10/06/2010

Baralho Cigano – Carta A Cruz


A carta 36 - A Cruz, tem um vasto simbolismo, tanto de humilhação, infâmia, rebaixamento, como a volta por cima. Ou seja, simbolicamente representa a vitória e o triunfo sobre a matéria, sobre a carne e sobre as trevas. Indica tanto o sofrimento como a libertação.
Esta lâmina aponta a fé, o desenvolvimento espiritual, a caridade, a religiosidade e as doutrinas em geral. Revela o apostolado. Pode indicar pessoas espiritualizadas ou fanáticos religiosos, bem como uma iniciação, um momento místico. Denota os fardos (a cruz que carregamos) e também a purificação ou elevação da alma.
No nível mental indica um indivíduo centralizado, que não perde o prumo com facilidade; trata da autoconfiança, da auto-estima, da perseverança e também do reconhecimento por algum feito. Lembra-nos a reconciliação com o próprio Eu, quando enfim a paz é chegada. A Cruz muitas vezes quer nos mostrar um caminho único e individual, que não requer a participação de terceiros. Quando mal aspectada pode significar a empáfia, a soberba, o ego inflado e o orgulho desmedido.

Ao designar o aspecto financeiro simboliza os ganhos, o êxito e as transações bem sucedidas. De acordo com as outras cartas dentro da mesma tiragem, A Cruz pode mostrar que o sacrifício foi em vão e solicitará mais esforço por parte do consulente. Simboliza o fim de um ciclo de trabalho quando este obteve sucesso.
  • Valéria Fernandes

Carta do Tarô Cigano digitalizada por mim