01/04/2010

Ambiente Cigano – Decoração improvisada

Apenas um sofá e uma pequena mesa podem ajudar a compor um cantinho com ares cigano. Haja vista que ambos recebam tratamento especial com objetos, cores e formas sem a preocupação com o convencionalismo.

Na imagem abaixo vê-se um estofado decorado por tapeçarias trabalhadas em crochê e arrematadas por franjas nada modernas, jogadas de maneira descontraída sobre um tecido de estampa mais graúda e fechada; que de imediato burla o compromisso com as regras da estética convencional. As almofadas em tecido xadrez e floral em formatos roliços e quadrados, quebram quaisquer monotonias visuais com graça e estilo.
Já a pequena mesa coberta com tecido de chita alaranjado, faz realçar as cartas de tarô sobre a mesa, permitindo espaço para um cesto de frutas vermelhas que apimentam o lugar. O jarro de flores ao chão complementa a vivacidade do piso que pode ser substituído por um tapete desta ou de outra cor que, de modo informal, possa harmonizar o ambiente.

Há que se reparar na vestimenta e adornos da cigana, que são muitos, no entanto parecem suaves: lenço preto, rosa vermelha, colares, pulseiras e anéis diversos, blusa listrada em quatro tons e saia em cores múltiplas, porém em contraste ameno, dão um certo “relax” ao contexto.

Ao criar um ambiente à moda cigana vale vasculhar peças antigas, retalhos, colchas, cortinas, mantas, véus, baús, bibelôs, leques, mandalas, pedras, vasos e flores, pois fragmentos viram manifestação do hoje, do agora. Portanto, é válido afirmar que toda criatividade é bem-vinda, desde que esteja ao gosto e ao alcance de quem vai usufruir a atmosfera cigana.

A vida de cigano não é linear, porque a decoração de sua tenda seria?


  • Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem