31/08/2011

Cigano Wladimir e Cigana Rayanna


Este casal de ciganos retratados pela pintora Yaskara faz lembrar de imediato “meu” Cigano Wladimir e “minha” Cigana Rayanna. Ambos se manifestam tão lindamente que encantam quem os ver sem esforço; têm magia e sedução.


Wladimir chega em terra muito alegre, tocando seu violino, não demora faz sua dança, bate palmas, pisa forte e se prepara para dar atendimentos. Já Rayanna chega sensual e faceira, e de acordo com os costumes do Oriente, rodopia com suavidade envolvida por seus véus no preparo para doar harmonia a quem precisa. São lindos e vibrantes!

Opchá!!!
Valéria Fernandes


Todos os direitos autorais desta tela são do Atelier Safira.  


29/08/2011

Leveza Cigana


"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveite, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."


A citação é Fernando Campanella e a pintura de L. Bargalló

25/08/2011

Ciganas do Dia



Gravura de Miramar

23/08/2011

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem

22/08/2011

A Obsessão


A obsessão é um dos maiores escolhos da mediunidade; também um dos mais freqüentes. Assim nunca seriam demasiados os cuidados em combatê-la porque, além dos inconvenientes pessoais que disso Podem resultar, é um obstáculo absoluto à bondade e à veracidade das comunicações. Em qualquer grau que se a considere, desde que a obsessão é resultado de um constrangimento, este jamais poderia ser exercido por um bom Espírito. Disso resulta que toda comunicação dada por um médium obsidiado é suspeita e não merece confiança. Se, por vezes, nelas se encontra algo de bom, deve-se tomá-lo e rejeitar tudo quanto seja simplesmente duvidoso.



A obsessão é reconhecida pelos seguintes caracteres:


1º - Persistência de um Espírito em se comunicar, bom grado, mau grado, pela escrita, pela clariaudiência, pela tiptologia, etc., obstando a manifestação de qualquer outro;

2º - Ilusão que, não obstante a inteligência do médium, o impede de reconhecer a falsidade e o ridículo das comunicações que recebe;

3º - Crença na infalibilidade e na identidade absoluta dos Espíritos que se comunicam e que, sob nomes respeitáveis e venerados, dizem coisas falsas e absurdas;

4º - Confiança do médium nos elogios que lhe fazem os Espíritos manifestados por seu intermédio;

5º - Disposição de afastar-se das pessoas que lhe podem dar avisos úteis;

6º - Intolerância para a critica feita às comunicações que recebe;

7º - Necessidade incessante e inoportuna de escrever;

8º - Constrangimento físico qualquer, dominando a vontade e forçando a agir ou a falar mau grado seu;

9º - Ruídos e desordens constantes ao seu redor, dos quais se é causa ou objeto.


Texto Allan Kardec

Desconheço autoria da imagem

21/08/2011

Ciganos do Dia



Pintura de Jules Worms

20/08/2011

Ciganos do Dia




Pintura de Roger Payne

18/08/2011

Ciganinha do Dia



Gravura de Susi

16/08/2011

Cigana do Dia



Pintura de Henri Clive

15/08/2011

Cigana do Dia



Pintura de Michelita

14/08/2011

Ciganos do Dia



Desconheço autoria das imagens

13/08/2011

Para apreciar...


(Cigana Dara - Pintura de Maria do Carmo da Hora)

Para refletir...


"Dar a outra face é um símbolo de maturidade e força interior. Não se refere à face física, mas à psíquica. Dar a outra face é procurar fazer o bem para quem nos decepciona, é ter elegância para elogiar quem nos difama, altruísmo para ser gentil com quem nos aborrece. É sair silenciosamente e sem estardalhaço da linha de fogo dos que nos agridem. Dar a outra face previne homicídios, traumas, cicatrizes impagáveis. Os fracos se vingam, os fortes se protegem."



Augusto Cury

12/08/2011

Simbologia da Águia na Cultura Cigana


Em variadas conversas sobre os símbolos ciganos, identifiquei a constate indagação sobre o quê representaria a Águia para os povos desta etnia, mas como desconheço fontes diretas sobre o tema, resumi conforme o entendimento que tenho da ave e por ela aparecer com seus simbolismos em algumas lâminas do tarô, tais como as lâminas 3 e 4 - A Imperatriz e O Imperador respectivamente.


A Águia


A Águia é símbolo de força, de nobreza, de astúcia e de sagacidade. Faz lembrar a soberania perante os demais por seu alto vôo. Representa os bons presságios, a vitória, a conquista do espaço, a liberdade, o vigor, os vastos horizontes a serem explorados. Indica, sobretudo, vigilância e coragem.

Esta ave está ligada ao Elemento Ar pela qual sugere consciência da realidade, mente superior, sabedoria e flexibilidade. Outrossim, representa a força espiritual, o conhecimento intuitivo e a constante evolução. Quando se refere à etinia cigana, não trata de um símbolo ligado diretamente a esta cultura, pois entre as aves a Coruja é popularmente mais relacionada ao Povo Sem Fronteiras. Contudo, não se faz necessária uma apreciação profunda para notar que a representatividade da Águia diz muito sobre o estilo de vida cigana, mesmo não constando em meio aos simbolismos ciganos mais tradicionais.


Valéria Fernandes

09/08/2011

Cigana do Dia




Pintura de katie B.

