31/01/2013


Cigano Árabe e Cigana Egípcia




Belos Ciganos do Oriente! 

Ilustrações de Gil M.   

30/01/2013



Toda hora é hora


Antes de acender uma vela ou ofertar um balaio de frutas para pedir auxílio aos Espíritos Ciganos, é louvável analisar o próprio comportamento perante Deus e aos irmãos na Terra. Normalmente, solicitamos muito e fazemos pouco, quisera ser diferente. O que me conforta é saber que a qualquer hora uma atitude pode ser tomada, que uma mão pode ser estendida, que uma palavra de conforto pode ser dita, que um abraço apertado por impedir um irmão de cometer um erro contra si ou contra outrem.


Não existe o “não precisar”, em algum lugar - muitas vezes bem perto - sempre existe um ser humano necessitado de algo ou de alguém; seja de comida, remédio, carinho, atenção, apoio, incentivo... Em muitos casos o auxílio é ‘requerido’ pelo seio da família, em outros pela vizinhança, também nas ruas, nos hospitais, nos asilos, nos presídios e nas milhares e milhares de ONGs que precisam de voluntários para fazer vidas mais felizes ou, pelo menos, mais dignas.     

Persisto em dizer que por mais bela que se apresente a Espiritualidade Cigana, os Espíritos de Luz só assistem aqueles que fazem por onde serem assistidos, do contrário, só Espíritos Fascinadores se aproximam. E caso alguém pense que eu, Valéria Fernandes, não faço a minha parte, deixo claro que faço sim, ou não teria moral para escrever sobre o assunto, que dirá para ‘cobrar’ dos leitores do Blog Vida Cigana uma atitude, não só contemplação.  

Ainda não começou a fazer sua parte? Toda hora é hora!

Valéria Fernandes

Pintura de Ajijic

29/01/2013

Cigana do Dia


A tela está assinada, porém ilegível. 

28/01/2013


Banho de Rosas

As rosas expressam as emoções do amor e da vida e podem nos proporcionar enormes benefícios. É auspicioso o banho de rosas, a utilização delas na decoração e harmonização, e também para perfumar o ambiente.

Rosas Brancas


Trazem o sentido da pureza e da paz. 
Facilitam a paz interior e ajudam a entrar em conexão e contemplação com o eu interior. Protegem contra energias negativas, purificam os sentimentos, acalmam e trazem o sentido da compaixão, estimulando o perdão. São ligada a harmonia e a espiritualidade superior. Colocadas nos ambientes, atuam contra as energias negativas e acalmam as pessoas que estão ao seu redor.



Rosas Amarelas

Significam felicidade e amizade. Tanto em banhos, como colocadas em ambientes, trazem bem estar, alegria, sensação de leveza e ajudam a ativar as energias universais da prosperidade. O banho equilibra o espírito e a mente, sendo excelente para limpeza espiritual.

Rosas Cor de Rosa

Estão ligadas a amizade e ao carinho. Facilitam a conexão com a Chama Trina e com a divindade interior. Desenvolvem sentimento de amor próprio, humildade e passividade. Ajudam a reconhecer os erros e a perdoar os fatos negativos da vida.


Rosas Vermelhas

Significam amor e paixão, são um modo mais direto de dizer “Eu amo” alguém, algo, a vida, o trabalho, ou qualquer outra coisa. São totalmente indicadas para as pessoas que perderam a paixão pela vida. Ajudam a desenvolver a sensualidade, e despertam a libido. É um banho estimulante que tem o poder de desbloquear os chakras e livrar a aura de miasmas espirituais, deixando a pessoa descarregada de energias negativas. É ótimo contra depressão.

***
Texto do Universo Místico e Pintura de Maria do Carmo da Hora
Agradecimento ao amigo Cigano Andaluz 

27/01/2013


10 dicas para crescer espiritualmente


1- Ao acordar e ao dormir agradecer a Deus todo bem que aconteceu, todo mal que não aconteceu, toda desventura que serve como aprendizado e crescimento. 

2- Reservar um horário para fazer orações todos os dias. Pedir pela humanidade (encarnados e desencarnados), pelos dirigentes de nações, estados, cidades, bairros, instituições e lares.  

