31/12/2010

Vigília Cigana


Hoje em oração, sem que eu esperasse, o Cigano Ramirez e a Cigana Esmeralda, meus amados guias, confiaram-me uma missão que estou tentando cumpri-la ao escrever a última postagem de 2010 quando pensei já ter feito este papel. Pediram-me para avisar todos os leitores do Blog Vida Cigana que hoje, a partir da meia-noite, Eles, e suas respectivas caravanas estarão em vigília por todos que por aqui passarem e por aqueles que costumam acompanhar o blog, mas no derradeiro dia do ano não puderam fazê-lo. A Vigília Cigana será encerrada às 6 horas da manha do dia 02/01/2010 sob a tutela espiritual de Ramirez e de Esmeralda.

Faço lembrar que a Espiritualidade Cigana não é brincadeira, não está no Astral somente para dizer sobre os seus gostos ou para receber oferendas, esta existe para ajudar-nos a crescer, a evoluir enquanto espírito que somos numa roupagem carnal, deste modo, propícios a apegos, distorções, perigos, quedas, solidão, tristeza, falta de energia, ausência de fé e outro tantos males que fazem da ajuda espiritual um bálsamo de luz nas horas difíceis.

Cada um dos Ciganos de Luz que estarão na Vigília emanará suas vibrações mais inerentes, ou seja, vibrarão conforme o tipo trabalho que costumam fazer para auxiliar os que estão na Terra. Por exemplo, o Cigano (a) que trabalha com cura agirá neste campo vibratório, o que trabalha com união e amor assim o fará, e daí por diante. Eles serão muitos, unidos e reunidos para praticarem o bem com amor e alegria.

Peçamos saúde, fé, limpezas espirituais, humildade, paciência, virtude, bondade, afeto, amor, paz, alegria, rumo, afastamento das energias ruins que nos impedem de progredir em vários setores de nossas vidas, sem esquecermos de rogar por proteção constante e de agradecê-los após as orações.

Para participar da Vigília Cigana basta recolher-se um pouco e entregar ao Povo Cigano suas necessidades mais urgentes com coração aberto, pois quando uma Entidade Cigana se prontifica a ajudar, esta o faz com riso nos lábios, imaginem uma grande quantidade delas!!!

Eis alguns outros nomes de Espíritos Ciganos que estarão nos amparando durante este período de desvelo: Cigana Kaku Marie, Cigano Manolo, Cigana Maria Rosa, Cigano Gonçalo, Cigana Sandra Rosa Madalena, Cigano Juan, Cigana Lola, Cigana Zaira, Cigano Wladimir, Cigana Wlanasha, Cigana Yasmim, Cigana Carmecita, Cigano Yago, Cigana do Rosa do Oriente, Cigana Mina, Cigano Áramis, Cigana Cristal, Cigana Samara e Cigano Artêmio.


Quem desejar pode fazer oferendas de frutas, velas coloridas e incensos, mas não é um pré-requisito para o sucesso da corrente espiritual. A única ressalva é que durante estas horas de vigília não se oferte bebidas às Entidades.

Feliz Ano Novo!
Ramirez e Esmeralda em sua proteção!
  • Valéria Fernandes

Pintura de Morgana Farah

29/12/2010

Tendências para 2011

Orixá - Tarô - Baralho Cigano

O ano de 2010 chega ao seu final evidenciando que mais um ciclo se cumpriu conforme as sábias Leis do Universo, portanto, vê-se logo à frente uma temporada que requer mudanças e renovações. Dado o período surge a indagação comum aos curiosos ou antenados: “Como se conectar com as novas energias que regerão o ano de 2011 para bem aproveitá-las?”. Procurando conhecê-las, claro!


Orixá Oxum
A deusa Yorubá da beleza e da juventude, da adivinhação e da fecundidade é o Orixá feminino regente de 2011. Oxum é seu nome, amarelo é sua cor e a água doce é seu território. Em alguns cultos a chamam de “Mamãe Oxum”, embora no panteão de origem afro seu arquétipo seja de mulher jovem, faceira e sedutora. Como tem sob seu domínio o ouro e o cobre, estes metais são adequados para atraírem prosperidade durante o próximo ano, seja no campo material, afetivo ou espiritual. Ligar-se com os rios e com as cachoeiras são maneiras de entrar em contato com esta divindade que recebe oferendas nestes mesmos locais. Para agradá-la oferta-se pentes, espelhos, perfumes, colares entre outros acessórios femininos. Oxum transmite amor, sedução, encanto, harmonia, aconchego, sensibilidade, intuição e muita auto-estima, evidenciando a vaidade, deste modo, há que se ter cuidado para não enveredar pelo caminho da futilidade, da vanglória ou da presunção. A cor da vela de Oxum é amarela e esta mesma nuança pode ser usada em 2011 com a finalidade de atrair os pedidos feitos ao Orixá regente. A energia de Oxum favorece todos que trabalham com cartas, búzios, runas e oráculos em geral.
Carta do Tarô - O Imperador

