31/01/2011

Academia de Dança Cigana


Amei as telas de Mariano Velasco, uma vez que o pintor dá ênfase à dança cigana de academia, não à dança de baile, mais costumeira em retratações que evidenciam o tema. Primorosas!!!


  • Valéria Fernandes

28/01/2011

Ciganos do Dia


Pintura de Richard Gauduchon
Academia de Samba Praiana

Pelos caminhos da vida fiz minha pátria.
Sou cigano, sou do mundo, sou feliz!


Vou invadir o Porto Seco, sacudir a arquibancada
Minha bandeira é cultura e tradição
Praiana pergunta: “Como será o amanhã?”
O seu futuro esta na palma da mão

Iluminados pela luz do criador
Agraciados com o dom da premonição
Mensageiros da paz e do amor
Vou montar a minha tenda, Santa Sara nos defenda
Nessa minha caminhada que é sem fim
Castanholas, violinos
Cartas mostram o destino
Previsões e melodias pelo ar
Paixão caliente, um convite pra bailar

O mundo é o meu lar, sou como as estrelas
A minha pátria é uma estrada sem fronteiras
Povo cigano é felicidade
Em verde e rosa sou a própria liberdade

A natureza é a energia
Fogo, água, terra e ar
É força, poder que nos guia
Forja e comércio, talento secular
Mãe, fonte da vida
A base familiar deste povo irreverente
Banho de sorte pra purificar, ouro e fartura à minha gente
À linda cigana, véus pra enfeitar
É festa, vamos celebrar
Linda homenagem ao povo cigano que a Academia de Samba Praiana, escola de samba de Porto Alegre, está fazendo em 2011.

Que Santa Sara e a Espiritualidade Cigana possam refletir ainda mais suas irradiantes luzes no verde e rosa da Praiana!!!

  • Valéria Fernandes

25/01/2011

Informe

A cigana Ingrid Ramanush, vice-presidente da Embaixada Cigana do Brasil Phralipen Romani, está selecionando dançarinas (ciganas ou não), que atuem na dança no estilo cigano para participar do projeto Romani Rota. As interessadas devem enviar o número de telefone e um vídeo individual (dançando).



Eventuais dúvidas também devem ser encaminhadas para o mesmo endereço eletrônico.

Boa sorte!

  • Valéria Fernandes

23/01/2011

Cigana do Dia


Desconheço autoria de imagem.
Oração da Fé

Senhor Deus, criador do céu e da terra,
Poderoso é vosso nome, grande é vossa misericórdia!
Em nome do vosso filho, Jesus Cristo,
Recorro a vós neste momento, para pedir benções para minha vida.
Que a luz divina incida sobre mim.
Com as vossas mãos retirai todos os males,
Todos os problemas e todos os perigos que estejam ao meu redor.
Que as forças negativas que me abatem e me entristecem
Se desfaçam ao sopro da vossa benção.

O vosso poder destrua todas as barreiras que impedem o meu progresso.
E do céu, vossas virtudes penetrem no meu ser dando paz, saúde e prosperidade.
Senhor abra os meus caminhos e aumente minha fé.
Que os meus passos sejam dirigidos por vós
Para que não tropece na caminhada da vida.
Meu viver, meu lar, meu trabalho, sejam por vós abençoados.
Entrego-me em vossas mãos poderosas, na certeza de que tudo vou alcançar.
Agradeço em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
Pintura de Richard Miller

22/01/2011

Cigana do Dia



Desconheço autoria da pintura.

21/01/2011

Cigana Maria Dolores... Uma outra história!

Há dois dias recebi um e-mail muito carinhoso de uma médium que trabalha com uma linda cigana de nome Maria Dolores. Em conversa com a mesma, logo conclui que a Cigana Maria Dolores que a acompanha não se trata das mesmas citadas aqui no blog, que dirá a cigana mencionada na postagem de terça-feira passada.


Gentilmente a médium me enviou a fotografia da tela com “Sua Cigana” pintada por Maria do Carmo da Hora e contou alguns detalhes sobre sua protetora, dando-me liberdade de publicar seu relato. Disse que a Cigana Maria Dolores com quem ela tem afinidade foi, por motivos que não me foram passados, julgada pelo seu povo e como conseqüência recebeu a punição do isolamento: Dolores pôde ficar em seu clã, em seu acampamento, desde que ignorada por todos. Em decorrência deste fato, a Cigana teria se retraído, tornando-se discreta em demasia. Ainda segundo a médium, Maria Dolores não se mostra expansiva, não é do tipo de que gosta de dançar e bebe muito pouco quando incorporada. É desconfiada e observadora, características que não anulam seu jeito carinhoso e meigo. Para sua protegida, a Cigana Maria Dolores é uma verdadeira mãe espiritual, devido os cuidados da entidade para com ela.

