31/08/2009

Interpretando as Cartas Ciganas

Para interpretar as Cartas Ciganas é natural o principiante recorrer a livros e páginas da internet com intuito de saber mais rapidamente sobre os significados de cada lâmina. Muito embora este caminho seja necessário para compreensão da complexidade deste instrumento de predição e de autoconhecimento, há outras vias que são nitidamente significativas e que podem auxiliar a construir uma boa interpretação.
Para começar, é essencial que se escolha um baralho cujas imagens sejam agradáveis aos olhos, pois ele será o interlocutor de quem o manuseia. Não se deve comprar o mais vendável ou o mais conhecido, e sim aquele que fala diretamente aos sentidos de quem pretende interpretá-lo. Feito isso, o convívio diário é de grande ajuda, como, por exemplo, tirar uma carta por dia e prestar atenção em sua mensagem; sem ansiedade e sem julgar previamente a carta como sendo boa ou má. Com o tempo, a tiragem de 3 cartas dará uma orientação mais rica, e assim as diferentes técnicas vão ajudando no aprimoramento do aprendizado. Outra excelente via de percepção, talvez uma das mais eficazes, se dá através do uso da sensibilidade; pela qual se pode distinguir as mensagens positivas, neutras ou negativas por meio das cores, do clima de cada ambiente, da postura das figuras e dos objetos contidos nas gravuras no ato da contemplação. Um recurso bastante produtivo é se colocar no lugar do personagem da carta (mesmo quando é um animal), e imaginar que atitudes ele está apto a tomar; e ainda pensar como este personagem se sente, se posiciona ou age. É comum encontramos nas Cartas Ciganas flores, árvores, rios, nuvens e variadas demonstrações da natureza, que são excelentes comparativos com nosso universo interior quando devidamente explorados para o acréscimo pessoal.

No mais, é preciso realmente gostar das Cartas Ciganas, ter dedicação e enxergar além do óbvio; visto a sensibilidade ser um fator de natureza inseparável do ser humano para ajudar nestes exercícios de memória emocional.
  • Valéria Fernandes
Pintura Cigana de Maria do Carmo da Hora

22/08/2009

Pintura Cigana Humanizada

Nos últimos tempos tenho me sentido regozijada pela diversificação de Pinturas Ciganas encontradas na internet, possibilitando assim aos apreciadores da arte uma releitura das imagens; e por serem muitas, decidi apresentar uma das que mais mexeu com minha sensibilidade.
Quem admira o Universo Cigano e costuma pesquisar sobre o tema, com certeza já se deparou com a montagem dessa jovem que tem o cotovelo direito apoiado em uma mesa que não é a que vemos, estando com a mão esquerda entreaberta, o que facilitou colocar-lhe uma carta em sua mão. É notório o bom aproveitamento de sua postura e semblante para encher seu ambiente de apetrechos ditos ciganos, tais como lenço na cabeça, correntinha na testa, cartas de Tarô e Bola de Cristal. Há outras versões estilizadas da mesma foto-montagem, mas fica claro para olhares atentos não se tratar de uma cigana, e sim de uma bela mulher inserida em um cenário que não convence.
Para minha alegria, dia desses encontrei a “suposta cigana” humanizada pelas belas pinceladas de Leila Ullmann. O leitor poderia indagar: como pode uma mulher não representar a alma humana e uma pintura ter tal capacidade? Torna-se fácil fazer essa distinção quando consigo sentir verdades, ou seja, quando o íntimo da artista se manifesta e envia a mensagem diretamente ao meu espírito.

Leila, mesmo mantendo traços fidedignos à fotografia, deu vida por meio de suas singulares capacidades de percepção ao usar as cores de forma impactante, ao definir os adornos velados por tons neutros e ao acrescentar adereços para enriquecer sua criação. Chamou minha atenção o lenço vermelho em contrate com figurino e pingentes azuis; no mínimo prendem a atenção de qualquer pessoa apta a sentir o coração concentrado de uma cigana em pleno exercício de seu inerente dom de interpretar as cartas. E como não poderia faltar, a artista deu um toque especial com as pulseiras e braceletes dourados com detalhes em moedas, bem ao gosto cigano.

