17/01/2010

Os Meninos Ciganos de Cezarina
Em suas ricas pinturas ciganas a artista plástica Cezaraina Macedo Caruso enaltece de forma visível a jovialidade, o universo pueril que habita eternamente na alma cigana. Por vezes, ao contemplar suas telas, tenho a sensação que essa ingenuidade que enxergo a olhos vistos esconde grandes segredos da magia dos ancestrais. Através das mãos de fada da pintora há um verdadeiro escamotear de iluminados feitiços, isso para quem tem coragem e atrevimento suficientes para olhar nos olhos ciganos e deixa-se conduzir sem medo por tal magnetismo. Aos meus sentidos não restam dúvidas de que os "Meninos Ciganos de Cezarina" encantam sorrateiramente nosso Eu!

Pode parecer que esses jovens tão enigmáticos ainda precisem desabrochar, crescer e mostrarem a que vieram. Ledo engano, disse minha alma um pouco depois de vê-los pela primeira vez. Eles têm mais anos de estrada do que muitos que parecem sábios e vividos. Arrisco a dizer que são encantados, nasceram nessa tenra idade que foram retratados, mas a cada novo luar têm a disposição de passarem os mistérios do mundo invisível para aqueles que bem sabem receber tais encantarias. São moços, parecem frágeis, com o porém de serem enaltecidos com atitudes e posturas de maturidade.
Será que os Meninos Ciganos de Cezarina querem nos fazer mergulhar na mágica noção de tempo e espaço que julgamos conhecer?

  • Valéria Fernandes
Blog da Cezarina: www.cezarina.blogspot.com