De acordo com a redução numérica do ano de 2011(2+0+1+1= 4), a Carta do Tarô que regerá o novo ano é O Imperador - lâmina número 4. A este arcano atribui-se o arquétipo de pai, provedor e orientador, indicando assim à necessidade de comportamentos firmes, estáveis e realistas. O Imperador é caracterizado por seu senso prático, sua convicção, seu rigor e sua disciplina com intuito de gerar certezas, progressos, segurança e controle. Portanto, durante os 365 dias do ano vindouro a energia masculina faz-se presente evidenciando vibrações de proteção, de defesa e de apoio, mas também de dogmatismo e de tirania. Quem bem souber aproveitar às influências desta lâmina poderá evoluir e amadurecer buscando equilíbrio entre a rigidez emitida por este arcano e as fraquezas emocionais ou espirituais que por ventura precisem de ajustes. A lâmina 4 do Tarô favorece tanto homens como mulheres a tornarem-se mais conscientes de que a objetividade pode dominar a sensibilidade excessiva sem que se perca a ternura da alma.

Carta Cigana – A Casa

Também pela redução numérica obtém-se a Carta Cigana que regerá a do ano de 2011(2+0+1+1= 4): A Casa - lâmina de número 4, tendo com Influências as cartas de 2 e 11(O Trevo e O Chicote respectivamente ou Os Obstáculos e A Magia). A Casa simboliza o lar, a família, os fortes laços construídos ao longo dos tempos. Representa as tendas ciganas, moradas temporárias do Povo Sem Fronteiras, porém com estrutura e ensinamentos sólidos que perduram de geração para geração. A lâmina 4 do Baralho Cigano favorece o aconchego, a segurança, a estabilidade, a confiança, bem como evidencia os relacionamentos domésticos e as decisões judiciais ligadas à herança. Um ano de boas perspectivas para quem cuida de casa, para quem gosta de desfrutar da vida familiar e para quem precisa adquirir imóveis. Quando bem aproveitada, a energia desta lâmina leva o indivíduo a conhecer melhor a própria alma, pois A Casa representa o templo espiritual do ser humano. Ótimo período para propagação de valores tradicionais, seja no ambiente doméstico, no local de trabalho ou em congregações sociais e religiosas.

  • Valéria Fernandes

25/12/2010

Natal Cigano

23/12/2010

Neste Natal...

Quem dera Neste Natal pudéssemos esquecer nossas próprias feridas, que por vezes fazemos das chagas bem maiores do que são, para distinguir e cuidar daqueles que verdadeiramente são golpeados no cotidiano pelos punhais pontiagudos da carência, da solidão, da amargura, do egoísmo, do ódio, do rancor, da inveja e de tantas outras enfermidades dilacerantes.
Neste Natal, que possamos nós, de livre vontade, afinar a frequência de um irmão - quando neste reconhecemos notas desarmônicas - para que seu espírito enfermo tenha a chance de renovar-se, e assim conseguir ressoar respaldado pelo amor e pela bem-aventurança. Pois dentro de cada um nós há uma melodia edificante, amena, plácida, capaz de curar os males mais longínquos da alma-irmã, tal como os suaves acordes de um violino propagam seu gemido para elevar a natureza incorpórea humana ávida de afago.

Não esqueçamos porém, que após os dias de enfermidade, mesmo que bem assistidos, sucede o período de convalescença, e nesta ocasião, aos violinos podemos pouco a pouco agregar outros instrumentos de boa vontade até chegarmos a ouvir uma bela harmonia de salutares sons de amparo, de benevolência e de compaixão.

Que Neste Natal saibamos auxiliar!
  • Valéria Fernandes

Meu Povo Cigano” saúda o Menino que nasceu 
em uma manjedoura para dar sua vida em sacrifício por nós!!!