08/08/2011

Ciganos do Dia


Pintura de E. Dinet

07/08/2011

Sempre é tempo de recomeçar


Neste momento deixe de lado as lamentações, os pensamentos negativos, sua tendência em sentir que nada vai melhorar, as insatisfações, preocupações, enfim, a sensação de que não vai conseguir o que quer, mas que são sentimentos até naturais pelo próprio estresse do mundo. Deixe de lado o papel de vítima, de que tudo de ruim acontece com você e REAJA!


Seja qual for o problema que você esteja passando, você pode reagir. Mas para que esse processo de mudança possa ocorrer é preciso que ocorra primeiro dentro de você.


Lembre-se, os problemas não deixam de existir, mas o que pode fazer a diferença é a sua maneira de enfrentar um a um. Você pode não ter controle sob os fatores externos, pessoas, fatos, mas pode ter controle sob seus próprios pensamentos e a própria vida. Para isso você pode começar fazendo uma faxina mental. Vamos tirar tudo aquilo que faz sofrer de dentro de você.


Faça uma lista agora mesmo do que incomoda, preocupa, irrita e das lembranças que não usa e não quer mais. Conforme for escrevendo ou lembrando do que você quer se livrar imagine realmente "saindo" de dentro de você. O que você quer jogar fora, tirar de dentro de você? Jogue fora aquelas palavras que ouviu e machucam até hoje. Jogue as mágoas, as lembranças de um dia triste. Jogue fora as desilusões, as brigas, a raiva, aquela angústia no peito, a tristeza, o desânimo, o fracasso, a insegurança, culpa, o medo, a depressão.Se estiver com alguma dor ou doença, imagine saindo de dentro de você.Jogue fora todas as expectativas frustradas, todos os relacionamentos doentes e destrutivos. Jogue fora tudo aquilo que não deu certo.Jogue fora tudo aquilo que te prende a um passado que faz sofrer. E também todas as tranqueiras que guardamos e machucam.Jogue fora fotos que só trazem lembranças tristes ou de quem te machucou.Para que guardar coisas que só trazem lembranças ruins?


O que mais você quer jogar fora?

Jogue sua ansiedade, seu vazio interno. Jogue fora a sua necessidade de comer sem parar. Jogue tudo fora, sem culpa e, se a culpa aparecer, também a jogue fora. Livre-se da sua necessidade de agradar, ser aprovado. Deixe de lado os sonhos de outras pessoas.Pare de carregar o mundo (problemas dos outros) nas costas e sinta-se leve, solte seus ombros, respire profundamente e ao soltar o ar por entre os lábios, imagine soltando e saindo de dentro de você toda energia negativa que existe dentro de você e prepare-se agora para resgatar ou recomeçar a ter os seus próprios sonhos. Depois que escreveu tudo isso numa folha de papel, você poderá amassar, rasgar ou colocar fogo para que o Universo transforme tudo isso.


Agora vamos começar a preencher todo esse espaço vazio.Você irá escrever em outra folha de papel. Só que essa você não irá jogar fora, mas pode colocar umas gotas de perfume e guardar num lugar muito especial. Com o que você quer ocupar esse espaço? Coloque o que quiser, eu só vou dar algumas sugestões. Você pode começar imaginando uma linda luz azul envolvendo todo seu corpo, por dentro e para fora.


Agora coloque dentro de você determinação, compreensão, serenidade, discernimento, calma, alegria, realização pessoal e profissional. Coloque ainda, beleza, prosperidade, sucesso, relacionamentos saudáveis. Coloque perdão, principalmente, o perdão por você mesmo. Imagine o relacionamento com aqueles que você ama, tranqüilo, com muita harmonia. Quais são seus sonhos?Sonhe alto... Queira o melhor do melhor! Queira coisas boas para sua vida.Preencha seu corpo com muita saúde, pois assim será mais fácil conquistar tudo que merece.


Coloque ainda PAZ, sua capacidade de amar. E coloque dentro de você e em tudo que fizer na sua vida, muito AMOR, pois o amor verdadeiro é o sentimento mais forte e importante que existe. E é só por ele que sempre vale a pena RECOMEÇAR!!! E recomece quantas vezes for necessário.Para isso você só tem que acreditar que você consegue e que você merece!


Texto de André Silva
Pintura de Josef Pierre Nuyttens

05/08/2011

Ciganas do Dia



Pintura de P. S. Kroyer

04/08/2011

Cigana do Dia




Pintura de Diane L.

03/08/2011

Ciganas do Dia



"A alegria que deves ter não é aquela a que poderíamos chamar fisiológica, de animal sadio, mas uma outra, sobrenatural, que procede de abandonar tudo e de te abandonares a ti mesmo nos braços carinhosos do nosso Deus-Pai."


A citação é Josemaria Escrivá.


Desconheço autoria da imagem.

02/08/2011

Cigana do Dia


Desconheço autoria da imagem

01/08/2011

Agosto


Que os ventos de agosto possam trazer a todos nós saúde, paz de espírito, alegria, consciência alerta, caminhos abertos, prosperidade, luz, entusiasmo, prudência, disciplina, energia, comunicabilidade, compreensão, discernimento, praticidade, amor, fé, união, misericórdia, benevolência, evolução, encanto, atitude, segurança, perdão, informação, novos aprendizados e tantas outras necessidades que precisamos para o crescimento interior e alento da alma.


Tenhamos um ótimo mês que se inicia hoje!

Valéria Fernandes
Gravura de Kelsie R.