Curiosidade: antes de receber esta imagem, eu já tinha a cópia da tela em minha pasta com obras de Maria do Carmo da Hora. Cheguei a enviar a foto para uma amiga que desconfia ter próxima a ela uma cigana usando trança; o fiz com intenção de ajudá-la a descobrir uma possível empatia, posto o olhar enigmático desta Maria Dolores ser uma grande interrogação para mim. Motivo pela qual não ilustrei a postagem do dia 18/01/11 com esta pintura publicada hoje.

Salve todas as ciganas de nome Maria Dolores... Elas estão por perto!

  • Valéria Fernandes

19/01/2011

Cigana do Dia


Pintura Cigana de W.T. Benda

18/01/2011

Cigana Maria Dolores

Em meio a uma brilhante constelação de ciganas espirituais que atendem pelo nome de Maria Dolores, três delas são bastante conhecidas por se distinguirem através de faixa etária diferentes. A mais nova apresenta-se com jovialidade de quem não passa de 25 anos - destaca-se por portar um enigmático anel de pedra vermelha na mão esquerda; já a mais velha vem em Terra como uma Vovó Cigana - a curandeira que dá passes e faz limpeza com ervas; a terceira, foco desta postagem, é de origem espanhola, madura e muito fogosa, aparentando ter em média de 40 a 45 anos.

Extrovertida e sempre de “bem com a vida”, a Cigana Maria Dolores ama a música e a dança, não faz distinção de ritmos, gosta do flamenco, mas também da rumba, da salsa e outros compassos de origem Latina. Todavia, quando o assunto é vestimenta, faz questão de trajar-se para homenagear suas raízes hispânicas: vestidos de bolas acentuadas que colam o corpo e alargam-se com babados duplos ou triplos após os joelhos, xales grandes com estampas vivas, rosas nos cabelos ou coque com penete. Seus adereços não são totalmente dourados nem prateados, prefere misturar ao brilho miçangas coloridas como é de costume entre as ciganas espanholas. As pulseiras, colares e brincos multicores parecem extensão do corpo da cigana de tão perfeita composição para sua personalidade. Enquanto muitas gitanas optam por sandálias ou tamancos, Maria Dolores Espanhola prefere sapatos com saltos largos, deixando-a à vontade para suas performances dançantes. Aprecia por demais maquiagem e faz questão de usar batom de nuança vermelha. Adora perfumes com essências fortes, os de rosa vermelha são muito bem recebidos por esta Cigana. Quando incorporada aprecia beber coquetel de frutas ou vinho com pedacinhos de maça e pêra cortados, dando dicas sobre magia da composição: “a maça evidencia a feminilidade e a pêra contrabalança os excessos sensuais no sexo feminino. Quando a mulher deseja atrair um homem, a mistura deve ser tomada sem pêra, e quando um homem quer atrair uma mulher, retira-se a maça”.

Quando não está dançando, Maria Dolores parece séria, até mesmo distante, mas com um pouco de aproximação logo se desfaz tal impressão. Esta dedicada Cigana é acolhedora e materna. Dá conselhos, direciona os consulentes e procura instruir os que procuram por ela a serem cordatos e generosos para com seus semelhantes. Diz ser a Dama de Copas de todos os baralhos, mulher amável e compreensiva, sempre disposta a ajudar.

O médium que trabalha com a Cigana Maria Dolores, sendo de seu desejo, pode pedi-la para ser intuído ao consultar oráculos (cartas, borra de café e bola de cristal), já que Dolores não gosta de fazer leitura de mãos devido a repressão que teve em sua passagem por este plano. Ao indagá-la sobre sua cor preferida, a calorosa Cigana provoca seu interlocutor: “as do arco-íris”, soltando uma bela gargalhada para frisar sua ausência de primazia e paixão por todos matizes.

Dolores é devota de Santa Sara Kali, protege as mães e seus filhos, é guardiã dos matrimônios e zela pelas donas de casa.

Para agradar Maria Dolores com oferendas, faz-se com um balaio de frutas ou com xales, rosa para os cabelos, penetes, velas amarelas ou vermelhas. Também recebe incensos de aromas fortes em varetas ou tabletes. Porém, ao fazê-la um pedido sobre fecundidade, oferta-se sete velas douradas e sete varetas de incenso de flor-de-girassol.