21/12/2010

Cigana do Dia

Desconheço autoria da gravura.

19/12/2010

Época de Sonhos

"Sim, o sonho! Sim, a quimera! Sim, a ilusão! Sem os sonhos, sem as quimeras, sem as ilusões, a vida não tem sentido e não oferece interesse. A utopia é o principio de todo progresso. Sem as utopias de outrora, os homens viveriam ainda miseráveis e nus nas cavernas. Foram os utopistas que traçaram as linhas da primeira cidade... Dos sonhos generosos, nascem as realidades benéficas..." (Anatole France).


Desconeço autoria da pintura.

18/12/2010

Cigano Tiago

A mocidade passou pelo Cigano Tiago sem que ele percebesse os males que acarretaria com seu modo de viver desregrado. Bebia em excesso, fumava de forma compulsiva, além de passar noites e noites em claro com mulheres diferentes devido seu caráter boêmio, e para piorar o quadro, viajava muito sem pouso certo para descanso ou boa alimentação. Quando se deu conta que já passava dos trinta anos, estava afastado da família e nada construíra de sólido, então repensou nos rumos que tomaria. Com algumas sequelas da vida pregressa (pulmão fraco, magreza mórbida e dentes comprometidos), voltou a morar em seu clã para que dele cuidassem, e assim foi feito, posto seus males não serem irreversíveis. Em aproximadamente dois anos Tiago parecia outra pessoa: deixou os vícios, voltou a ter aparência saudável, casou e se empenhou em utilizar os ensinamentos dos ancestrais que aprendera desde criança.

Paralelo a recuperação física, o Cigano Tiago tratou de fortalecer seu espírito; atitude pela qual teve ótimo êxito e pôde atuar ajudando ciganos e não-ciganos com as propriedades terapêuticas das ervas, assim como pela leitura da sorte através de dados e de patacas. Os anos se passaram e este Cigano ganhou fama de bruxo, passando a ser muito respeitado por onde andava. A alternância de punhais em cintura transformou-se em lenda: diziam que ele os colecionava para cortar magias nas noites de lua cheia.

Tiago era alegre, brincalhão, mas não deixava de apregoar sobre o fortalecimento do espírito através da fé após tantos infortúnios distante de crenças. Quando chega em Terra faz saudação à Santa Sara e logo começa a trabalhar. Emite passes de cura, dá conselhos sábios e se dispõe a ajudar pessoas que se sintam sós e desamparadas. O Cigano Tiago gosta de usar sempre um lenço combinando com a faixa, estes conjuntos podem ser nas cores vermelha, amarela ou verde; vibrações das cores de seu trabalho. Como adorno tem preferência por anéis grossos e sem pedras, aprecia cordões, pulseiras e pequenas argolas - todos seus acessórios são na cor dourada.
Para agradá-lo em oferenda faz-se com punhal, dados, vinho, maça ou pêra. A vela de Tiago é amarela e os incensos de que ele se agrada são os de essências de ervas. Quando Tiago é solicitado, independente da pessoa ser médium, o mesmo se conecta com quem o chama por meio de suas oferendas que podem ser entregues no quintal, em jardins ou praias, devido a entidade apreciar energias de locais ligados à natureza.

  • Valéria Fernandes

Pintura Cigana de J. Cadelino

17/12/2010

Cigana do Dia


Desconheço autoria da pintura

14/12/2010

Natal Cigano


Vem chegando o Natal, e com ele, o prenúncio da despedida de mais um ano, normalmente cheinho de altos e baixos; para alguns com contagens de mais “altos”, para outros de mais ”baixos“. Todavia, o momento pode ser bem melhor aproveitado quando o clima nostálgico da contabilidade retroativa cede espaço para a renovação. Mas exatamente por onde começar a dar vida às próprias aspirações? A Árvore de Natal Cigana é um ótimo “imã energético”!


A Árvore por si só simboliza raízes sólidas, família, amigos, durabilidade, crescimento, abundância, frutificação e a capacidade de materializar as idéias para então se fazer uma boa colheita; ideal para entrega dos desejos, posto ter-se como objetivo a materialização dos sonhos.

