31/10/2012


Feliz Dia das Bruxas




O que me fortalece não é aquilo que aumenta o meu poder perante outrem, mas sim tudo e todos que me amparam e me protegem, muitas vezes sem que eu saiba dos incessantes movimentos invisíveis para tal.  Não negligencio, faço minha parte para tentar merecer cada uma dessas influências benignas que não enxergo a olhos nus!  

Valéria Fernandes

Ilustração de Nikki Burnette

30/10/2012

Cigano do Dia


Desconheço autoria da imagem.

29/10/2012

Rainha Gitana


Por Maria do Carmo da Hora

28/10/2012

Alma Cigana
 
 
Uma marca existe em minha alma
Traçada em vidas antigas
Essa marca me faz cigana
A mulher dos mistérios e das cantigas

 
Uma vida nova num mundo tão sem cor
Mas a mesma alma de sempre
Uma mulher comum que busca um amor

Mas cigana eternamente
 
Olha-me nos olhos e prenda-se
Veja-me bailar e renda-se
Sinta-me nos braços e siga-me

 
 
Envolvido, sentirás minha alma cigana
Espírito livre, solto, mundano, gitano
Andarilha da estrada e do coração humano
Em meus braços saberás que é para sempre
Que de meus encantos és cativo permanente
Em minha alma verás que amo-te intensamente
Mas uma cigana é pássaro solto
E isso não pode ser diferente

 
Porque tenho uma Alma Cigana
Sou uma mulher em milhares
Tenho um coração sem porto, sem ponto, sem lar
Estou em ti, e em quem mais me amar

 
Dançando, encantando, seduzindo com o olhar
 
E se tu me amas
Venha e beija-me, sinta-me, encanta-me
Ouve minhas juras, promessas e poesias
Eu não te mentirei, nem te enganarei
Mas se depois tudo mudar
Não é porque não te amei
É porque tenho uma Alma Cigana
E isso jamais poderei evitar.
 
 
Poema de Anjo Azul e pintura de C.T.

27/10/2012


Magia Cigana


Ao me deparar com esta pintura cujo autor não identifiquei, me senti imobilizada com sua força e com sua energia. O longo lenço vermelho, o véu lilás sobreposto a ele e outro lenço verde escuro arrematado por medalhas douradas e pequenas pedras brilhantes, dão vida a vestimenta pesada azul-marinho com que a Cigana se apresenta.



O colete minuciosamente bordado, a gargantilha exaltante, o brinco imponente e o medalhão de cor rubi parecem mesmo acessórios de um traje cerimonial. Como não bastasse, vê-se a vela acesa e as frutas a disposição da Cigana, da sua força, da sua magia. A mandala solar ao fundo remete ao propósito da cerimônia prestes a começar, uma vez que o sol simboliza vitalidade, boas intenções, clareza, iluminação - dele ninguém se esconde. E é com este semblante sério e sereno que muitos Espíritos Ciganos costumam trabalhar, muito embora tenham fama de estar o tempo todo sorridentes, dançando e cantando sem parar.

Amei esta versão “sacerdotal” da bela Cigana, espero que gostem também!

Valéria Fernandes

26/10/2012

Cigana do Dia
 
 
 
Desconheço autoria da imagem.

25/10/2012

Cigano do Dia
 
 
 
Pintura de Vilela

24/10/2012

Cigana do Dia
 
 
Desconheço autoria da imagem.

23/10/2012

Cigana  Zoraide
 

Pintura de Yaskara

22/10/2012

Luz da Consciência
 
 
Das imensas variações de luzes que cintilam o nosso planeta e seus habitantes, sejam estas naturais ou artificiais, julgo que a mais importante é sempre àquela acesa no âmago do indivíduo, pois é da claridade interior que surgem a serenidade e a capacidade de ultrapassar os obstáculos que muitas vezes parecem intransponíveis. Sendo assim, rogo aos Ciganos de Luz para que cada leitor deste blog faça bom uso de seu discernimento, evidenciando a própria consciência como conselheira para uma semana iluminada.   
Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

21/10/2012

Salve o Povo Cigano!
 
 
 
Desconheço autoria da imagem.

20/10/2012

Cigana do Dia
 
 
Desconheço autoria da imagem.

19/10/2012

Cigana do Dia
 
 
 
Pintura de Margaret R.

18/10/2012

Cigana do Dia

 
“A cada criatura pertence à claridade ou a sombra, a alegria ou a tristeza do degrau em que se colocou.”
Desconheço a autoria da imagem e citação.

