20/02/2011

Cigano Wladimir

Jamais vi o espírito do Cigano Wladimir, mas ao me deparar com esta pintura de Rita de Andrade, toda fortaleza e doçura que esta entidade transmite manifestou-se ao meu redor. Mais um momento mágico cuja única premissa foi estar entregue às energias que me circundaram no ato da contemplação.
Senti o encantador e doce lamento de seu violino, bem como seu majestoso senso de justiça. Este Cigano é serio, valente, porta-se como comandante, nunca como comandado. Não é a toa que seu nome significa “Regente”, pois a maioria das pessoas que trabalha com esta entidade o tem como “primeiro guia”, os outros da mesma caravana ou tenda estão sob sua autoridade. Outra característica pitoresca dos indivíduos protegidos por ele revela-se por meio da proteção simultânea de sua irmã gêmea, a Cigana Wlanasha; embora nem todos médiuns ligados a Wladimir tenham consciência deste fato. Dificilmente este Cigano ancora sozinho em uma tsara, quando aproxima-se de seu escolhido (a), aporta com seus ancestrais, entretanto, há que se ter sensibilidade para não confundir sua irmã Wlanasha (companheira de trabalho Astral) com sua esposa, a Cigana Singuala.

Detalhes da tela de Rita Andrade


Há controvérsia na história do Cigano Wladimir, entretanto, não invalido que o mesmo tenha duelado com seu irmão por causa da Cigana Esmeralda. Versão esta que, de alguma forma, legitima sua morte prematura por não ter reagido na hora do embate. Deixou-se golpear!
Wladimir é um dos Ciganos mais cultuados que se tem conhecimento. É respeitado, amado e envolve multidões em seu louvor, no entanto, já ouvi de protegidos dele a máxima de que seu guia só trabalha em determinadas luas. Em outras palavras, se há necessidade de seu auxílio imediato, Wladimir se nega e espera a fase da lua que mais gosta para ajudar quem dele precisa. Pode?

Para agradar este Cigano com oferendas faz-se com lenços, vinho, vela vermelha, violino e corações. É protetor dos apaixonados!

  • Valéria Fernandes