É comum encontramos em uma Árvore Natalina bolas, estrelas, anjos, papais-noéis, presentinhos, sinos, laços, luzes e muitos outros atrativos. Que tal pedir ao Bom Velhinho e à Espiritualidade Cigana a vibração necessária para concretizar os sonhos? Basta desejar com fé e pendurar em sua Árvore simbolicamente o que anseia atrair e esperar os resultados.


Relembre os Símbolos Ciganos e suas particularidades


Estrela: pede-se brilho pessoal, sucesso, proteção no amor, na vida espiritual e na material. Também o norte quando não se sabe que rumo tomar.

Coruja: pede-se sabedoria, intuição e discernimento.

Trevo: pede-se proteção, boa sorte e surpresas agradáveis.
Lua: pede-se amparo contra feitiços, maldições e afastamento das energias indesejadas.
Ciganos no natal
Chave: pede-se abertura para os corações fechados e para as portas que por ventura estejam trancadas.


Ferradura: pede-se trabalho remunerado, afastamento das negatividades e energias positivas.

Roda: pede-se golpes de sorte, dinheiro e sucesso.

Taça: pede-se amor, união e harmonia.

Punhal: pede-se poder, superação, força e vitória.

Moeda: pede-se dinheiro, realizações materiais e fartura.

Âncora: pede-se segurança material e emocional.

Violino: pede-se a aproximação com as entidades ciganas masculinas, talentos artísticos, sensibilidade, romance e harmonia.

Pandeiro: pede-se a aproximação com as entidades ciganas femininas, talentos artísticos, sensualidade e alegrias duradouras.

Natal Cigano, símbolos ciganos

Na falta de qualquer um dos Símbolos Ciganos enquanto matéria, o recorte de jornais, revistas ou a impressão das imagens pelo computador dão o mesmo resultado. Nestes casos cola-se em pedaços de cartolina e arremata-se com fitas para obter melhor efeito visual.


O Menino Jesus e Santa Sara Kali podem ser colocados várias vezes na Árvore para representar pedidos diversos!!!


Latchi Baxt! (Boa Sorte!)
  • Valéria Fernandes

12/12/2010

Cigana do Dia

Capa do livro "A Magia da Dança Cigana".

10/12/2010

Ciganos do Dia



Ilustração de Florence H.

09/12/2010

Cigana Faceira

Neste exato momento em que estou escrevendo há uma cigana ao meu lado que não lembro se a conheci anteriormente. Ela sacode a saia, mexe os cabelos e porta um pandeiro silencioso em mãos. Seu instrumento está sem fitas, portanto, pra ela, sem alegria e sem vivacidade.

Sinto o desapontamento da cigana pela ausência dos adornos de que ela gosta e já vou providenciar uma oferenda de 12 fitas coloridas. Enquanto ela me faz escrever, estou chamando-a de Cigana Faceira. Diz adorar jardins e lugares arborizados, pois não é do tipo de entidade que trabalha muito tempo dentro de casa. Não aportará em minha tenda, está de passagem para deixar bênçãos de luz para mim e para o blog Vida Cigana. Também está fazendo uma limpeza em minha tsara, desejando que eu partilhe como os leitores o procedimento que ela bendiz.

A Cigana Faceira ensina para que coloque uma maça cortada ao meio dentro de um prato branco, e em uma das bandas da fruta salpique sal, isso sem tornar a juntá-las. Do lado direito do prato deve haver um copo com água, do lado esquerdo três varetas de incenso de absinto, e a cima do prato uma vela branca ou amarela. A Cigana diz que a purificação é apenas para um ambiente, assim sendo, quem for expurgar a casa toda deve fazer o mesmo procedimento em cômodo por cômodo.

Salve a visita desta iluminada Cigana!!!

  • Valéria Fernandes

Pintura Cigana de Ermê

06/12/2010

Cigana do Dia

"A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla."

A pintura é Diana Bryer e frase David Hume.

03/12/2010

Ciganos do Dia



Desconheço autoria da imagem.

02/12/2010

Cigana do Dia


O destaque de hoje fica por conta da beleza e ternura de mais uma retratação da artista plástica Maria do Carmo da Hora.

Certamente que, quem consegue perceber a essência mágica exalada pelas flores da Cigana, ainda que ela pareça ser apenas uma pintura, conseguirá acalentar o espírito com seu bálsamo sagrado. Os aromas florais quando bem canalizados têm a capacidade de acalmar, restaurar e promover excelentes transmutações.

Um dia perfumado a todos!