17/10/2012

Cigano Alejandro
 
 
 
Pintura de Bartho

16/10/2012


Cigana do Dia
 
 
A montagem foi feita por mim, embora eu desconheça a autoria da pintura.

Valéria Fernandes

15/10/2012


Cigana do Cais – Identidade


Não raro, nos deparamos com Espíritos de Ciganas cujos nomes que se apresentam fazem alusão a um lugar, a uma região, como exemplo faço lembrar a Cigana do Deserto, a Cigana das Matas, a Cigana da Estrada, a Cigana da Praia e por fim a Cigana do Cais de quem desejo falar. Estes nomes, na verdade, evidenciam territórios de proteção a quem estas Entidades dão prioridades para iluminar e trabalhar.

A Cigana do Cais, como o próprio nome diz, atua pelos portos, zelando por cada embarque e desembarque, tanto de passageiros como dos trabalhadores destes locais, até mesmo pelas cargas das embarcações que não cessam de ir e vir esta Cigana tem domínio. A Cigana do Cais é uma espécie de Fada Madrinha para todos que transitam na região confiada a ela. Tem fama errônea de prostituta, talvez pela grande quantidade de homens que circula pelos cais e pelas suas gargalhadas abertas, esta lenda sem fundamento foi se propagando, mas que logo cai por terra ao raciocinarmos que um Espírito pode se materializar, mas um Espírito de Luz como é o desta Cigana jamais se materializaria para fins carnais. O encargo desta Entidade Iluminada é justamente o contrário, ela protege as muitas meretrizes que são conhecidas por ganharem a vida nos cais.



Os pedidos para a Cigana do Cais, assim como para qualquer outro Espírito, pode ser feito no lar, no trabalho, na rua, em casas espirituais... porém, suas oferendas e suas magias só podem ser entregues e feitas no próprio cais, normalmente nas muralhas de pedras, plataformas ou lançadas ao mar, conforme indicações da Cigana em questão.

Sorridente, a Cigana do Cais tem a peculiaridade de dar seus conselhos usando metáforas que remetem à viagem, ao balanço do mar, à incerteza da ida e da volta dos viajantes e ao peso das cargas a bordo.  

Devota de Santa Sara Kali, a Cigana do Cais tem um amor todo especial pela Padroeira dos Ciganos, posto a glória da Santa vir de um barco naufragado – espécie de tragédia que a Cigana do Cais tem como meta evitar.


Importante: O texto acima não corresponde fielmente à história da Cigana do Cais por falta de conhecimento meu aprofundado a seu respeito. O relato é uma tentativa de evidenciar a importância do nome ligado a uma Entidade e quais deveres esta tem quando em sua identidade cita um local. 
   

Valéria Fernandes

Pintura de Maria do Carmo da Hora

14/10/2012

Arte Digital


Desconheço autoria da imagem. 

13/10/2012


Ciganos do Dia
 
 
 
Pinturas de Gerard

12/10/2012


Dia das Crianças


 
 
À minha Ciganinha protetora só posso agradecer todas suas bênçãos de amor, pureza, alegria e doçura irradiadas ao meu coração. Rogo a Deus e a Ciganinha para que eu possa ser preenchida pela simplicidade que só as crianças têm, e assim continuar merecer  os olhares que vêm do Alto.

Opchá!!!
Valéria Fernandes

11/10/2012

Ciganas do Dia
 
 
 
Desconheço autoria da imagem.

10/10/2012

Cigana do Dia
 
 
 
Pintura de Lídia Miranda

09/10/2012


Pintura Cigana
 
 
 
A artista plástica Maria José Maciel fez uma brilhante releitura da fotografia desta jovem cigana ou modelo trajada de cigana, na verdade isto pouca importa. Vale mais é a beleza dos traços, cores e fidedignidade passados pela pintora. Adorei!

 
Valéria Fernandes


08/10/2012


 Ajuda-te que o céu te ajudará

Quase todas as pessoas ligadas as Entidade Ciganas adoram suas predições, amam saber o que o futuro lhes reserva, todavia, se esquecem de fazer um exercício mental básico de suma importância para alcançar os seus anseios: a prática do pensamento positivo e da fé incondicional.
 
Nem tudo que o ser humano almeja está nas mãos de outrem, quase sempre, está em seu íntimo, em sua força interior de acreditar e visualizar o seu desejo como fato consumado, sem dúvidas que possam desviar as intenções pretendidas. Não é um exercício fácil, exige concentração, disciplina e certeza de que a meta a ser atingida tem valor agregador em sua jornada evolutiva. Porém, a mensagem mais valorosa desta pequena dica está na ação de cada indivíduo em ser também agente ativo de seu próprio destino. Como disse Jesus há mais de dois mil anos: “Ajuda-te que o céu te ajudará”.
 