Nesse caso, aos meus olhos, pouco importa os pormenores técnicos, a exemplo da perspectiva, em razão de ser prazeroso demais me deparar com imagens que jamais poderão ser confundidas com plágio ou apontadas como sendo sem vida.


  • Valéria Fernandes

19/08/2009

Uma Oração...

Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalante ódio. Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior. Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro. Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida. Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz. Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno. Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver. Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável! Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e atua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.Aquele amor que não se explica, só se sente. Que esse amor seja o teu acalanto secreto, Viajando eternamente no centro do teu ser. Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!
Desconheço autoria da Oração!

10/08/2009

Viagem ao Povo Cigano


Limpe sua mente de todos os maus pensamentos. Abra seu coração para receber a luz. Agora, faça dele uma clareira em meio à mata. Logo adiante está a estrada, o rio limpo e sereno passa ali pertinho.Tudo pronto, só aguardar. Ouça o tilintar dos artefatos batendo uns nos outros, ouça o trotar dos cavalos, riso alegre das crianças, a voz forte dos homens e o canto das mulheres.A alegria está chegando e com ela a CARAVANA DE LUZ. Uma a uma as carroças vão entrando em seu coração formam um círculo perfeito, sem inicio ou fim, representando a eternidade. Os homens se apressam em acender a fogueira que agora vai aquecer o seu coração, as crianças correm, brincam e espalham alegria por todo o seu ser. Tudo pronto, o acampamento cigano se instalou em seu coração.Você se sente querida, aquecida, alimentada, feliz. A festa desta noite é em sua homenagem. Todos em volta da fogueira, o chefe do clã inicia uma oração para agradecer a Deus e à Santa Sara pelo coração encontrado, todos agradecem. As crianças são as primeiras a saírem correndo felizes após a oração. O som de um violino corta a noite, as chamas da fogueira parecem iniciar a dança. Os mais velhos batem palmas, os jovens saem dançando ao som da melodia. Sua alma cigana falou mais alto, você rodopia feliz, a saia rodada, o lenço, os anéis, as pulseiras surgem por encanto. Você é uma cigana!!!


O tempo passa e você nem se apercebe, fecha os olhos e senta para descansar. Ao abri-los o dia já raiou, a CARAVANA DE LUZ partiu, que pena! Bem que eles podiam ficar para sempre em seu coração, mas eles são ciganos, partiram em busca de novo coração. Não fique triste... eles deixaram a fogueira,você nunca mais sentirá o frio da solidão. Deixaram alimento para alimentar sua alma, deixaram a alegria e é tanta que você pode dividi-la com todo mundo, deixaram a esperança de dias melhores, a sabedoria e a certeza de que você está pronta e por fim deixaram a cigana que você sempre foi com uma missão: a cigana tem o dom da palavra,de seus lábios sairão palavras de esperança, de fé, de humildade, de amor. Palavras que aquecerão corações solitários, palavras que levarão a paz, que iluminarão caminhos, que espalharão alegria e Santa Sara estará com você um dia em um futuro distante. Quando sua missão tiver se encerrado a CARAVANA DE LUZ vai voltar e desta vez, para te buscar, CIGANA!

Publicado no Recanto das Letras por Gil
Código do texto: T627742

06/08/2009

Pare o Mundo que eu quero descer!!!


Ontem, ao receber um e-mail de uma jovem socióloga que se corresponde comigo em razão primeira de termos afinidades com ciganos, me deu uma imensa vontade de pular fora do Mundo e descer! Isso, pela incrível capacidade que o ser humano tem de deixar de sonhar, ou melhor, de se eximir de viver, e ainda por cima tentar arrastar as “pessoas queridas” para o mesmo tipo de vibrações inferiores; que só validam suas frustrações e seus medos de se lançarem pelo que são ou pelo que gostariam de ser. Pois bem, minha amiga contava que vários indivíduos bem próximos a ela lhes disseram para parar de sonhar, para abandonar seus ideais e engavetar seus projetos que lhes são imensamente gratificantes, mesmo se não houver um boom financeiro mais na frente.