  • Valéria Fernandes

01/12/2010

Informe

Durante a semana que passou e o começo desta, recebi uma quantia considerável de e-mails pelos quais os leitores do Blog Vida Cigana solicitam as mais diversas informações sobre a temática cigana, entretanto não consegui responder a todos. Peço desculpas e um pouco de paciência até que eu possa tratar cada um de maneira atenciosa como tento fazer com quem me procura.


Desde já agradeço a compreensão!

  • Valéria Fernandes

29/11/2010

Cigana Morgana

De beleza exótica e charme e indiscutível, ao longo dos tempos a Cigana Morgana circula no universo astral de forma bem singular: cabelos ondulados e negros, olhos cor de mel, pele pálida e vestimenta vermelha com arremates em dourado. Por cima de sua roupa usa uma longa túnica com capuz também no tom rubro, sendo esta de tecido aveludado e com pedrarias nas bordas. Para ornar a cabeça alterna com rosas naturais e tiaras com correntes. Usa um grande anel de pedra verde no dedo anelar da mão direita e anéis diversos na outra mão, além de fazer valer seu apreço por colares, pulseiras e brincos da cor do ouro.

Discreta, com modos requintados, Morgana não faz muito alarde quando desce para trabalhar. Gesticula de forma suave, limpa a aura do médium que lhe dá passagem, só depois atende a quem por ela espera. Toca pandeiro e cantarola, mantendo sua elegante postura, mas como uma particularidade: as fitas de seu instrumento só têm as cores vermelha e branca, homenagem à Áustria, seu país de origem de onde saiu ainda jovem e nunca retornou. Quando falta-lhe uma túnica ela cobre-se com lenços sem objeção, no entanto cobra carinhosamente do protegido que “na próxima” tenha em mãos tudo que ela aprecia.

Quando em vida terrena a Cigana Morgana costumava guardar seus pertences em um baú, neste, concentrava muita energia dos antepassados para “alimentar“ seus variados oráculos passados de geração em geração (baralhos, runas, espelho mágico e sua inseparável bola de crista), e na Lua Cheia costumava abrir a arca para que seus artefatos sagrados recebessem às bênçãos lunares. Portanto, quem é protegido por esta Cigana pode ser intuído a manusear qualquer um dos objetos divinatórios citados.

Mornaga gosta de misturar essências, ou seja, mesclar os aromas de incensos e perfumes em seus feitiços, ainda que o médium não domine o assunto. Recebe velas douradas, vermelhas e amarelas. Gosta de ser agradada com punhal, baú, mandala e coquetel de fruta. É uma Cigana tranquila, porém distribui sorrisos faceiros ou mesmo sensuais em suas consultas. Água e Fogo são os Elementos atribuídos à Cigana Morgana.


Salve a Cigana Morgana e seus misteriosos encantos!!!


  • Valéria Fernandes

Desconheço autoria da imagem.

28/11/2010

Ciganos do Dia


Pintura Cigana de Cardona Llados

27/11/2010

Cigana do Dia

Pintura Cigana de M. Thomas

26/11/2010

Humildade x Orgulho

Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo? Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado. O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente. A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice. A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.
O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.
Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.
Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita. A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo. Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário. A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas. A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humilde se compromete e realiza. Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser". A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos. O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho". Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir". A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo". A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência. A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.
Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade. O orgulhoso se diz céptico, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde reverencia ao criador, todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece. Uma pessoa humilde defende as idéias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas idéias, não porque acredite nelas, mas porque são suas. Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição.
Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.


O texto é da Equipe de Redação do Momento Espírita
Desconheço autoria da imagem

24/11/2010

Ciganos do Dia (23h58min)


Pintura Cigana de Alfredo Dekodenk

23/11/2010

Cigana do Dia (23h59min)


Pintura Cigana de Rico Tomaso

22/11/2010

Cigana do Dia (23h04min)

Pintura Cigana de Eugene La Girard

21/11/2010

Ciganos do Dia (17h39min)


Pintura Cigana de Nickolay Bessonov

20/11/2010

Cigano do Dia (23h14min)

Pintura Cigana de Cezarina Devos Macedo

19/11/2010

Cigana do Dia (21h32min)


Pintura Cigana de V. Dubois

18/11/2010

Cigana do Dia (22h28min)

Desconheço autoria da imagem.

