Cigana Esperanza
Pintura de Morgana Farah
Símbolo da cultura espanhola, o Flamenco une o canto, a dança e o toque de instrumentos. Em princípio, o canto que oras traduzia dor e tragédia, oras ressaltava alegria e superação dos andarilhos, podia ser acompanhado somente pela batida rítmica das palmas. Com o passar do tempo a Arte Flamenca agregou a dança e o sapateado (baile), também o toque de guitarra (violão, alaúde, banjo), depois, outros instrumentos vieram juntar-se a Cultura Flamenca: castanholas e adufes (pandeiros quadrangulares) são os mais populares.
Os trajes típicos femininos para execução do Flamenco evoluem constantemente, no geral são vestidos de cintura baixa, porém democráticos: podem ser longos, lisos, com estampas florais ou de bolas, na maioria com mantoncillo e com muitos babados nas mangas e na parte inferior da saia. Os adornos mais usados na composição do visual Flamenco são brincos de argolas ou pendurados, pulseiras, flores e penetes nos cabelos presos em coque, e claro, sapatos para produzirem sons. Magníficas combinações!
Paz e Confraternização representam harmonia e amor, mas também evidenciam o espírito de partilha, de perdão e de comunhão que somente o ser humano é capaz de produzir. “O homem é produto de seu próprio meio”, portanto, façamos nós o ambiente de desejamos estar.