14/04/2010

Quem não conhece que te compre!

Quem não conhece Tarôs e Baralhos Ciganos pode ser facilmente ludibriado por pessoas de má fé. Ressalto este caso por achar mais que abusivo por parte de um suposto criador do “oráculo” que faz uso das imagens abaixo e de tantas outras até que se complete as 38 de um pretenso baralho denominado de Tarot Cigano do Oriente. Imagens estas que, qualquer pessoa tem acesso fazendo uma busca no Google ao colocar as palavras: cigano, cigana, roda da fortuna, fogueira, cristais, Jesus Cristo com criança e por aí em diante.
O “criador” deste Tarot Cigano do Oriente chegou a me dizer que recebeu durante 20 anos instruções de seus mestres espirituais para desenvolver o tal “Tarot”. Só que teve o azar de encontrar pela frente uma taróloga, professora e pesquisadora de tarôs que também coleciona e trabalha com Baralhos Ciganos.

Em 30 minutos reuni quase todas as figuras, fotos, pinturas que este homem que se intitula Cigano Fulano (não vou dar-lhe palco aqui), diz ter passado 20 anos para colecioná-las e vendê-las por 380 reais, acrescidos de algumas moedas, um patoá e uma toalha branca pintada à mão, fora à taxa de envio. Além de enganar os de boa fé, se apropria dos direitos autorais das obras de arte e, certamente não deve ter o aval para o uso de imagens fotográficas que fazem parte desta coletânea relâmpago fácil de ser criada pelo “Google Místico” e um editor de imagens.

Como se não bastasse, entre suas 38 “cartas”, apenas a Roda da Fortuna que este homem usufrui de forma inapropriada (é de uma baralho já existente) faz parte de um Tarô, posto o tarô ter sua estrutura formada por 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores, totalizando um conjunto de 78 cartas.

Eis alguns nomes da “original criação deste dito cigano” que estão na montagem que fiz logo acima: A Mensagem, O Lobo, A Luz, A Vela, A Carroça, O Cigano, A Roda da Fortuna, A Cigana, A Fogueira, O Casal.
Existem outras como O Cavaleiro, O Cristal e A Tenda, esta última deixou-me mais indignada por tratar de uma peça da coleção de um lojista que prezo muito e é criada por suas artesãs.
É lastimável que este ser ainda tenha o descaramento de tomar para si a autoria do que já existe de fato e justifica-se como o argumento de que as lâminas são originais: “Tarot Exclusivo e Personalizado”.

Que Santa Sara tenha misericórdia de sua alma, ou não!
  • Valéria Fernandes

Imagens encontradas na internet!