29/01/2016

Homem com Cavalo Malhado


O mal, tal como o bem, faz parte das tendências humanas adquiridas, uma vez que Deus criou todos os seus filhos simples e ignorantes para evoluir vida após vida por meio de suas escolhas, quer dizer, através de seu aprendizado e seu livre-arbítrio. Entretanto, o pretérito vicioso do ser humano parece ganhar destaque quando não se tem o hábito de olhar com verdade para si e admitir as próprias faltas.


A carta Homem com Cavalo Malhado do Baralho da Vovó Cigana evidência os erros humanos por intermédio das manchas da montaria, mostrando que por vezes a ausência de lisura íntima impede a limpidez interior que se exterioriza no convívio em sociedade, prática comum aos animais racionais, não aos irracionais.

O Homem com Cavalo Malhado traz à tona os mais diversos desvios de caráter e comportamentais, sublinhando as fraquezas, frisando “o cair em tentação”; a lâmina em questão alude às más tendências, à imperfeição, à confusão, à irregularidade, ao engano, ao desacerto e às todas as máculas morais inerentes a um ser. E, independente do contexto da tiragem que esta carta apareça, pode-se ter nela uma inspiração para dias mais cristalinos por meio da vontade de vencer a si mesmo que o Cavaleiro demonstra de fronte erguida e seguindo adiante consciente de seus aspectos falhos e sombrios.

Valéria Fernandes

Carta Homem com Cavalo Malhado
Do Baralho da Vovó Cigana