valéria Fernandes 

04/12/2014

Cigano Pedrovick


Desconheço autoria da imagem. 

03/12/2014

Gitanos



02/12/2014

Cigana Ametista


“Do alto da montanha, ao pôr do sol, vejo um mar de nuvens purpúreas no céu. Os raios da mais límpida ametista enchem meu olhar com um tom lilás muito relaxante. Elevo minha alma ao sagrado e o crepúsculo aprofunda juntamente com meus pensamentos em tons violetas e encontro a perfeita tranquilidade. Minha vida espiritual aflora e ouço, vejo e sinto a beleza de Deus.”

Desconheço autoria do texto.
Pintura de Maria do Carmo da Hora

01/12/2014

1 º de Dezembro - Começo do Fim



O primeiro dia do fim do ano chegou. Que possamos depositar aos pés de Santa Sara Kali todos os agradecimentos pelas dádivas recebidas e pelos aprendizados que nem sempre saíram como o planejado, mas que se seguiram de acordo a vontade de Deus que, em sua soberania, conhece o que é melhor. Temos a oportunidade de entregá-la em devoção nossas esperanças e pedi-la para renovar nossas forças, fé e amor se estiverem adormecidos. 

Dezembro é um mês típico para reflexão, entretanto, o que faz deste período tão especial é a ação produzida por intermédio da ponderação. Que seja um mês bendito, que possamos honrar o nome de Jesus não só em preces, e sim em cada pensamento edificante e obras benfeitoras. 

Sara Kali abençoe a todos nós!

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

30/11/2014

Cigano do Dia


Desconheço autoria das imagens.

29/11/2014

Reflexão



“Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.


Padre Fábio de Melo
Desconheço autoria da imagem.

28/11/2014

Dança da Espada


A Dança da Espada tem sua origem dividida em muitas histórias e lendas, no entanto, o que a faz tão bela não é exatamente sua procedência, e sim seus magníficos movimentos quando executados e os porquês dessas cadências.


Neste tipo de dança a bailarina que pode ser cigana ou não, tem o poder masculino nas mãos simbolizado pela espada, porém a força física não é ressaltada, e sim a feminilidade, a sensualidade, e, principalmente a habilidade. Caso exista uma guerra a ser combatida com uma arma em punho, esta dar-se em função do equilíbrio da mente e do espírito, entre as forças internas, assegurando à destreza da mulher em pelejar pelas suas próprias batalhas e consequentemente em celebrar suas vitórias. Ela defende seus territórios com movimentos controlados, marcantes e sinuosos, mas em momento algum evidencia a violência, ao contrário, o “domínio sobre si” são as palavras de ordem da guerreira que dança com a espada.

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

27/11/2014

Baila Gitana!


Pintura de Eduardo Caetano 

26/11/2014

Cigana da Sorte


Ilustração de Nicoletta Galjo

25/11/2014

Colorido de Cigana


Desconheço autoria da imagem.

24/11/2014

 Dica da Cigana


Brilhe, resplandeça, se faça notar por todos em tua volta através do sorriso que aproxima, da mão estendida que dá boas-vindas, do abraço que abriga. Reluza como ouro entre os teus, não para se sentir maior ou ofuscante, e sim para dividir os raios de luminosidade que há em teu íntimo e inundar de luz amorosa aqueles que o Pai-Maior designou para estar em tua companhia. Lembra-te sempre das palavras do Mestre Jesus: “Não coloque a candeia debaixo do alqueire”.


Valéria Fernandes

23/11/2014

Ciganos do Dia



Pinturas de Van K.

22/11/2014

Cigana Carmencita 


Desconheço autoria da imagem.

21/11/2014

Uma dança para Pablo Gitano


Desconheço autoria das imagens.

20/11/2014

Dica da Cigana



A boa estrela, os caminhos abertos e a harmonia sempre hão de existir para aqueles que, pela fé, pelo discernimento e pela humildade, buscam junto aos Espíritos Ciganos um caminho aprazível para trilhar. Por boa estrela deve-se entender o direcionamento e a proteção nos momentos de perigo, seja do inimigo carnal ou espiritual; os caminhos abertos são, na verdade, os acontecimentos do fluxo natural da vida movidos com a força e a coragem advindas do Alto para progredir sem cessar; já a harmonia, nada mais é que a paz interior através do reconhecimento das falhas e das virtudes que equilibram a alma no todo, reestabelecendo a ordem interior por meio da concórdia e da disposição de evoluir.


Valéria Fernandes
A tela está assinada em idioma oriental. 

19/11/2014


18/11/2014

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

17/11/2014

Cigana Esmeralda



Para muitos Esmeralda é apenas mais uma cigana nessa imensa constelação espiritual do bem regida por Santa Sara Kali. Para mim, Esmeralda é joia rara, lapidada por Deus-Pai para guardar a mim, amparar os meus e abençoar a minha tsara.

A Cigana Esmeralda é a minha primeira Guardiã juntamente com o Cigano Ramirez, e todos os outros Guias quando aportam na nossa tenda rendem-lhe respeito hierárquico. Ela é o princípio feminino primordial que rege minha coroa como “Filha da Espiritualidade Cigana”, bem como Ramirez é o princípio masculino de base.

A luz de Esmeralda é brilhante, suas bênçãos são dádivas, sua alegria é única, suas cartadas são certeiras, seu amor é infindo, sua sabedoria é luminosidade na escuridão, sua força magnetizadora para quem estar perto ou longe é precisa, pois ela domina os raios esverdeados da cura para alma, para a mente e para o corpo. Bendita seja a Cigana Esmeralda que me escolheu como protegida desde remotas épocas!


Valéria Fernandes
Pintura de Maria do Carmo da Hora