3- Jamais deixar de ser gentil, se possível criar oportunidades para ser amável e servir, sem pensar em receber qualquer coisa em  troca.

4- Enaltecer as qualidades de quem está a sua volta. Quando uma crítica for necessária, o faça em particular, sem constrangimento para o ouvinte.

5 - Pedir ajuda a Deus e aos Espíritos Ciganos para tomar consciência dos próprios erros para não repeti-los e repará-los assim que possível.

6- A prática do bem e da caridade deve ser efetivada dentro de casa, primeiramente com os familiares, em seguida estendida para com todos indistintamente.  O médium trabalhador deve tomar cuidado redobrado, pois “a quem muito foi dado, muito será cobrado”.




7- Solicitar forças de Deus e dos Espíritos Ciganos para combater as más tendências (fofocas, intrigas, egoísmo, egocentrismo, mágoa, rancor, soberba, orgulho, falta de fé, desânimo e outros tantos males da alma).  

8- Ajudar ao próximo de forma que este não sinta inferior. Ao precisar de ajuda, esta pessoa já está com baixa-autoestima e não precisa ser lembrando acerca de suas limitações.

9- Nas orações, interceder em especial pelos doentes, presidiários, moradores de rua e miseráveis de toda sorte. Eles são muitos e esquecidos pela maioria dos irmãos da Terra.

10- Os Espíritos Malfeitores não descansam para dormir, portanto, estão próximos sempre, a espera de um erro de seus perseguidos. Depende da conduta individual de cada um ter ou não sintonia com eles. Para evitar tal reciprocidade maligna, a integridade moral é a única defesa. Não há mandingas, banhos de ervas, velas ou passes que os afaste de vez, somente o perseguido dando bom exemplo de sua integridade moral tem a capacidade de afastar os Inimigos Espirituais. 


Nenhuma dessas dicas servirá se não for feita com sinceridade. De Deus nada se esconde e dos Espíritos Maléficos, infelizmente, também não.


Valéria Fernandes

Desconheço a autoria da imagem.

26/01/2013

Cigana Kaku Cartomante


Desconheço autoria da imagem.

25/01/2013

Ciganas do Dia



Pinturas de Jane Bucci

24/01/2013

Cigana Esmeralda


Pintura de Morgana Farah

23/01/2013

Ciganos do Dia


(Pintura de Deborah Bauer)


(Desconheço autoria da imagem)



(Pintura de Deborah Bauer)

22/01/2013

Cigana da Praia


Pintura de Corral

21/01/2013


Cigano Diego


Começar os dias produtivos de uma semana apreciando um momento do Cigano Diego retratado por Maria do Carmo da Hora é, no mínimo, um privilégio. Quando esse instante revela este mesmo Cigano em pleno uso de sua magia é de ótimo agouro, não é mesmo!?




A cor verde da vela erguida pelo Cigano Diego simboliza saúde, vitalidade, fartura, dinheiro, liberdade, energia, crescimento, renovação, paz interior e esperança entre outras boas vibrações. Faça seus pedidos e suas oferendas ao Cigano Diego, mas evite ofertar frutas ou outros “ingredientes” magísticos se não for orientado (a) diretamente por esta Entidade de Luz. Magia é para quem sabe fazer, não para quem deseja arriscar combinações. O Elemento Fogo e Cor Verde em combustão são por si é um ato de magia, mas essa pode ser feita sem causar danos a quem se propõe a aproveitar tão bela inspiração.


Valéria Fernandes

20/01/2013

Livre

Eu, cigana que sou,
habituada ao cheiro da poeira da estrada,
com o toque da relva macia em meu corpo,
Não consigo acostumar-me com o cinza frio das construções.
Sou cigana e carrego marcado nas mãos o formato
das flores do campo que colhi.
Ainda sou capaz de sentir o aroma perfumado de cada uma delas...
As cores, jamais esquecerei.
As mais belas que meus olhos já viram...
Minha memória guardou cada paisagem dos lugares por onde passei.
***


Guardei no coração a visão do azul do céu onde vivi.
Cigana que sou, não sei viver calçada.
Meus pés se vestem da terra que pisam.
Não aceito amarras.
Não sei como é ficar parada num só porto.
Gosto mesmo de correr!
Rodopiar ao vento, com as mãos para o alto.
Saudar a Deus...
Cigana sou! Nasci livre!
A liberdade é minha religião,
com ela tenho a alma em paz.
Nasci livre!
Livre sou feliz.

