08/07/2009

Gisely Artesã

O artesanato a cada dia tem conquistado seu espaço, não só no Brasil como em terras estrangeiras, mas é por aqui que tenho feito grandes descobertas quando o assunto diz respeito à manifestação da espiritualidade. Em minhas navegações pela internet a atividade de uma artesã chamou por demais minha atenção, especificamente devido à inovadora forma como a artista conduz suas obras.
Retratações feitas em gesso de santos, anjos, orixás, ciganos e de outros motivos para culto e adoração são comuns de serem encontrados no mercado, sendo esta a forma que o homem estabeleceu desde a mais remota ancestralidade de intermediar sua ligação da Terra com os Céus; costume místico e ritualístico que sem dúvida alivia a alma e aproxima o ser humano do Divino. Mas quando as reproduções chegam próximas demais às imagens que temos em mente, a impressão obtida é de estarmos não apenas diante de um objeto de culto, e sim do próprio Ser Superior que sublima o nosso espírito.

Ao me deparar com as estatuetas da artesã Gisely encontrei traços de veracidade em gesso ainda não experimentados por mim. Em virtude da minha estreita relação com o povo sem fronteiras, recebi das criações ciganas raras vibrações; motivo pelo qual decidi divulgar a atividade desta artesã. A artífice veste suas estatuetas com tecidos finos, pedrarias, cores e estampas diversas, cabelos sintético, além de introduzir pequenos elementos vinculados a sua proposta que enriquecem ainda mais seu singular trabalho. Minha paixão primeira foi realmente pelos ciganos, no entanto a produção de Gisely vai além do âmbito espiritualista, a começar pelas belíssimas odaliscas que ela sabe muito bem diferenciar das mulheres ciganas. Em sua loja virtual há também damas, princesas, guardiões, santos, anjos, orixás, índios, africanos e diversidade de artigos para decoração.

Quando paro para contemplar a arte de Gisely Artesã, os detalhes fascinam meus olhos em razão da perfeição de suas delicadas esculturas. Postura, cor de pele e de olhos, modelos de roupas e assessórios bem cuidados marcam um trabalho que, em minha opinião, está longe de ser considerado só material.
O Casal de Ciganos que escolhi para ilustrar o texto separadamente de uma pequena junção de fotografias, parece estar falando aos meus ouvidos os reais motivos de suas existências. Não são apenas figuras estáticas que para um olhar descuidado pode vir aparentar, têm essência, alma, vida.

Através do Blog Gisely Artesã, com vasto material em exposição que estou disponibilizando o link, há acesso direto à loja onde podemos adquirir os frutos deste magnífico ofício certamente abençoado por Deus.

  • Valéria Fernandes