02/10/2014

Quem são os Ciganos com Jarros?


Muitas são as imagens espalhadas de ciganos e de ciganos carregando um jarro, sejam estas apresentadas por meio de desenhos, de pinturas rebuscadas ou de estatuetas. Mas porque isso acontece?    

Primeiramente há que se lembrar da iluminada existência de Entidades Espirituais conhecidas como a Cigana do Jarro e o Cigano do Pote, motivos mais que suficientes para propagação de figuras assim. Todavia, nem todas as reproduções com jarro ou pote estão relacionadas com estes dois Espíritos Ciganos em específico, na realidade vão bem além.  


Os cântaros são recipientes próprios para armazenar líquido, no caso das retratações em que os ciganos seguram tais objetos ou fazem menção a eles, trata-se de homenagens à essência do povo nômade, andarilho, que precisa ir em busca da água para sobrevivência diária, descartando assim a hipótese única de referência à Cigana do Jarro ou ao Cigano do Pote. Além de que, tais imagens também revelam algumas entidades astrais que trabalham prioritariamente com o Elemento Água que simboliza o universo das emoções.

Assim sendo, quando um Cigano Espiritual é identificado com este utensílio, vê-se a representação simbólica de uma Entidade que ajuda e protege no campo afetivo/amoroso. Igualmente, incentiva a sensibilidade mediúnica, a intuição, o misticismo e as criações artísticas; ainda acolhe e aconselha o consulente ou o médium através de palavras suaves, sábias e profundas. No que diz respeito ao lado negativo da vibração do Elemento Água, o Espírito Cigano conhecedor da magia deste Elemento, cuida de afastar a instabilidade, as ilusões, as paixões desordenadas e as confusões mentais que um indivíduo possa vir a ter, isto entre outros excessos causados pela emanação obscura da energia aquática.


Valéria Fernandes