17/11/2010

Os ciganos vestem-se com a cor preta?

Esta semana recebi um telefonema muito simpático e ao mesmo tempo curioso, pois o assunto levantado pela médium Lidiane Pinheiro (São Paulo/SP), que começou a trabalhar há pouco com à espiritualidade cigana, girou em torno das cores de roupas que o Povo Sem Fronteiras costumam usar. Lidiane estava assuntada porque “Sua Cigana” disse gostar de vestimentas pretas com detalhes em dourado, e como a cor preta é associada comumente às sobras e às trevas, ela cogitou não ter incorporado uma Cigana de Luz.

Aqui no Vida Cigana nunca falei sobre o assunto, embora já tenha me deparado com este tipo de "conflito" várias vezes, então, creio que é chegado o momento para comentar.

O Povo Cigano que vive neste plano, refiro-me aos cidadãos, usa normalmente a cor preta em suas vestimentas. Homens, mulheres e até crianças ventem-se com todas as nuances disponíveis no mercado, igualmente aos não-ciganos. Em festas caseiras, nas quais costumam unir familiares e amigos, trajando-se conforme os costumes, difícil é NÂO encontrar um cigano com uma peça preta. É habito comum dos homens desta etnia vestirem calça e blusa de matiz preta, usando ou não um colete com outra cor por cima da camisa, sem esquecer as faixas na cintura e lenços na cabeça que podem ter qualquer tom, incluindo o preto. As mulheres também gostam da elegância do “pretinho básico”, trajam-se com blusas de mangas fofas, corpetes e grandes saias rodadas negras. Já as crianças, principalmente os meninos ciganos, tendem a imitar o pai no modelo e nas nuances. Portanto, vesti-se de preto é uma questão de gosto e estilo, nada aponta para pré-disposições indesejadas com a cor, para superstições ou malefícios, salvo a associação que o negro tem com o luto em países ocidentais.

E a espiritualidade como se posiciona referente ao tema? A espiritualidade não se veste (assim como não bebe, não fuma, não usa perfume, etc.), cria para si uma roupagem de maneira que possa ser identificada através de seus “gostos e costumes” quando em passagem pela Terra, ou ainda quanto a sua forma de trabalhar. Do mesmo modo, existe a necessidade destas entidades manipularem magisticamente a energia vibracional de cada cor, pois cabe a Estes Seres Iluminados o conhecimento e a sabedoria além do que detemos enquanto indivíduos carnais. Deste modo, conclui-se que cada Cigano ou Cigana do plano espiritual tem sua marca, seu registro, seja para se fazer conhecer, seja para trabalhar com as cores e suas vibrações, e a cor preta faz parte do leque de opções disponível a todos.

Referente ao temor de Lidiane e de muitas outras pessoas menos atentas ou em menor grau questionadoras, acredito que fica por conta da tradição propagada e respeitada de que o povo cigano gosta e faz uso de roupas coloridas; traços gerais dos costumes étnicos ciganos - longe de ser regra que deva ser aplicada individualmente. Afinal, um povo andarilho carrega pedaços, retalhos de cada lugar por onde passou, como não ficar colorido? Que motivos este mesmo povo teria para se abster de uma determinada cor?

Atentamente observo aqueles que cultuam Espíritos Ciganos, estes sim, como também me proponho, tentam preservar ao máximo as tradições ciganas em forma de legado, por isto defendem o brilho e o colorido com fervor, como se fosse a própria materialização da alegria desta gente.

  • Valéria Fernandes

As Pinturas Ciganas são de Rita Andrade, Stanislav Plutenko e Maria do Carmo da Hora.

16/11/2010

Cigana do Dia (23h24min)


Pintura Cigana de Rosa Medeiros

15/11/2010

Cigana do Dia (19h10min)


Pintura de Wynne Apperley

14/11/2010

Definição do Amor


O amor é a alegria operante,
é a bondade contagiante,
é o entendimento sem palavra articulada,
é o sentimento expressado na palavra equilibrada,
é a ternura sorridente,
é o sorriso contente,
é a vibração íntima do ser,
é o mais puro bem querer,
é a presença com a ausência,
é a essência sem aparência,
é o livro aberto da verdade,
é a atitude de solidariedade,
é a emoção da compaixão,
é a indulgência do perdão,
é a inteligência sem vaidade,
é a ação de servir da humildade,
é o favor sem pretensão,
é o ouvido que dá atenção,
é o olhar que envolve suavemente,
é o abraço dado carinhosamente,
é o óbolo que se dá com fraternidade,
é a mais pura expressão da caridade.


