31/03/2013


A Páscoa na Cultura Cigana

A Cultura Cigana prima por uma religiosidade muito forte perante a vida, se mesclando nas tarefas comuns do dia-a-dia, fazendo com que a nossa vida seja permeada de magia. Nossa religiosidade ímpar, que agrupa elementos de várias linhas de magia tem uma influência grande nos ritos do calendário do Cristo; pelo amor que temos a Cristo e por crer em seus ensinamentos absolutos, na seara da caridade e amor ao próximo.

Sendo assim, a Semana Santa nos trás alegrias e oportunidades para que se faça vários tipos de magias. Durante a semana (de segunda-feira à quinta-feira), fazemos nossos pedidos para as “Almas”, reforçando nossos pedidos mais urgentes. Na sexta-feira nos abstemos dos jogos de baralhos (pois além de mau presságio é desrespeito). Mas podemos fazer alguma magia exatamente às 15h, para alguma necessidade que nos aflige e que necessitamos resposta rápida.  


No sábado, podemos fazer uma limpeza astral no nosso corpo e alma para aproveitar a força deste dia, queimando posturas que não desejamos na nossa vida; utilizamos banhos, ervas, cristais e coisas muito conhecidas na Cultura Cigana como o tradicional banho de manjericão.  

Cristo para nós foi o maior dos ciganos. Pois como se fez entender muito bem Asséde Paiva – “Ele foi um pobre Galileu, sem eira nem beira, não tinha casa nem terra e também não se agarrava a valores materiais, além de ser nômade e fazer da sua vida a premissa a auxiliar os irmãos (ou seja, todos que cruzam seu caminho), Ele andou quase que por todas as cidades e aldeias, pobre como a maioria dos ciganos no mundo.” Por este motivo seguimos suas leis, respeitando as escolas iniciáticas existente, sempre adequando o melhor de cada, entrosando nossa cultura.  

Por isso a Páscoa é tão importante para nós, assim como sabemos da egrégora destes dias para dar auxílio aos que nos procuram em busca de conforto e palavras amigas que as ciganas sabem dar a quem confessa seus temores, indicando caminhos, servindo chá, dando carinho e mostrando que tudo se resolve se temos o bem e a luz enraizados no nosso coração. Aproveitamos amigos, para realmente nos dar, fazendo destas datas e também nos outros dias, o trabalho da seara que o próprio Cristo viveu e ensinou.


Este texto circula na internet sem autoria. Gostaria de colocar os créditos, para tal, aceito informações: valeriafernandes.com@hotmail.com

Feliz Páscoa!

30/03/2013

Cigana do Dia


Ilustração de Marco Aurélio

29/03/2013


Humildade



A humildade não está na pobreza,
não está na indigência,
na penúria, na necessidade,
na nudez e nem na fome.
A humildade está na pessoa que tendo
o direito de reclamar, julgar, reprovar
e tomar qualquer atitude
compreensível no brio pessoal, apenas abençoa.


Emmanuel – Por Chico Xavier

Pintura de A. Ebert

28/03/2013

Cigana do Dia



"Tudo está fluindo. O homem está em permanente reconstrução; por isto é livre: liberdade é o direito de transformar-se."   Lauro de Oliveira Lima.

Desconheço autoria da imagem.

27/03/2013

Amor Cigano


Desconheço autoria da imagem.

26/03/2013

Cartomante Cigana


Pintura de Harrison F.

25/03/2013


Esperança - Cigana do Amor




Sou filha do vento e amante do sol, sou cigana de canto, de dança e de amor. Pela lua sou intuída e pelas estrelas vejo meu norte, carrego as cartas que mostram toda e qualquer boa ou má sorte. Viajo pelas estradas longínquas agitando fitas coloridas, espalhando perfume, rosas e mirra. Quando vejo duas almas aflitas merecedoras de um encontro, não duvido, acendo a fogueira e com minha magia chuvisco feitiço. Nas alianças do coração coloco minhas bênçãos, porque eu sou à Cigana Esperança, aquela que ilumina e bendiz os laços encantados do amor em minhas andanças.


Valéria Fernandes

Pintura de Maria do Carmo da Hora

24/03/2013

Arte, arte, arte...


Pintura de Hoden


Desconheço autoria da imagem.


