- Valéria Fernandes
31/10/2010
A frase é de Raymond Buckland, enviada pela amiga Sol. A gravura ressalta uma cigana exercendo a quiromancia em pleno Halloween. Provavelmente, pelo estilo melindrosa das vestimentas de ambas mulheres, o ambiente foi retratado para salientar a década de 20. Um charme de cigana e uma atmosfera de Bruxinhas no ar!
- Valéria Fernandes
30/10/2010
A partir de hoje, independente das postagens habituais que costumo fazer no blog Vida Cigana, todos os dias, e nos horários mais imprevisíveis, incluindo a madrugada, postarei uma imagem cigana para apreciação, conhecendo ou não a autoria.
A pintura cigana de estreia é uma obra de Dario.
- Valéria Fernandes
28/10/2010
Uma ótima contemplação para quem sabe estimar o valor cultural de pinturas como estas!
- Valéria Fernandes
25/10/2010
É tão difícil encontrar imagens com ciganos circenses que ao ver esta gravura em cores vibrantes fiquei fascinada, então resolvi abrir espaço para apreciação da mesma, ainda que desconheça autoria.
A ambientação é em Istambul (a antiga Constantinopla), local cuja cultura exige que as mulheres vistam-se com recato exarcebado e cubram o rosto com véus, mas o que se vê ao tratar de uma mulher cigana é a quebra de mais um paradigma. A gitana traja-se de acordo com seus costumes, mostrando liberdade perante o cigano que a acompanha e também aos demais que assistem admirados sua apresentação.
Muito se fala em Liberdade Cigana, eis que a pintura exemplifica bem este tipo de atitude que evidencia quem não perde sua essência ou se deixa intimidar com padrões pré-construídos.
Opchá!
- Valéria Fernandes
23/10/2010
Três ou quatro leitoras, não lembro ao certo, pediram-me informações sobre uma cigana chamada Radja, não respondi anteriormente por desconhecê-la. Ontem à noite, aparentemente do nada, senti uma cigana bem jovem próxima a mim, sua energia não era infantil nem adulta, diria que um meio termo. Tentei captar o máximo que pude de elementos sobre ela, mas não consegui muito, e o que obtive estou partilhando.
Caso Radja apareça outra vez em minha tenda, tentarei lidar com seu jeito agitado de se manifestar, para então lograr melhor êxito sobre suas preferências. Quem sabe até extrair alguma mensagem de conforto, visto eu ter sentido falta!
- Valéria Fernandes
20/10/2010
Todos os baralhos disponíveis podem e são usados pelos Filhos do Vento. Desde o Baralho Comum que é composto por 52 lâminas, bem como os “novos na praça”, cuja maioria é constituída por 36 cartas, e o próprio Tarô que tem origem incerta e discutida até hoje. Cada um deles, quando bem explorados, dão excelentes resultados. E o Povo Cigano soube bem aproveitar estas variações para predizer o futuro como ainda o fazem.
E qual baralho oferecer aos Ciganos Espirituais? Este assunto fica para uma próxima postagem!
- Valéria Fernandes
17/10/2010
Também não sejamos tolos ao imaginar que a postura tolerante, bem como a ausência de preconceitos, são atos de benevolências para como o próximo. Estejamos conscientes de que somos parte de um universo cuja essência não tem divisórias, e as que são perceptíveis, foram criadas do homem para o homem. Sejamos iguais, embora diferentes em incontáveis perspectivas!
ciganos
- Valéria Fernandes
Desconheço autoria da gravura
12/10/2010
Ao longo deste período que venho compartilhando minhas experiências neste blog, costumo atender a vários pedidos de leitores sobre diversos ciganos do universo astral, entretanto, poucos buscaram informações sobre entidades que se manifestam em roupagem infantil ou na terceira idade. E por falta de intimidade com estes “pequenos iluminados”, em tempo algum tomei a iniciativa de relatar sobre o assunto. Acredito que daqui para frente eu possa ter um novo referencial para dividir com quem tenha interesse
Ainda não posso afirmar se continuarei a recebê-la em minha coroa, mas sei que uma nova amizade já se delineou. E no que depender de mim, tentarei conhecer seus gostos e costumes para partilhar mais este aprendizado.
Um belo presente próximo ao Dias das Crianças, não foi mesmo?!
Opchá!!!!
- Valéria Fernandes
09/10/2010
Desconheço autoria da imagem
06/10/2010
No dia 05/03/10, com ilustração da pintora Maria do Carmo da Hora, escrevi um pouco sobre a Cigana Samara, hoje volto falar sobre ela com intuito de agradecê-la por ter me ajudado sem que eu soubesse ou sentisse.
Esta bela Cigana, cujas vibrações são sentidas mais fortemente entre as chamas flamejantes das fogueiras, dos bastões em brasa ou pelas fagulhas de velas, dias desses, na calada da noite, esteve em minha tenda e evitou que minha tsara se transformasse em cinzas.
Opchá Cigana Samara e sua protegida!!!
- Valéria Fernandes
02/10/2010
Um mês iluminado a todos!
- Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem