01/05/2015

Maio - Mês de Santa Sara Kali


Maio é o mês de Santa Sara Kali, e neste período, o povo cigano rende homenagens a sua padroeira durante os próximos 31 dias, tendo como ponto alto das festividades os dias 24 e 25 que são exclusivamente destinados à Santa.  


É o mês de mais fervor no que diz respeito ao fieis de Sara Kali, além dos pedidos e novenas se intensificarem, muitas oferendas são entregues à Padroeira do Povo Sem Fronteiras. Comumente são ofertados a Ela lenços com novos pedidos e agradecimentos, como também incensos purificadores, velas azuis e brancas que representam a cor do manto protetor e da emblemática vestimenta casta de Santa Sara. As oferendas de frutas são feitas para pedidos de abundância e de fertilidade, já as de moedas douradas (sempre em números ímpares) para prosperidade material. Ao oferendar joias se pede autoestima, desenvoltura, brilho e ascensão pessoal. Quando se trata de oferecer fitas coloridas, os pedidos devem ser feitos de acordo com o significado de cada cor.

Os Espíritos Ciganos quando aportam em terra nesta temporada fazem louvores diferenciados dos que já são costumeiros, pois enquanto Espíritos de Luz têm adoração por aquela que desbravou mares e ascendeu para interceder junto ao Pai Celeste em seus trabalhos.   

Valéria Fernandes
Desconheço autoria da imagem.

Respeite os direitos autorais em caso de cópia.