O amor não se circunscreve ao raciocínio intelectual,
o amor é o sentimento profundo, moral universal.
Se a inteligência tem a força da usina e o brilho da claridade,
o amor tem a essência a luz e o conteúdo da eletricidade.
O amor é a verdadeira razão de viver.
A vida sem amor não tem razão de ser.


A mensagem em forma de poema é do médium Mário Antônio Marcondes Siqueira dos Reis, de Mogi Guaçu/São Paulo, que gentilmente entrou em contato comigo e disponibilizou seu trabalho para publicação.

Desconheço autoria da gravura.

13/11/2010

Ciganos do Dia (18h16min)

Desconheço autoria da imagem.

12/11/2010

Imagem Cigana do Dia (23h39min)

Tela de Fritz Muller

11/11/2010

Imagem Cigana do Dia (20h55min)
Pintura de William Clarke Wontner

10/11/2010

Cigana Sofia

Desde ontem, ao acordar, sinto uma cigana muito faceira próxima a mim, e por conta deste contato tão intrigante, senti a necessidade de estar entre muitos acessórios e vestimentas gitanas por algum tempo. Fiz tudo conforme fui intuída e somente após umas duas horas recebendo a energia de minha visitante descobri que se chamava Sofia.

A Cigana Sofia veio a mim para que eu falasse um pouco de seus gostos e costumes, pois se acha pouco conhecida neste universo em que se cultua entidades de sua etnia. Sem saber como argumentar sobre seu posicionamento, prontifiquei-me a ser usada como canal.
Vaidosa, Sofia disse gostar de cores fortes, de usar vários colares, assim como muitas pulseiras e variados anéis simultaneamente, brincos grandes e tornozeleira também são de seu agrado. Demonstrou preferência por saias com babados e blusas que a deixem com os ombros à mostra; não gosta de vestidos e nem de tiaras. Costuma enfeitar os cabelos com penete, mas quando estão soltos prefere colocar uma rosa. Adora xales com estampas grandes e franjas longas, uma vez que faz charme colocando-os em alguns momentos sobre os ombros e em outros na cintura. Sua peculiaridade é o apreço que sente por ambientes coloridos, repletos de tapetes, almofadas e pandeiros, lembrando o interior de uma tenda - local de sua moradia em passagem neste plano. Uma quartinha com água fresca, um copo de alumínio e uma lamparina não podem faltar na casa do médium que trabalha com esta Cigana.

Quando a Cigana Sofia chega em Terra cantarola e dança em círculo para afastar os espíritos que julga estarem perdidos e sem luz, só depois atende quem a solicita. Intui seus protegidos a jogarem baralhos e dados, mas a leitura de mãos é feita somente no ato da incorporação. Para agradá-la em oferenda faz-se com velas vermelhas, almofadas acetinadas e perfume com essência de rosas.

Salve a Cigana Sofia e sua radiante luz!

  • Valéria Fernandes
A pintura está assinada, porém ilegível aos meus olhos!

09/11/2010

Imagem Cigana do Dia (23h09min)

Desconheço autoria da imagem!

08/11/2010

Imagem Cigana do Dia (18h45min)

"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."


A frase é de Fernando Pessoa e a pintura de Fabbio Fabbi.

07/11/2010

Imagem Cigana do Dia (21h46min)



"O repouso da cigana" de Mady de la Giraudière.

06/11/2010

Imagem Cigana do Dia (15h44min)


Pintura de Luis Ricardo Falero

05/11/2010

Imagem Cigana do Dia (22h36min)

Em tempo algum consegui desvendar ao certo quem é esta cigana pintada por Maria do Carmo da Hora, porém, tenho uma forte impressão que “Rosa” faz parte de seu nome, como por exemplo: Rosa Maria, Sandra Rosa ou quem sabe Cigana das Rosas. Mero palpite ou talvez intuição, não sei explicar. Aceito de bom grado informações!