  • Valéria Fernandes

Desconheço autoria da imagem

Cigana do Dia



Pintura de EmileVernet

17/01/2011

Cigana do Dia


Pintura de Ricardo Santos

16/01/2011

Ciganas do Dia





Desconheço autoria das imagens

14/01/2011

Ciganos do Dia


"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade".

Carlos Drummond de Andrade

12/01/2011

Significados de nomes ciganos


Uma das peculiaridades do Povo Cigano é batizar suas crianças como nomes que revelem algum valor particular em seus clãs, seja para exaltar algo ou alguém, para transmitir votos ou para atrair as características inerentes ao significado de cada nome.

Eis alguns destes nomes com seus respectivos significados para que ao encontrarmos um Cigano (a), seja este do Universo Espiritual ou não, possamos ter noção da mágica energia que envolve sua identidade.



Cigano Ramirez: Guerreiro Ilustre
Cigana Esmeralda: A Preciosa, Verde Brilhante

Cigana Alba: Branca, Alva
Cigana Alzira: Ornamento, Beleza
Cigana Amapola: Bela Flor
Cigana Aurora: Deusa Da Manhã
Cigano Bóris: Batalhador, Forte Guerreiro
Cigana Carmen: Poema, Poesia, Versos
Cigana Carmecita ou Carmela: Jardim Divino
Cigana Constância: De Caráter Forte
Cigano Cristiano: Cristão
Cigana Dalila: Mulher Dócil
Cigano Diogo: O Conselheiro
Cigana Dolores: Lamentações
Cigana Florisbela: Bela Flor
Cigano Gonçalo: Salvo na Guerra
Cigano Iago: Aquele que vence
Cigano Igor: Príncipe Da Paz
Cigana Jade: Preciosa
Cigana Jasmim: Flor Jasmim
Cigana Leoni: Leoa
Cigano Manolo: Deus Está Conosco
Cigano Miro: Fragrância de Mirra, Pessoa Maravilhosa
Cigana Natasha: Dia Do Nascimento
Cigana Nazira: Pessoa Distinta
Cigano Nicholas ou Nikolai: Povo Vitorioso
Cigano Ramon: Protetor Poderoso
Cigano Ruan ou Juan: Deus é Poderoso
Cigana Sara: Princesa
Cigana Soraya: Estrela Da Manhã
Cigana Samara: Protegida por Deus
Cigana Tâmara: Fruto Doce
Cigano Tarim: Capricho Vitorioso
Cigano Valter: Comandante do Exército
Cigano Vladimir: Regente
Cigana Zafira: Graciosa
Cigana Zaíra ou Zaira: A Visitante, A Florida, De Pele Brilhante

A Cigana retratada por Maria do Carmo da Hora que ilustra esta postagem é poesia pura. Trata-se da Cigana Carmem.

  • Valéria Fernandes

10/01/2011

Ciganos – Estão em toda parte...


“Eles se movem como o sol e a lua. São nômades. Estão em toda parte...
Não, não são o vento. São os filhos do vento.”

Desta vez foram retratados na França, em frente ao Campanário de Boulogne sur Mer (Bolonha sobre o Mar), às margens do Canal da Mancha. O Povo Cigano se faz presente no território onde aconteceu o Primeiro Congresso de Esperanto no ano de 1905; localidade palco de muitos festivais que acontecem até hoje: Festival da Costa de Ópalo, Festa do Mar, Camp de Boulogne: reconstruções das batalhas napoleônica e outros.

Os Filhos do Vento festejam sob a luz das estrelas, vestem-se a caráter e distribuem satisfação e alegria ao demais num passe de sedução e encanto, isto na privilegiada ótica de Laurent Paturaud que compartilha conosco seu testemunho artístico.

Que Eles continuem em toda parte!!!