Poema de Adriana Rodrigues

Pintura de Morgana Farah

19/01/2013


Gratidão




“Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir.


A citação é de Steffany Menezes.

Desconheço autoria da pintura.

18/01/2013

Quiromancia e Cartomancia - União Privilegiada


A tela está assinada, porém ilegível. 

17/01/2013

Cigana Sarita do Oriente


Desconheço autoria da imagem.

16/01/2013


Livre-arbítrio




  O hoje  é  o  que vivemos agora... Cada instante vivido.
O  ontem  foi  e  não volta!
Viveu-se  e  não  se  viverá  mais... Passou!
O  amanhã  será  moldado  de  acordo  com nossas  escolhas.
Cada  passo  dado, cada  atitude tomada, a cada segundo vivido...
Cada palavra dita, cada  palavra escrita, cada  palavra  enviada, cada 
pensamento  e  cada  sentimento.
Cada  momento  que  temos vai  desenhando  os próximos instantes...
Podemos  usar  cores  ou  deixar  tudo  cinza...
O  que  escolhermos  determinará  os  rumos  de  nossa  existência!


Texto de Adriana Rodrigues

Desconheço autoria da pintura.

15/01/2013

Cigana do Dia



Pintura de C.B. 

14/01/2013


Azul e Amarelo – Equilíbrio


A cor Azul e a cor Amarela, juntas, formam uma combinação perfeita para equilibrar os opostos nos Rituais Ciganos, mas há que saber usá-las, seja por instrução dos Guias seja por experiência.

O amarelo, embora seja uma cor quente e viva, que representa o ouro, em muitos momentos se torna pálido e corrosivo quando sua vibração está mal aspectada. Esta cor revela falta de energia, decepção, tristeza, desgastes, aborrecimentos, bate-boca, doenças físicas ou mentais. É a nuance associada ao sol, ao dia, à agitação e à ansiedade.  




Já o azul é uma cor fria, tênue, tranquilizante e pacífica quando usada em seu aspecto positivo - simboliza o céu, a lua, a noite e a quietude. Esta cor induz aos bons pensamentos, à serenidade, à estabilidade, à confiança, à sabedoria e à fé. O azul, por ser uma cor harmônica, que transmite paz, frescor, paciência e amabilidade, é ótimo para combater os aspectos negativos advindos da cor amarela.    

Independente dos Rituais Ciganos, qualquer pessoa pode usar a cor azul para neutralizar os males da irradiação amarela desgastante. Faz-se através da decoração do ambiente, da roupa usada, dos acessórios ou até mesmo da mentalização da cor em questão. O essencial é perceber a energia negativa e não deixar que os aspectos ruins predominem sobre as perspectivas positivas. Nem tanto o Sol nem tanto a Lua

Tenham todos uma semana equilibrada!

Valéria Fernandes

Pintura de Morgana Farah 

13/01/2013

Cigana do Dia


Não identifiquei a assinatura da tela. 

12/01/2013


Ciganos Exclusivos


Esta é uma pintura especial, trata-se do retrato de Adriana Rodrigues, uma amiga, e seu esposo Márcio Braga. Adriana é uma médium de grande responsabilidade, que tem tido discernimento para não cair nas armadilhas da vaidade e do animismo que a incorporação cigana, repleta de cores e brilho pode induzir.



Desejo a você, Adriana, e ao Márcio, serenidade para continuar lidando com seus Guias Ciganos com sabedoria e cautela. Segue também meus votos para que sua Rosa desabroche!

Valéria Fernandes

Pintura de Maria do Carmo da Hora

11/01/2013

Dança, Cigana!


Desconheço autoria da imagem.  

10/01/2013


Cigana Esmeralda em todo seu esplendor


Opchá!!

Desconheço autoria da imagem.

09/01/2013

Ciganos do Dia


Desconheço autoria da imagem.

