26/07/2014

Roupagem Fluídica - Cigana Esmeralda


Engana-se quem acredita que a Cigana Esmeralda veste-se sempre toda de verde ou tem necessariamente os olhos nesta mesma tonalidade. É preciso esclarecer, antes de precipitações, que cada Espírito, cigano ou não, escolhe sua roupagem fluídica para servir em terra.

A roupagem fluídica de um Espírito é sua apresentação, é sua aparência, seu nome e sua forma de trabalhar para ser reconhecido por quem precisa entre milhares de Seres de Luz a serviço do bem e com estereótipo em comum. Seja a Cigana Esmeralda, que tomei como exemplo, ou outros Iluminados, todos têm um trabalho a fazer, então utilizam-se de um arquétipo, ou seja, de aspectos gerais de uma cultura, de traços míticos que já estão enraizados na imaginação popular para seguirem seus desígnios. Pode aparecer para centenas de pessoas como uma forma física e um tipo de vestimenta, e para outras tantas com outra figura externa.


Um Espírito que se apresenta como Cigano não obrigatoriamente em uma vida passada teve esta etnia. Sua condição de aparecer por meio de um arquétipo dar-se pelo conhecimento atingido em épocas passadas e pela sua evolução moral em aspectos determinantes aos serviços que irão prestar à humanidade. Os Ciganos são, em sua grande maioria, Espíritos que dominam a magia com os Quatro Elementos da Natureza (Água, Terra, Fogo e Ar), mas o fazem com canto, dança e predições para ressaltarem que a alegria, a beleza e os mistérios entre Céu e Terra não devem ser esquecidos pelos homens que ainda estão neste plano - diferente dos Espíritos que tem arquétipos indígenas ou de pretos velhos. Estes últimos também não foram necessariamente negros e nem tampouco foram todos escravizados, escolheram esta roupagem fluídica para mostrarem ao universo dos encarnados que mesmo com a segregação racial e o com sofrimento, o arquétipo da idade avançada e da humildade revela evolução, bom senso, paciência e sabedoria; valores que repassam quando atendem em consulta aos encarnados, sejam estes crianças, jovens, adultos ou idosos.

Seria bom que estas reflexões fossem feitas quando a dúvida sobre a procedência de um Espírito inquietar o coração:

- Que merecimento teria os ciganos para tornassem Iluminados? Porque morreram em massa no holocausto? E os judeus, porque não viraram Espíritos de Luz?

- Que merecimento teria os escravos, almas revoltas por suas condições cativas, para serem especiais?

Logo vê-se que raça, cor e condições sociais seriam fatores discriminatórios ao tratar de missões elevadas, posto todos serem iguais perante o Pai Maior. Conclui-se, portanto, que a benignidade de Deus permite que os Espíritos de Luz usem de suas roupagens fluídicas, nos dois aspectos abordados, para que os seres encarnados reconheçam quem lhes cuidam e tenham o tratamento espiritual de acordo com o campo de atuação de quem vai lhes cuidar.

Valéria Fernandes

As quatro ciganas completamente distintas têm o nome de Esmeralda, todas retratadas pela pintora mediúnica Maria do Carmo da Hora.