23/03/2011

Os ciganos em linguagem caricata


Não gostava da linguagem caricata com temática cigana, afinal de contas, a caricatura tem uma proposta satírica, e o povo desta etnia já é “naturalmente” motivo de escárnio por parte de muitos. Com o tempo minha visão mudou, uma vez que não tinha o desejo de assistir aos Filhos do Vento à margem até por este tipo de exposição.



Charges, cartoons e caricaturas são demonstrações artísticas por excelência, e quando bem cuidados, não ofendem, ao contrário, podem ser apreciados por seu humor ou por sua pura e simples homenagem ao seu alvo. E vamos combinar... o Povo Cigano com seus trejeitos e adereços dão panos pras mangas. No caso, mangas bem bufantes e coloridas, graças a Deus!!!

Passei a tomar gosto por tais criações envolvendo os ciganos. A arte de acentuar os traços, enfatizar os gestos, criticar condutas e posturas passou a ter pra mim um encanto a mais além do ótimo humor ofertado: a consideração e a reverência a um tema que tanto amo. Daí, passei a colecionar algumas obras (mesmo sem conhecer seus autores) e não as postava no blog por falta de um texto em defesa das mesmas, como este de hoje, sucinto e direto, como a linguagem caricata é.










  • Valéria Fernandes