 Uma semana de força e boas concentrações para todos!
 
Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

07/10/2012

Cigana Sete Saias
 
 
 
Pintura de Ermê dos Orixás

06/10/2012

Vida Espiritual – Vigilância Sempre

A vida espiritual não se resume em entrar em contato com os Espíritos que desejamos, no caso de quem acompanha este blog, refiro-me diretamente às Entidades Ciganas. O ser espiritualizado deve, antes de qualquer conexão com o Astral, conectar-se com o melhor que há em si, só então terá o melhor como resposta, ou seja, o contato com os verdadeiros Ciganos de Luz.
O espiritualista deve, sobretudo, vigiar os próprios pensamentos e atos, tornando-os forças magnéticas do bem. Tanto os pensamentos como os atos diários precisam ser benignos, sublimes, desinteressados, para então receber a energia sagrada de bondade e de amor emanada pelos Espíritos Iluminados.

 
Quem não combate suas más tendências (inveja, orgulho, ódio, rancor, indiferença pelo próximo...), ao contrário, permite mesmo o ego inflar por acreditar ter Guias Ciganos ou de outras falanges, deve colocar a prova estes Espíritos, ficando atento ao teor de suas comunições para não ser ludibriado por seres inferiores que aproximam-se dos encarnados com sua mesma faixa vibratória, passando-se Espíritos Ciganos com destreza e com as mesmas roupagens fluídicas.

 
É de suma importância averiguar a veracidade dos que se apresentam como Entidades Ciganas ou Espíritos de Luz, para isso o uso da inteligência do ser encarado é fundamental. O mais aconselhável é verificar se estes Espíritos não receitam coisas bizarras e infantis, se falam muito e dizem poucas coisas proveitosas, se prometem o que cabe a Deus conceder, se dançam mais do que trabalham, se querem chamar atenção para si com as vestimentas do médium, desviando do principal que é a mensagem consoladora e de bem-aventurança, sempre com linguajar respeitoso, mesmo que não tenha instrução.

 
Um Espírito de Luz jamais prescreve ou incita o mal, em tempo algum denigre a imagem de outros, não retira a esperança de um enfermo, mas não promete curá-lo se for de seu alcance. Os Espíritos Elevados apaziguam, afagam, confortam, protegem, dão forças aos fracos, apregoam o bem universal e não só as particularidades que chegam até Eles. Enfim, os Espíritos Iluminados são a expressão exata do amor e da fraternidade.  
 
O ser encarnado tem a conexão espiritual com o ser desencarnado que merece, dependendo de sua conduta aqui na Terra!  

 Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.  

05/10/2012

Cigana do Dia
 
 
 
Desconheço autoria da imagem.

03/10/2012

Cigana do Dia
 
 
 
Pintura de Morgana Farah

02/10/2012

Cigano Cristiano
 
 
 
Pintura de Vilela

01/10/2012


Mês das Crianças

É gratificante podermos acender velas para os Espíritos Ciganos, dar-lhes lenços, xales, pandeiros, fitas coloridas, punhais, incensos, frutas e outras tantas oferendas, entretanto tais ações só são válidas aos olhos de Deus e da Espiritualidade Cigana quando fazemos nossa parte para com os irmãos encarnados, ou a premissa do amor e da caridade estariam negligenciados.    

Este mês, no dia 12, comemora-se o Dia da Criança, desafio aqui os corações espiritualizados a fazerem sua parte. Basta doar um ou dois brinquedos novos e dar às crianças carentes, tendo condições de doar mais tanto melhor. O importante é agir como se prega, embasados na solidariedade e no amor ao próximo. Balas, pirulitos, pipocas e outras guloseimas também são bem quistas pela criançada.


Quem aderir esta pequena ação voluntária me escreva, conte o que viu no olhar e no sorriso das crianças ajudadas. Responderei com prioridade a cada pessoa que se prontificar a estender sua mão aqueles pequenos menos favorecidos. Ainda que datas como esta façam a alegria do comércio, a cultura que passamos e partilhamos com os nossos filhos, sobrinhos, netos, afilhados chega até essas crianças que nada têm, por isso creio ser de nossa responsabilidade social agir com igualdade, mesmo que por um dia.

Que o Povo Cigano abençoe cada voluntário e preencha com bondade os corações endurecidos!!!

Valéria Fernandes

Pintura de Maria do Carmo da Hora