Onde estamos mesmo para sermos obrigados a ouvir tais absurdos? Que perspectivas de vida teremos nós sem os impulsos e sem a paixão pelo que fazemos e acreditamos? As dificuldades sempre existiram e continuaram existindo, faz parte do evoluir. Porém, a conduta comportamental de cada indivíduo faz toda a diferença, pois quando não desejamos encaixotar o próprio viver, surge a vontade, a garra, a superação e, com certeza, a competência que nos é inerente.

Tendo o coração endurecido, o comodismo e a privação dos anseios como base para nossa caminhada aqui na Terra, ah... não tem outra, vou parafrasear Silvio Brito e dizer em alta voz: Pare o Mundo que eu quero descer!!! Prefiro descer e entrar em outro Universo de valores e princípios mais dignos para quem se diz gente, onde não há limitações nem para o corpo e nem para a mente. Acredito piamente que somos capazes de “mover montanhas”, e claro, creio “que tudo vale a pena se alma não é pequena”...

Lançarei-me quantas vezes for preciso no Mundo que condiz com meu espírito, e sei, que a jovem em questão tem mais forças que todos os entes ao seu redor subordinados e restritos em favor de suas pequenas “verdades”.

  • Valéria Fernandes

04/08/2009

Ser Cigano...
ciganos
Ser cigano é ter uma carne, uma alma, paixões, uma pele, instintos e desejos outros; é ver o mundo com outros olhos, com a música no sangue, uma altivez selvagem, a alegria misturada com as lágrimas; a tristeza, a vida e o amor desconfiados; é evitar a rotina e a norma que castram; é, graças ao canto, embriagar-se de vinho e de beijos; é transformar a vida em nova arte cheia de capricho e liberdade; é recusar o jugo da mediocridade; é tudo apostar num único lance; é saborear, se dar, experimentar. É viver. Isso é tudo.
  • Por Mateo Maximoff

02/08/2009

A Magia da Personalidade


Para se produzir qualquer impressão na mente de quem desejamos atrair sua atenção, primeiramente é preciso se fazer notar de maneira tão expressiva, que cause impacto na imaginação do ser desejado. Ora, como isso pode ocorrer? De certo que não é através de artimanhas e de planejamentos mirabolantes, e sim por meio dos traços da personalidade em que o indivíduo é capaz de determinar seu espaço nas fantasias de outrem.

Existem pessoas que se esmeram em para aparecer a qualquer custo, no entanto dispersam os próprios dons naturais em virtude de quererem mostrar seu exterior e interior de uma só vez; atropelando dessa forma suas características mais marcantes, talvez as exatas que seriam capazes de deixar a sua marca. Todavia, tais esforços se tornam completamente nulos pela ausência de tato e de perspicácia do envolvido com a questão.
É fato que todo ser humano tem traços em comum com outros, mas também tem o poder de se apresentar singularmente quando consegue reverter oportunamente em favor de si as suas qualidades aparentemente iguais a de todos, validando em sinais ímpares e marcantes. Há quem o faça despertando admiração, boa vontade, humildade, simpatia, alegria, atitude, estilo, charme, classe, bom gosto, sensualidade, magnetismo, criatividade, inteligência; tudo isso com desenvoltura e naturalidade. Já outros registram sua presença por meio da arrogância, da insolência, do atrevimento, da altivez, da agressividade, do oportunismo e até mesmo do superior distanciamento entre tantos outros marcantes atributos.

Os expedientes para alcançar determinados fins obviamente têm vários caminhos, sempre de acordo com a individualidade de cada um. O imprescindível é sair do senso comum e ganhar na memória da pessoa almejada um lugar que não dê margem para o esquecimento ou para a mesmice. Se as impressões serão boas ou ruins, cabe somente ao interessado escolher em sua unicidade as vias para alicerçar seus intentos e gravar sua passagem.
Não é categoricamente assim que sentimos a magia da influência cigana repercutindo ao nosso redor?
  • Valéria Fernandes

Pintura Cigana de Kelly Molone