  • Valéria Fernandes

09/01/2011

Vale a pena relembrar
Cigana Zoraide

Em vida, a Cigana Zoraide apreciava se aproximar de homens não-ciganos que gozassem de boa posição social e financeira. Era saudável, jovem, bonita e destemida; não media esforços para possuir jóias e roupas de qualidade superior as que costumava ter. Certa vez encontrou um jovem que caiu de amores por ela, iniciando desta forma um romance com intuito de desfrutar dos mimos que o rapaz poderia proporcioná-la. Assim que conquistou o que tanto almejava, descaradamente passou a evitar o jovem gerando revolta no mesmo. O não-cigano inconformado pelo caráter ambíguo de Zoraide e sofrendo por amor, reivindicou receber de volta todos os presentes que havia lhe dado. Insolente e atrevida, a Cigana se negou a devolver. Alguns dias passaram, mas a indignação do jovem apaixonado só tornou-se maior. Ele foi ao acampamento no qual Zoraide pousava com os seus, entrou sorrateiramente e cravou um punhal no peito da Cigana. A moça morreu na hora e seu corpo foi colocado na fogueira com a finalidade de purificar sua alma mesquinha.
Quando o espírito da Cigana Zoraide chega a Terra vem com doçura e meiguice sem igual. Ela conta sua história mostrando que se redimiu e que não guarda traços desta época medíocre e amoral. Dá bons conselhos, apregoa a paz familiar, acalenta corações sofridos por diversos males, entretanto sua magia é direcionada para o amor entre casais. Ela trabalha retirando obstáculos da vida amorosa de quem por ela clama. Quando se trata de um relacionamento que está parado e sem ânimo, Zoraide revitaliza com facilidade. Costuma usar água ardente para limpeza, perfumes adocicados e velas aromáticas para a reaproximação, também confecciona patoás para proteção. Diz que não precisa de muitos aparatos, contudo, faz longos encantamentos com fitas coloridas, maçãs e cascas de pêras.

Zoraide estima receber oferendas de velas lilás, rosas e azuis claras em pares, desde que sejam acesas antes das seis horas da tarde. Os adornos de sua preferência são de lenços com franjas, brincos e pulseiras douradas.
  • Valéria Fernandes

Pintura Cigana de Maria do Carmo da Hora

07/01/2011

Vale a pena relembrar
opchá
VL Tropical Brasil
(Bonecos Ciganos e artigos esotéricos)
Já faz algum tempo em que, pelas minhas andanças via internet, descobri uma loja localizada no Rio de Janeiro com artigos ciganos de excelente qualidade, cuja viabilidade de compra é acessível para o Brasil e exterior, posto ter atendimento online durante as 24 horas do dia. Trata-se da VL Tropical Brasil, uma empresa séria que reúne diversos produtos esotéricos que tenho o prazer de ter muitos deles na decoração de minha tenda, nos meus rituais ciganos e como acessórios nas minhas vestimentas gitanas. Enfim, acredito que chegou o momento de dividir meu precioso achado com os leitores do Blog Vida Cigana.
Bonecos ciganos
A VL Tropical Brasil disponibiliza de lindos e luxuosos Bonecos Ciganos de porcelana, tendo as pernas e braços de material flexível que agiliza os diferentes posicionamentos. Cada um deles tem 42 centímetros de altura, tornado-se peças bastantes vistosas na ornamentação de um ambiente ou na função de representar entidades ciganas para culto como as tenho e as utilizo. O grande diferencial das outras imagens encontradas no mercado, além da matéria-prima de alto nível, é personalização dos ciganinhos feitos por senhoras artesãs com capricho sem igual. O cliente escolhe a roupa com variadas opções de modelos, cores e estampas, todas fechadas com velcro e aptas para lavagens. Como se não bastasse tanto minúcia, ainda há elementos complementares que vão desde as cartas, pandeiro, rosa, leque, castanholas, punhal, violino ou pote de ouro nas mãos dos Bonecos Ciganos. Também fica a gosto do consumidor a escolha da cor dos cabelos, dos penteados, dos ornamentos de cabeça e pigmentação dos olhos. Ou seja, quando na intenção de simbolizar o cigano ou cigana que assiste um indivíduo espiritualmente, ou mesmo o casal, existe na loja vasta fonte inspiradora para cumprir este papel.

Da mesma forma que a Tropical Brasil se esmera para reproduzir em graça e beleza o povo cigano, o faz com Santa Sara Kali, sua padroeira. Dando-lhe acertadamente vestimenta branca, manto azul, cabelos longos e negros, coroa dourada, terço em mãos e cor de pele fidedigna à Santa. Igualmente merece destaque a Cigana na Tenda que, para lá de adornar um recinto ou altar com sua pompa e encanto, tem a função de representar os acampamentos ciganos, as tendas de atendimento utilizadas para consulta e a casa em que os Ciganos de Luz costumam aportar.