08/01/2013


Cigana do Dia


Não costumo dedicar a Imagem do Dia para uma única pessoa, sempre o faço tentando tocar o coração de cada visitante do Blog Vida Cigana. Hoje, excepcionalmente, ofereço a beleza, o colorido e a rosa desta linda cigana para Sandra da Cigana Dhara.




Resolvi entrar no Facebook após muita relutância, e quando lá cheguei, Sandra me recepcionou como se fosse uma velha amiga, no entanto, ela conhecia o Vida Cigana e meu trabalho, mas somente ontem senti sua aura reluzente.   
  
Obrigada Sandra, que Dhara continue iluminando seus caminhos!

Valéria Fernandes

Pintura de Leila Ullmann

07/01/2013


 Cigana Sete Saias

Hoje é o primeiro dia 7 do ano de 2013, ótimo momento para pedir às bênçãos e à proteção da querida Cigana Sete Saias.


Uma vela de sete dias e de sete cores sem preto pode ser dedicada a ela em louvor ou agradecimento, bem como a oferenda de fitas coloridas da cor do arco-íris (fita vermelha, laranja, amarela, azul, verde, índigo e violeta). Quem não quiser acender a vela de sete dias pode oferecê-la sete velas comuns, também nas cores do arco-íris. Outra opção para agradar a Cigana Sete Saias é ofertá-la sete incensos de rosas vermelhas ou amarelas ou sete moedas ou medalhadas douradas, e ainda sete frutas distintas.

O que não pode e nem deve ser esquecido, é que mais vale a boa vibração no ato da oferenda, do que um arsenal de agrados sem fé e sem intenção verdadeira de louvá-la.


Valéria Fernandes

Pintura de Morgana Farah

06/01/2013

Cigana do Dia



Desconheço autoria da imagem.

05/01/2013

Cigana do Dia


Pintura de Tamagno

04/01/2013

Cigano Diego


Pintura de Morgana Farah

03/01/2013

Cigana Maria Rosa



Maria Rosa foi uma das primeiras Ciganas Espirituais a quem prestei meu culto, embora nunca tenha trabalhado diretamente com ela, somente com sua energia  em conjunto com outros Ciganos de Luz - o que para mim não faz diferença. Amo todos os Espíritos Ciganos!

Valéria Fernandes
  
Pintura de Maria do Carmo da Hora

02/01/2013


 Carta Cigana Regente de 2013



Considerando a redução numérica do ano de 2013 (2 + 0 + 1 +3 = 6), a Carta Cigana Regente para o novo ano é a de número 6 (As Nuvens ou Os Ventos), que varia de acordo com o autor do baralho. No entanto, a iconografia não difere muito, quase sempre há nuvens carregadas ou a sinalização ventos fortes advindos do mal tempo que as nuvens prenunciam.
 
Simbolicamente a carta As Nuvens representa situações e/ou pensamentos dispersos e confusos de difícil definição. A Nuvem representa a nebulosidade, a instabilidade e o prognóstico de conflito à vista. Quando esta carta surge em uma tiragem pode representar instabilidade, incerteza, preocupação, ausência de perspectiva, conjunturas mal resolvidas, mente desordenada, confusão de sentimento e momento de turbulência.
 

A Carta 6 do Baralho Cigano evidencia fraude, roubo, dinheiro mal empregado, prejuízo, discórdia, “tempestade num copo d’água”, depressão,  melancolia e agitação inútil.  As Nuvens também fazem lembrar o processo de um indivíduo que deseja encobrir a realidade, negando-se a enxergar as coisas tal como são.
Os aspectos positivos desta carta refere-se a episódios passageiros, a transição de um estado para outro, a capacidade de lidar com tudo que é mutável, a metamorfose necessária para certas adaptações. No que diz respeito aos adventos da natureza esta carta prediz tempo nublado, chuva e irrigação.
Vê-se, portanto, que as características da Carta Cigana Regente estão ligadas às escolhas pessoais de tentar a melhoria da conduta psíquica, de manter o equilíbrio para não ser levado pelos “fortes ventos” e saber aproveitar “as tempestades” para melhorar a própria evolução durante o ano de 2013. 

Valéria Fernandes



01/01/2013

Salve 2013
 
 
 
Salve o Povo Cigano!
 
 
Pintura de Angeletta