Pintura de Pino

23/03/2013

Reflexão


22/03/2013


Ciganos da Linha do Mar



A predominância das cores azul e verde claro, aliado ao movimento que a artista deu na própria tela, me fez acreditar que esta pintura é uma homenagem ou retratação de Ciganos da Linha do Mar. A obra revela leveza, frescor, sensibilidade, emoções, quimeras, ondulações, giros e balanço, características que, sem dúvida, enaltecem  e remetem ao mar.

Salve os Ciganos da Linha do Mar!

Valéria Fernandes

Pintura de Agnes Dosanto 

21/03/2013


 Arte e Inspiração



Pintura de Tim Gililand


Lyalya Moldavskaya – Integrante da Svenco Band 

20/03/2013

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

19/03/2013


Elegância - Espírito em evolução


A elegância não encontra-se na cultura adquirida, nas vestes bem moldadas, que dirá na postura corporal ou nas regras de etiqueta, a verdadeira elegância encontra-se na amabilidade, na benevolência, na sutileza de uma palavra que ergue e jamais naquela que denigre.


Ser elegante é ser cortês, atencioso, cuidadoso, é, sobretudo, exercitar as virtudes espirituais no cotidiano. O indivíduo elegante está em constante crescimento, avalia seus atos e doa o melhor de si e das mais diversas formas, silencia para ouvir o próximo e quando se pronuncia não o faz para julgá-lo.  Acredito que a elegância ande de mãos dadas com a solidariedade e que é amiga expressiva da humildade. A meu ver a elegância se faz presente no refinamento íntimo que constrói-se durante toda a vida, lapidando a alma, dia após dia.  


Valéria Fernandes

Desconheço autoria da imagem. 

18/03/2013

Cigana Soraia de Marrocos


Pintura de Maria do Carmo da Hora 

17/03/2013

Ciganos do Dia


Desconheço autoria da imagem.

16/03/2013


Uma homenagem ao berço cigano – A Índia





Pinturas de Frank  Wagtmans

15/03/2013


Celebrar...


Um dia inspirado por esta imagem pode render bons frutos para quem bem captar sua mensagem. Esta tela, na qual três pessoas dançam sintonizadas, revela alegria,  leveza, companheirismo e comunhão - ótimos critérios para levantar o astral, seja no seio familiar seja no meio social.  Celebrar é preciso! 

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem. 

14/03/2013

Lindos!!!



Pinturas de Morgana Farah

13/03/2013

Cigana do Dia


Pintura de Lilyane M.

12/03/2013

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem. 

11/03/2013


Mistérios Cotidianos




Todos os dias a vida nos revela segredos incríveis e das mais variadas origens, pois bem, temos uma semana inteira para desvendar os mistérios que poderão ser surpreendentes, e também aqueles que não enxergamos antes por falta de um olhar atento. O véu que nos separa das descobertas necessárias é tão somente uma tênue sutileza na maneira de enxergar o mundo. Abrir o coração é a via mais eficaz para quem almeja aguçar os sentidos. Pense nisso!


Valéria Fernandes

Pintura de Nastara

10/03/2013


A Máscara

Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, fingindo não ser o que sou, faço-o para atrair o outro e logo descubro que só atraio a outros mascarados, distanciando-se dos outros devido a um estorvo: a máscara.



Faço-o para evitar que os outros vejam minhas debilidades e logo descubro que, ao não verem minha humanidade, os outros não podem me querer pelo que sou, senão pela máscara.

Faço-o para preservar minhas amizades e logo descubro que, quando perco um amigo, por ter sido autêntico, realmente não era meu amigo, e, sim, da máscara.

Faço-o para evitar ofender alguém e ser diplomático e logo descubro que aquilo que mais ofende as pessoas, das quais quero ser mais íntimo, é a máscara.

Faço-o convencido de que é o melhor que posso fazer para ser amado e logo descubro o triste paradoxo: o que mais desejo obter com minhas máscaras é, precisamente, o que não consigo com elas.

Texto de Gilbert Brenson Lazan
Desconheço autoria da imagem.

09/03/2013

Ciganas do Dia



Desconheço autoria da imagem.

