Cigano Ramirez
Na infinita constelação cigana existe uma estrela que, para mim, brilha diferente das demais, é o Cigano Ramirez que me acompanha, me irradia e me orienta com sua luz. Ele está comigo desde outras jornadas, pois aqui nesta passagem terrena, “apenas” nos reencontramos para juntos darmos seguimento com nossa humilde missão. Tentarei descrevê-lo da melhor forma possível para honrar a sua constante presença ao meu lado.
Ramirez é um lindo cigano de pele clara, cabelos negros, olhos castanhos e porte altivo. Apresenta-se de blusa verde, no entanto sua roupa preferida é calça e blusa brancas com uma faixa lilás ou vermelha na cintura. Por vezes, usa na cabeça um lenço na mesma cor da faixa; calça sandálias de couro, nada de botas. É elegante, vaidoso, e por isso tem que ter por perto um espelho. Usa sempre uma argola dourada na orelha esquerda, uma corrente no pescoço com uma medalha cujo desenho é de uma estrela. No braço esquerdo tem uma pulseira também dourada e nos dedos vários anéis no qual o de pedra lilás se sobressai.
Adora perfume com essência de madeira, pede que eu borrife no ambiente quando ele está presente. Seus adornos podem ser de cor dourada e prata, não gosta e nem aceita oferendas acobreadas. Seu dia da semana é o sábado e as velas para agradá-lo podem ser lilás, rosa ou branca, nessa ordem. Ramirez gosta de frutas diversas e de sucos de maracujá, acerola e morango; detesta bebida alcoólica, cigarro ou cachimbo. Aparenta ter por volta de 35 anos, é serio e tranquilo, não é chegado às festas, à dança, nem à música. Tem grande afinidade com os animais, principalmente com os cavalos que ele sente prazer em montá-los. A natureza é sua maior amiga, pois é dela que obtém suas forças para trabalhar e ajudar ao próximo. Ramirez é um líder nato e todos os ciganos que estão sob seu comando costumam temê-lo e respeitá-lo.
Este cigano só faz magias com ervas, flores e rosas, tais como chás, infusões e banhos. Trabalha com a limpeza da aura retirando todas as negatividades que atrapalham os caminhos de quem ele cuida. Seja no amor, nas finanças ou na saúde, quando a causa das anomalias são espirituais o Cigano Ramirez logo detecta e se dispõe a tratar. Não é devoto de Santa Sara Kali, mas respeita e admira o credo dos demais ciganos. Sua fé é em Deus e costuma fazer e receber orações. Tem ciúmes de suas protegidas, chegando a ser um pouco possessivo. Não tem afinidade com baralhos e gosta de jogar dados como entretenimento, jamais para ler a sorte. Para prever o futuro Ramirez faz leitura de mão e às vezes usa runas.
Salve o Cigano Ramirez!
- Valéria Fernandes
Tela ilustrativa de Maria do Carmo da Hora