15/02/2009

Mulher Cigana


Heroínas ou amorais, misteriosos ou charlatonas, é certo que as ciganas habitam o imaginário popular há bastante tempo por meio de suas sedutoras ambigüidades. São incompreendidas e julgadas por serem como se apresentam:-- espontaneamente libertas, vistosas, autênticas, exóticas, andarilhas, extrovertidas e descomprometidas com a sociedade que não seja àquela na qual nasceram.
A mulher cigana é educada para ler a sorte, manipular ervas e fazer magias, portanto, criada para desempenhar o misticismo com desenvoltura singularmente enigmática. Aprende a dançar, a cantar, a tocar instrumentos, a se enfeitar e a exercer o fascínio da atração.
Para a mulher cigana as cores são armas, a natureza é sagrada e seus costumes são um trunfo; instigando assim a dubiedade de pensamentos de quem não carrega estes "dons" nas veias, pois somente no ventre cigano são gerados os encantamentos ocultos, que faz duvidar a quem não compartilha de seus mesmos valores se suas habilidades são inatas ou criadas para dissimular toda uma tradição. Diria apenas que são ciganas... intrigantemente ciganas!
  • Valéria Fernandes
Desconheço a origem da gravura.