No que diz respeito aos outros aparatos, a beleza e o colorido reluz nos olhos de quem os ver. Os pandeiros têm nuances diferentes, forrados com tecidos de cores acentuadas e brilhantes, sempre arrematado com rendas douradas. As tiaras seguem a mesma linha de tons diversificados com toques em cor de ouro, podendo ser usadas também como testeiras. E para a alegria de mulheres que, como eu, gostam de combinar os ornamentos, a VL Tropical Brasil viabiliza brincos, anéis e cintos com pedrarias da mesma espécie, todos em concordância comum com as famosas moedas ciganas indispensáveis nas vestimentas desta estirpe. O charme a mais fica por conta dos belíssimos lenços com franjas, que dão alegria e vida em qualquer altar ou traje cigano.

Como empresa que se preocupa em manter acesa às raízes do espírito, o culto afro tem sido muito bem lembrado. O amigo Éric Volpato, proprietário da VL Tropical Brasil, teve um cuidado excepcional, pois além de criar distintos Bonecos de Orixás ricamente caracterizados em pormenores, providenciou com o mesmo apuro seus tradicionais aparamentos com intuito de atender a real necessidade de quem deles vão se utilizar.

E para engrandecer a mente e elevar a alma, a VL Tropical Brasil agora está nos brindando com uma das mais belas fontes de conhecimento: a leitura. São livros com temáticas esotéricas e espiritualistas, os quais abordam desde a tradição do povo cigano, assim como a magia, os encantamentos e os rituais que fazem parte do universo espiritual. Inserido neste segmento há ampla leitura direcionada para a doutrina espírita umbandista que Éric faz questão de divulgar. Sem dúvida que um rico manancial para o crescimento interior!


O sucesso da variedade de produtos ciganos e esotéricos, assim como a qualidade dos mesmos, aliados ao excelente atendimento da VL Tropical Brasil, fez desta matéria uma das mais lidas e comentadas durante o ano de 2010. Êxito que vale a pena relembrar!
  • Valéria Fernandes
Contato com a VL Tropical Brasil: www.tropicalbr.com.br
Fones: (21) 3782-4539 / 8109-3304

06/01/2011

Vale a pena relembrar


Durante o ano de 2010, com a graça de Deus, de Santa Sara Kali e dos Ciganos Espirituais, o Blog Vida Cigana cresceu muito, bem mais que eu pudesse supor. Muitos temas formam abordados e alguns bateram recordes de comentários via e-mails e telefonemas dirigidos a mim, além dos registros espantosos de visitações, respaldando assim o trabalho que faço por aqui. E para celebrar a ocasião, separei algumas postagens que valem a pena serem relembradas, posto os próprios leitores terem elegido-as dando seu aval.


Ciganos de Luz

Quem busca diariamente pela presença cigana encontrará sempre o doce conforto que a alma requer. Os Ciganos de Luz atuam conforme a necessidade de quem os chama, e suas vibrações para os que estão na Terra têm forte poder quando recebidas por braços abertos e desarmados. O Espírito Cigano é doador de paz, amor, bondade, sabedoria, esperança, gratidão, zelo, justiça, equilíbrio, humildade, união, amizade, alegria e tantas outras “identidades” que o ser humano possui em seu âmago e que precisam ser redescobertas para o caminho da evolução.

Muitos estão desistindo desta busca interior por falta de um sinal palpável que lhes acalme a mente e o coração. Digo que esta não é a estrada a seguir, e sim a do caminho que demanda dedicação, força, coragem, garra e vitalidade que levam à diretamente à cura e à libertação da alma. Pois é justamente na luta diária contra os dragões invisíveis que as grandes batalhas são conquistadas, mesmo que pareçam pequenas aos olhos terrenos e por vezes incrédulos demais. E a fé no altíssimo, por onde anda irmãozinhos? Deve ser forte como uma rocha e ter a clareza de um cristal! A fé é condutora do espírito e do corpo que recebem suas boas vibrações para prosseguirem na feliz caminhada que está sempre a recomeçar.

Quando a dor e solidão incomodarem, chame pelos Ciganos de Luz e abram-se para receberem um caloroso abraço amigo, repleto de regozijo para seus corações cansados e sofridos. Visualizem as fagulhas de nossas fogueiras astrais que se acenderão em suas mais íntimas emoções para revigorar mais um dia de árdua peleja, e sintam nosso constante amparo e proteção.


Mensagem canalizada por mim.
  • Valéria Fernandes
Pintura Cigana de E. D.

02/01/2011

Feliz 2011


"Que a estrada se abra a sua frente,
Que o sol brilhe morno sobre sua cabeça;
Que a chuva caia de mansinho sobre seu corpo;
Que o vento sopre leve em sua face;
E até que nos encontremos novamente;
Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos..."
Pintura de Maria do Carmo da Hora

Desconheço autoria da prece.