27/06/2015

Ego versus Busca Espiritual 

A busca do significado para a vida está cada vez mais acentuada, isso implica que mais e mais indivíduos estão dispostos a sair de sua zona de conforto para abafar os males do Ego.

O Ego, tal como o Egocentrismo, é responsável pela obscuridade do melhor que há em um ser. Quando ressaltado anula o amor pelo próximo, desativa a pureza interior, interfere na retidão de caráter, derrota o perdão que precisa ser doado, discrimina a humildade que iguala, instiga o apego destrutivo e subjuga à generosidade que apazígua dores. O Ego é um personalista implacável.


A busca espiritual traz consigo valores altruístas e benéficos tanto ao indivíduo como à coletividade. Aquele que almeja crescer espiritualmente não se envaidece diante da sabedoria, não se deixa iludir por um mundo momentâneo, não acende altares para si e não permite que a arrogância e a hipocrisia sejam fatores para negligenciar quem lhe rodeia. Ao contrário, neste aflora a solicitude, a reavaliação de seus atos, a reflexão, a ponderação, a prudência, o equilíbrio, a fé, o desapego e a compaixão.
  
Para combater o Ego e crescer Espiritualmente não é imprescindível estar em congregações ou templos, a religiosidade ajuda, porém o fator determinante para o êxito é a conduta interior que se exterioriza livremente com as mudanças internas.      

Valéria Fernandes

Desconheço autoria da imagem.