  • Valéria Fernandes

04/11/2010

Imagem Cigana do Dia (22h20min)
Luxo, bom gosto, sedução, conquista e dubiedades marcam a tela “A lição de música” de John Phillip. O belo cigano parece fascinado pela dama não-cigana, que por sua vez, usa todo seu charme com artifício aparentemente despretensioso em relação ao jovem. Quem está ensinado o quê? A paga sai das mãos da encantadora mulher, tornando o clima de atração e magnetismo ainda mais evidente entre ambas as partes. A lição de música será apenas um pretexto para os amantes? Cabe a cada um de nós conjeturar conforme o entendimento íntimo!
  • Valéria Fernandes

03/11/2010

Imagem Cigana do Dia (23h59min)

Ternura, paz, concentração e busca pelo saber foram às impressões que abstrai desta tela de Jerome Uhl. Desejo que os visitantes gostem!
  • Valéria Fernandes

02/11/2010

Imagem Cigana do Dia (fim de noite)
Cigano
Diferente da maioria das pinturas ciganas que apresentam homens belíssimos, bem vestidos e viris tocando ou dançando, esta, assinada por Patse Earl, oferece uma paisagem diferente. O cigano em destaque tem postura relaxada, usa roupas discretamente coloridas sem glamour algum, e ainda é exposto pelo vício de fumar, tal como um indivíduo de carne e osso. Ótimo sinal de verossimilhança com pessoas e fatos reais. Por vezes, gosto deste prisma anti-romântico!
  • Valéria Fernandes
Cigana Rosa do Oriente


Após alguns dias sem visitas extras das “minhas queridas entidades ciganas”, senti ontem à noite próxima a mim uma cigana extremamente sensual e sedutora. Antes de dizer seu nome, passou quase meia hora dançando ao meu redor com um grande lenço vermelho cheio de moedas douradas nas extremidades. Após seu bailado se apresentou como Rosa do Oriente, a cigana que leva alegrias em horas inesperadas e cuida da evolução espiritual daqueles que se dedicam ao seu povo.

A Cigana Rosa do Oriente disse ter vindo me visitar por dois motivos: primeiro para alegrar meu coração por conta de problemas de saúde com um ente querido meu que tem me deixado sobrecarregada, e segundo para dar um recado para uma leitora do Vida Cigana entre centenas que nos visitam todos os dias. Fiquei feliz por um lado devido ter recebido de imediato vibrações fortes de ânimo e coragem, e preocupada de como encontrar essa leitora do blog. Sem muita cerimônia ela disse que esta pessoa iria sentir que era pra ela ao ler o recado, portanto, que eu não me preocupasse. Foi quase impossível não me preocupar, mas recebi de bom grado a mensagem, só não sei ao certo se consegui transcrevê-la na íntegra, posto ter usado termos meus no momento de redigir a comunicação que não ocorreu por via oral. Eis aí o que captei:

Amada ciganinha de alma, você precisa crer mais no poder do nosso povo e na sua capacidade mediúnica. Já pedimos várias vezes que usasse o anel dourado de pedra vermelha quando se sentisse apreensiva e angustiada com assuntos do espírito, mas até agora não vemos seu progresso. Esse anel é seu elo com “Sua Cigana”, não comigo, mas estou sempre perto para lhe dar forças e ajudar na sua evolução. Use! É um anel de compromisso e verá os bons resultados. No seu altar tem um objeto que não agrada nossa gente, olhe bem que vamos intuí-la para que remova de vez o que não é cigano.

Peço gentilmentea quem se enquadrar dentro desta história que, por favor, me comunique. A Cigana Rosa do Oriente não falou absolutamente nada sobre seus gostos e preferências, no entanto deixou em minha tenda um cheiro de rosas por um bom período de tempo.
  • Valéria Fernandes
Pintura Cigana de Bill Mackay

01/11/2010

Imagem Cigana do Dia (tarde)

não copie, crie!
A imagem em destaque de hoje é uma explosão de cores quentes, com o clima festivo no acampamento cigano. O violino, o banjo e os pandeiros parecem tocar a alma dos Filhos do Vento.

Desconheço autoria da imagem
  • Valéria Fernandes

31/10/2010

Imagem Cigana do Dia (noite)


A Imagem do Dia hoje é a caricatura de uma famosa vidente com jeitão de cigana. As cartas do baralho da Vovó Cigana flutuando, próximo ao concentrado olhar da “cigana”, dão a pintura um quê de misticismo, aludindo possíveis poderes sobrenaturais à mulher. Não tenho idéia de quem seja o autor, mas que achei o máximo, isso achei!
  • Valéria Fernandes