A dança cigana, assim como o seu povo, não tem origem exata, porém, é sabido que há uma mistura de ritmos como a Rumba, o Flamenco, a Salsa e até mesmo a Dança do Ventre. O mais curioso, e que para os “não-ciganos” pode passar desapercebido, é que cada coreografia, tem seu significado cultural, espiritual ou mesmo místico. E é através de seus instrumentos e do culto ao Quatro Elementos da Natureza, que podemos conhecer a simbologia de cada dança.
Dança do Leque: dança do elemento Água, representa o amor, a sensualidade e a limpeza.
Dança do Xale: dança do elemento Fogo, representa o mistério e a magia.
Dança da Rosa: dança do elemento Terra, representa o amor, a beleza, a conquista e a sensualidade.
Dança do Véu: dança do elemento Ar, representa e expressa a leveza do corpo e a sensualidade.
Dança das Fitas Coloridas: dança do elemento Água, representa as lágrimas de alegria e tristeza derrubadas pelo povo Cigano; não os lamentos, somente comemorações.
Dança das Tochas: dança do elemento Fogo, mostra a fúria e o poder do fogo através das tochas acesas que reverenciam este elemento.
Dança do Pandeiro:
dança dos Quatro Elementos, denota a alegria e sugere uma festa; serve também para purificar o ambiente.Dança dos Sete Véus: para os ciganos essa dança representa uma despedida de solteiro. E os véus coloridos representam as sete cores do arco-íris e simbolizam o amor e a sensualidade. As cores dos véus representam os Quatro Elementos.
Dança do Punhal: dança dos elementos Ar e Terra, representam lutas, disputas, fúria e pode simbolizar a limpeza do ambiente e do corpo.
Dança dos Quatro Elementos: feita com representações dos quatro elementos como: Vela, Incenso, Cântaro (jarro d'água) e Sal, significa magia e limpeza do ambiente.
- Tela de Maria do Carmo da Hora