21/04/2009

O Oráculo da Vez - Bola de Cristal


O Oráculo da Vez foi um jeitinho que encontrei para esclarecer sobre alguns destes instrumentos divinatórios, com o objetivo simples de expandir ainda mais os conhecimentos de todos os leitores dos meus blogs Vida Cigana e do Tarô & Tarô, que estão sempre em busca de desvendar o que em princípio lhes parece oculto.

Tela de Stephen F. Hayes

Bola de Cristal

A Bola de Cristal é um instrumento divinatório de bastante credibilidade, no entanto, as imagens que foram vinculadas a ela e divulgadas através dos tempos são de figuras tipicamente caricatas, maioria das vezes mulheres travestidas como ciganas e abusivamente enfeitadas, fazendo “caras e bocas” grotescas, inseridas dentro de um contexto cheio de parafernalhas, onde as mesmas estão longe de serem apresentadas de forma séria; fato que dificulta cada vez mais o acesso a este magnífico “objeto de poder”, fazendo-o ser bem menos acolhido ou até mesmo menosprezado. Outro motivo do preconceito que se tem a respeito deste oráculo fica por conta da falta de propagação do seu funcionamento. Muito embora hoje em dia exista uma grande procura por leitura de mãos e de cartas, isto sem precisar que sejam questionadas suas respectivas autenticidades, quando o assunto é Bola de Cristal as coisas mudam de figura - logo se pensa em charlatanismo e má fé por meio de seu condutor.
Para tentar desmistificar um pouco este “desafeto”, tento aqui reunir algumas características que compõem a leitura visual e intuitiva da Bola de Cristal. Primeiramente, há que se ter em vista o mérito do material; pois os cristais são importantes fontes de energias naturais, e são estas forças fluídicas e magnéticas que ajudam a predizer o futuro, juntamente com a imprescindível influência do formato esférico. Ressalto ainda que as imagens não surgem como trechos de um filme ou de uma novela como se vê na televisão, e sim através de sinais, sendo estes compostos por formas, cores e seus respectivos posicionamentos dentro do Cristal, e assim, são estabelecidas diversas maneiras de comunicações com quem o manuseia. Tal qual como acontece na leitura das cartas, das runas, da borra de café, dos búzios e de tantos outros instrumentos de adivinhação, os manuais de interpretação são dicas gerais de seus significados, ou seja, apenas um ponto de partida para adentrar neste campo; cabendo a quem deseja trabalhar com a Bola fazer o bom uso da sensibilidade e extrair as informações intuitivas no ato da consulta. A iluminação é um pré-requisito básico para que se possa captar mais precisamente a emissão dos sinais, entretanto, a publicidade em geral usa o fator “meia-luz” como sendo uma atmosfera propositada para envolver e cegar o consulente da verdade ao seu redor. Normalmente, é com pouca luminosidade (natural ou arranjada) e direcionamento preciso, que se prepara o ambiente adequado, visto facilitar a visualização de cada informação emitida pelo oráculo.

Costumeiramente a Bola de Cristal é associada ao povo cigano, entretanto, qualquer individuo que goste do universo místico e esotérico pode servi-se de seus predicados e encantos por meio de estudos; tanto para si como para ajudar outras pessoas.

  • Valéria Fernandes