08/03/2013

Cigano do Ouro


Pintura de Yascara

07/03/2013


Dia 7 - Salve a Cigana Sete Saias


A Cigana Sete Saias tem algumas peculiaridades quanto a sua roupagem fluídica, a mais comum é a que sua saia tenha sete babados e com as cores do arco-íris, evidenciando a ordem cromática do mesmo. Podendo se apresentar simplesmente com sua saia de sete babados com sete cores distintas e “aleatórias”. Há também a roupagem fluídica em que à Cigana veste-se toda de vermelho, mantendo sempre os tradicionais sete babados.



Outras roupagens devem existir, mas não tenho conhecimento de causa para fazer qualquer afirmação. Sei que Sete Saias pode mostrar-se loira, morena ou mesmo ruiva, o que para mim não faz a mínima diferença. Mais vale seus conselhos, sua proteção e sua luz clareando meus caminhos.

Opchá, Minha Cigana das 7 bênçãos!


Valéria Fernandes

Pintura de Morgana Farah 

06/03/2013


Sintonia



Com o tempo aprendi que não adianta reclamar das coisas ruins, atrai mais ainda e semeia negativismo.  Aprendi que, quando as coisas não estão tão boas quanto desejo, meu pensamento é quem vai mudar meu estado de espírito. Minha sintonia com o bem depende de mim, unicamente de mim, pois sei que jamais estou sozinha e tenho os companheiros espirituais que fiz e faço por merecer.

Valéria Fernandes

Pintura de Ivani C.

05/03/2013

Dança Cigana


Desconheço autoria da imagem. 

04/03/2013


Feliz Aniversário!


Hoje, 4 de março de 2013, o Blog Vida Cigana completa exatos 5 anos, e em minhas reflexões, sinto que minha missão por aqui está chegando ao fim.  Foi um período de muito aprendizado e de troca de experiências – o que fez valer a pena cada segundo dedicado a meu crescimento e daqueles que visitaram ou acompanharam o conteúdo postado por mim.

Comecei timidamente, postando citações sem olhar se existia ou não outros blogs com o mesmo tipo de conteúdo. Com o passar do tempo vi o Vida Cigana sendo copiado em imagens e em textos assinados por mim, então tive a impressão que o Blog “deu certo”.




Mas nem tudo são flores, passado mais algum tempo, enxerguei centenas de pessoas agarradas a estórias de Espíritos Ciganos como se estas fossem a verdade absoluta e com a disposição de depender somente delas, negligenciando sua própria trajetória com seus Guias. Neste instante de lucidez, tenho certeza que intuída pelos “Meus Ciganos”, deixei de escrever sobre Espíritos Ciganos que trabalham comigo, que vieram a mim para enviar mensagens ou que passaram na minha vida para deixar algum ensinamento. O fiz para que os leitores acreditassem que o nome de uma Entidade Cigana NÃO pode servir de parâmetro para saber como esta se apresenta ou se comporta em todos os casos.  

Cada Cigano de Luz tem suas particularidades, e cabe a Eles passarem aos médiuns (seus protegidos) suas características. Um exemplo: enquanto a “Minha Cigana Esmeralda” gosta de vermelho e trabalha com a vibração desta cor, a Cigana Esmeralda que trabalha com outra pessoa pode gostar de verde, de lilás ou de qualquer outra nuance, isto vale para qualquer Entidade. Para mim, tem sido difícil fazer compreender que existe um tempo de espera e um tempo de desenvolvimento em que cada protegido pelo Povo Cigano deve saber aguardar para conhecer de fato quem e como são seus Protetores.

Obrigada por estes 5 anos juntos, faço votos que percebam que, os Espíritos que os acompanham podem ter o mesmo nome dos meus, dos seus vizinhos, dos seus irmãos de fé, todavia não são os mesmos. Identificam-se pelo nome, por uma roupagem fluídica similar ou não, mas são, sobretudo, Entidades distintas e únicas.


Valéria Fernandes

03/03/2013

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem.

02/03/2013

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem.

01/03/2013


Salve Março!

Um novo mês desponta e como com ele tem-se a oportunidade de fechar um ciclo para abrir outro, uma vez que sempre é tempo de recomeçar ou colocar em prática o que não pôde ser feito anteriormente.



Desejo que os visitantes do Vida Cigana possam inspirar-se nesta bela imagem que remete força, delicadeza, autoconfiança e proporciona um conjunto de cores que renovam a alma quando bem captadas pela mente. 
   
Valéria Fernandes

Pintura de J.Hildebrant